banner

O CADINHO DO SOFRIMENTO!

Clemildo Brunet (Foto)
CLEMILDO BRUNET*
Já faz muitos anos, participei de um estudo bíblico em uma dessas nossas Escolas Dominicais, que eram realizadas às nove horas da manhã na Igreja Presbiteriana de Pombal. Hoje Deus me fez lembrar esse tema: O cadinho do Sofrimento. Na abordagem do assunto, logo na introdução, o autor do estudo perguntava: Deus é problema ou solução?
Para muita gente que quer viver a vida como dono de seu nariz, Deus é problema em razão do sofrimento que ele deixa acontecer, não dando solução há muitos casos. Por que sofremos? O que há de errado que Deus não possa dar solução? O universo de perguntas é enorme e a espécie humana nem sempre tem respostas para essas e outras indagações.
O modo de a pessoa aceitar o sofrimento é que faz a diferença. Umas ficam indignadas e reclamam de tudo. São os murmuradores. Desesperados com o cadinho do sofrimento tratam mal os seus semelhantes e blasfemam. Outras que tiveram o conhecimento de Deus recebem o sofrimento como uma aprovação e reconhece sua pequenez, ante a grandeza do autor da vida. Mesmo diante da morte, não reclamam, aceitam-na como desígnios de Deus.
Ninguém está fora do alcance do sofrimento, todos sofrem, uns sofrem mais, outros menos, uns suportam mais, outros menos. Verdade é que todos passam por algum sofrimento. Só há uma explicação para o sofrimento; ele chega até nós por causa do pecado. “Porque sabemos que toda criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora”. Romanos 8:22. O apóstolo esclarece a origem do sofrimento: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. Romanos 5:12.
O profeta Jeremias faz uma reflexão sobre as nossas queixas diante do sofrimento e pergunta: “Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados”. Lamentações: 3:39.
Uma coisa é certa, ninguém busca sofrimento para si. Ele vem em decorrência da nossa fraqueza, muitas vezes como resultado do que estamos semeando. O sofrimento é suscetível ao pobre, ao rico, ao branco, ao de cor, ao que tem religião e ao que não tem. Não escolhe raça ou nação. Neste mundo de meu Deus quem não passou pelo cadinho do sofrimento? Jesus sofreu e morreu na cruz do calvário em nosso lugar. É triste saber que muitos não aceitam essa verdade.
Mesmo que pareça um paradoxo, o sofrimento na bíblia é descrito como fórmula de aperfeiçoamento e exige de quem sofre perseverança. O apóstolo Tiago diz: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”. Tg. 1:12. O apóstolo Pedro diz: “Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendam a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem”. I Pedro 4:19.
A bíblia no velho testamento conta a história de Jó como homem paciente que perdeu tudo que tinha. Mas, tendo ele permanecido fiel ao Senhor no meio do sofrimento, foi abençoado no final de tudo. Diz o texto bíblico: “Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra”. Jó 42:10.
Pelo cadinho do sofrimento todos nós passamos, mas, o diferencial é saber suportar. Isso, só é possível somente ao que tem fé. O apóstolo Paulo na carta aos Romanos declara: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”. Rm. 8:18.
*RADIALISTA
O CADINHO DO SOFRIMENTO! O CADINHO DO SOFRIMENTO! Reviewed by Clemildo Brunet on 11/05/2009 11:56:00 PM Rating: 5

Um comentário

socorro pombal. PB disse...

Falar em Deus, é sempre gratificante, é compensador.. Todos nós temos nossos momentos de tristezas e alegrias, Ou sejam momentos que passamos às vezes, com problemas sérios de saúde, de finanças, até mesmo dificuldade em aceitar como coisas do natural, Ou sêja, determinado por Deus. Para uns, Deus não existe na hora do sufoco. Deus só partecipa, das alegrias.. Meu amigo, como uma pessôa de fé, acredito que todas as horas de nossas vidas seja bôas ou más, são coisas de Deus. Comigo várias vezes entrei no desespero, por coisas que julgava castigo de Deu., E me perguntava: PORQUE? Logo a resposta: Se tivesse acontecido como eu esperava, nada teria dado certo.. Vinha logo a resposta.. Passei a entregar o momentos ruíns nas mãos de Deus, e quando menos esperava, chegava a solução, dada pelo grande sábio jesus. Porisso meu amigo devemos confiar no Senhor em todos os momentos. Pois logo teremos à resposta. Deus é infalível. estou com ele e não abro.. Tudo se resolve, quando o entregamos.


Um abraço amigo
de quem lhe adora de coração.

Socorro Dias

Recent Posts

Fashion