banner

O PRIMEIRO NATAL.

CLEMILDO BRUNET*
Estamos às portas de mais um Natal, tão diferente de outros anteriores em que era comemorado com mais singeleza e temor. A cada ano que passa, o Natal perde sua essência haja vista os homens desviarem-se do propósito e significado do que ele representa para a humanidade.
O primeiro Natal foi marcado por vários acontecimentos que envolvem não somente a terra, mas também o céu. O modo como foi proclamado pelos anjos a uns pastores nas cercanias de Belém em determinada hora da noite, ilustra o fato de uma ligação direta entre Deus e os homens com o nascimento de uma linda criança na manjedoura fazendo o elo de reconciliação do Criador com a Criatura.
Alguns fatos acontecidos com relação ao nascimento de Jesus estão registrados na bíblia tanto nas predições do velho testamento como no seu cumprimento: Antes, durante e depois do primeiro natal. Senão vejamos:
Jesus foi concebido por obra e graça do Espírito Santo e nasceu de Maria, sendo esta ainda virgem. Sua conceição foi sobrenatural, não de semente humana, mas divina.
“Então disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?”.
“Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus”. Lc. 1:34-35.
Cerca de 700 anos antes, o Profeta de Deus chamado Isaias dissera: “O Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.” (Deus conosco) Isaias 7:14. Quando Jesus nasceu, Deus de fato “se fez carne e habitou entre nós”. A maior dificuldade para o homem é entender esta mensagem.
Outro fato interessante do primeiro natal foi o estremecimento de Herodes ante a indagação dos magos que vieram do oriente pra Jerusalém relatando que viram a estrela no oriente, do recém-nascido Rei dos judeus que eles procuravam para adorá-lo. Diz o texto sagrado que o rei Herodes e toda Jerusalém ficaram alarmados com tal notícia.
Herodes enfurecido porque os magos não mais voltaram para dar informação a respeito de Jesus, mandou matar todos os inocentes de Belém e arredores de dois anos para baixo, criaturas que foram os primeiros a dar suas vidas por Jesus. José e a mãe do menino previamente avisado pelo anjo fugiram para o Egito, dando cumprimento ao que dissera o profeta Oséias: “E do Egito chamei o meu filho”. Os. 11:1b.
A Bíblia diz que quando os nossos primeiros pais pecaram, eles fugiram para se esconder de Deus porque viram que estavam nus; cozeram para si folhas de figueiras e fizeram vestes. No entanto, depois de receberem a sentença de sofrimento e morte por causa da desobediência, diz o texto sagrado que o Senhor fez vestimentas de peles para Adão e sua mulher e os vestiu. Era imolada uma vítima em sacrifício, exigência divina como corbetura (propiciação), capaz de promover a reconciliação. Por que não se contar esta verdade aos nossos filhos, netos e bisnetos como eram narradas entre o povo judeu ao invés de criar imagens que nada tem haver com o Natal de Jesus? A mulher samaritana que teve um encontro com Jesus no poço de Jacó em Sicar, ouviu dos lábios do Salvador as seguintes palavras: “Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a Salvação vem dos Judeus”. Jo. 4:22. Até hoje muita gente na face da terra condena os judeus. Hitler tinha tanto ódio a essa raça, que no “Holocausto” foram mortos mais de 6 milhões. Jesus diz que a salvação vem dos judeus. Alguns põem a culpa nos judeus a morte de Jesus e os condenam por isso. Entretanto, a rejeição dos judeus, veio como meio pelo qual o evangelho de Cristo fosse pregado e aceito para salvação das outras nações. Paulo diz na carta aos romanos que os judeus procuravam justificar-se perante Deus mediante as obras da Lei. Isto é, justificarem a si mesmos como se tivesse méritos ou merecimentos da salvação, o que muita gente imagina hoje. Israel procurava a Lei da justiça e não conseguiu atender a exigência da lei, pois, quebrando um dos preceitos da lei, quebrava toda lei. Por esta razão Paulo explica que Israel fez não por fé e sim por obras. Daí o favor salvífico foi alcançado pela fé por outras nações. Tomé o apóstolo que só acreditava no que via, Jesus disse: “Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”. Jo.20:29. O primeiro Natal em sua natureza sublime e gloriosa traz as boas novas; para dizer que Deus veio ao encontro dos pecadores, oferecendo em sacrifício vivo o seu filho Jesus Cristo para salvar a todo aquele que nele crê e coro de anjos iluminado pela glória do Senhor com a mensagem vinda do céu:
“É que hoje vos nasceu, na cidade de Daví, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”
Enquanto, a milícia celestial proclamava: “Glória a Deus nas alturas e Paz na terra a
quem ele quer bem”.
FELIZ NATAL!
*RADIALISTA.
Natal, 12 de dezembro de 2009.
O PRIMEIRO NATAL. O PRIMEIRO NATAL. Reviewed by Clemildo Brunet on 12/19/2009 06:49:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion