banner

JOSÉ BENIGNO DE SOUSA - SEU LELÉ.

Jerdivan N. Araújo (Foto)
Jerdivan Nóbrega de Araujo*
A nossa família, do ramo e da nossa avó paterna, como é comum em famílias judaicas, dispensava um respeito todo especial ao seu patriarca, que funcionava como uma espécie de líder conselheiro. Desta prática, a informação mais remota que tenho conhecimento, vem desde a chegada dos irmãos João Ignácio Cardoso D’Aarão e Francisco Ignácio à Cidade de Pombal, no começo do século XIX, originários do sítio Jacoca, hoje Conde, do engenho Forte Velho e do engenho Tibiri, localizado no município de Santa Rita.
Quando menino eu me acostumei a ouvir minha avó, e depois meu pai e meus tios, se referirem ao patriarca e líder “Pai D’ Airão”, e depois “Pai Benigno” que viveram no inicio e no final do XIX respectivamente. Acredito que eles, meus tios, não os tenham alcançados, mas de tanto ouvi-los falar, fortaleceu em mim a imagem homens rígidos que exerciam no seio familiar as suas devidas autoridades, de forma que não se tomavam decisões sem antes ouvi-los.
Outros patriarcas e líderes surgiram no seio da nossa família e, do último, eu me lembro muito bem. Ouvi dele conselhos no meu tempo de adolescente e também ouvi, por diversas vezes, o meu pai dizer coisas como: não tomo nenhuma decisão sem antes ouvir Lelé; Falei com Lelé e ele não concordou etc, etc...
Pois bem, foi Lelé ou José Benigno de Sousa o último dos lideres da nossa família, e o único com quem convivi e aprendi algumas lições de vida, que ainda hoje carrego comigo. Não era homem de chamar atenção em público, mas, era destes que com um olhar já sabíamos que havíamos nos metidos em encrencas.
Na minha adolescência muitas vezes “cortei o caminho” para não cruzar com Lelé, pois sabia que ele veria nos meus olhos que algo de errado eu havia feito. Quantas vezes eu ouvi a frase: “Amanhã quero falar com você ás 09 horas lá na alfaiataria” . Ai de mim se não estivesse na alfaiataria, em dia e hora marcada, para o costumeiro sermão.
Certa vez, na “Outra banda” terra dos nossos avôs, ele pediu que eu plantasse um pé de manga, e disse: “em dez anos ela já vai botar os primeiros frutos”. Respondi que era muito tempo e que não valia a pena. Lelé me levou até a parte alta do sitio mostrou uma frondosa mangueira, ali existente e perguntou se eu sabia por que aquela mangueira era conhecida por todos da família como o “pé de manga de Lelé”. Respondi que meu pai havia dito era por que ele, Lelé, quem a plantou. Ele insistiu: “você já me viu colhendo manga ai?” Respondi que não, ai ele disse: quando eu plantei esta mangueira eu também pensei que ia morrer e não a via botar, mas sabia que alguém um dia ia colher aquelas mangas. Era o espírito socialista, de um homem que se doava para atender as necessidades dos outros. Um líder!
Tenho muitas outras boas lembranças de José Benigno de Sousa ou Seu Lelé, mesmo por que eu tive a satisfação de conviver com ele durante boa parte da minha infância, naquela alfaiataria, onde ele ensinou esta arte ao meu pai, o que nos deu o sustento por muitos anos.
Nascido dia 22 de outubro de 1910, faleceu no dia 12 de janeiro de 1996 aos 86 anos. Era filho de Felemon Estevão de Sousa e Ana Benigno de Sousa, estes meus bisavós.
Lelé casou-se em 1948 com Elisa Abrantes de Sousa, nascendo da união: Eliezer Gandhi Abrantes de Sousa - Engenheiro civil (in memória), Elisane – Assistente Social, Verneck Abrantes de Sousa – Engenheiro Agrônomo, Eliene – Formada em Enfermagem, Maria do Socorro – Universitária em Psicóloga(in memória), José Filho - Economista, Francisco José – Ciências Contábeis, Economista e advogado, e Cândida Abrantes de Sousa.
Exerceu várias atividades: trabalhou na agricultura nas terras da sua mãe, foi “apontador de trabalhadores” na construção da linha do trem, manteve uma alfaiataria por muitos anos como profissão maior. Em 1955 foi eleito vereador e reeleito mais cinco vezes, vivendo a política pombalense por 29 anos de vereança, quando se deu a sua última legislatura, a de 1983 a 1988, já com a saúde precária.
Lelé não fazia campanha ostensiva, limitando-se a conversas nas ruas e visitas a casa dos seus eleitores amigos. Sequer fazia “santinhos” ou cartazes. A divulgação da sua imagem era feita pelos seus familiares e pelos que tinham por ele o respeito que se tem por um homem sério e pela própria história da família Benigno Cardoso.
Foi o vereador com mais tempo na Câmara Municipal de Pombal, o pombalense que por mais tempo presídio a S.A.O.B, Sociedade Artística e Operária Beneficente, mais conhecida como a SEDE a mais antiga sociedade beneficente do município, fundada no dia 8 de julho de 1934 pelo músico, Francisco Ribeiro. No final dos anos de 1940, José Benigno – Seu Lelé assumiu a Presidência da Sociedade e permaneceu na mesma por 43 anos.
Na década de 1950, com verbas do governo federal, intermediadas por Dr. Janduhy Carneiro, José Benigno construiu os dois prédios da sua sede própria, e que serviram por muitos anos como instituição de ensino fundamental. Ali funcionou o primeiro cinema da cidade, também, muito utilizada para reuniões da classe operária, encontros para as noites de mágicas do professor Guimarães, festas sociais, local da realização dos grandes carnavais de antigamente e primeira biblioteca pública da cidade de Pombal, com livros de autores brasileiros e da literatura universal. Além a Sede, Lelé construiu um patrimônio físico para Sociedade Artística e Operária Beneficente, a exemplo: - Construção de unidades residenciais para seus associados. - Criação e instalação a primeira Biblioteca Pública de Pombal. - Construção de túmulo no Cemitério N.S. do Carmo para os associados. - Construção da sede própria e anexo.
Desenvolveu programas assistências que, até hoje, são inovadores, como o apoio à melhoria de renda dos associados, oferecendo cursos de capacitação e concessão de máquinas de costuras, em sistema de rodízio. Mantinha um serviço assistencial médico e odontológico permanente aos seus associados, bem como ajuda emergencial.
Lelé foi um homem de procedimentos exemplares. Uma lembrança de integridade moral, honestidade e de grandes amizades. Era comum parar os filhos de seus amigos na rua para saber sobre a família ou com intuito de aconselha-los, a pedidos dos próprios pais desses adolescentes.
Cumprimentava todos que encontrava pelo seu caminho, independente da classe social ou idade. Tinha um grande amor pela política, à cidade e ao povo pombalense. Lembrar é homenagear as qualidades íntegras deixadas por ele; é ressaltar os valores humanos da nossa Pombal.
Lelé foi o ultimo líder dos Benignos e Cardosos, responsável pela agregação da família e que nos dias de hoje faz a devida falta, quando em certos momentos da nossa vida se procura a sabedoria de líder, de um guardiã para um bom conselho.
*Escritor Pombalense.
JOSÉ BENIGNO DE SOUSA - SEU LELÉ. JOSÉ BENIGNO DE SOUSA - SEU LELÉ. Reviewed by Clemildo Brunet on 11/02/2009 07:38:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion