banner

HOMENAGEM A UMA GRANDE MULHER!

Cessa na Academia de Letras de Pombal (Foto)
Por Cessa Lacerda*
Para escrever sobre um tema ou uma pessoa, é necessário dispor de alguns ou muitos subsídios, o que não acontece com a homenagem. Homenagear uma pessoa torna-se necessário somente conhecer e reconhecer os seus méritos.
Entre as destacáveis mulheres da nossa sociedade pombalense elegi uma para homenagear, em primeiro plano pelo privilégio de está fazendo aniversário de vida, neste 02, de dezembro de 2009.
ONÉLIA SETÚBAL ROCHA DE QUEIROGA é a minha escolhida.
Falar de Onélia é muito fácil. Homenageá-la torna-se também fácil pelo reconhecimento dos seus méritos.
Falar de Onélia é voltar a um passado distante, volver os olhos para aquela jovem bela, inteligente e expressiva, caçula da turma de formandas do Colégio “Josué Bezerra”, do ano sessenta. É também recordar os bons tempos que não voltam mais, tempo de paz, de amor e de esperança.
Falar de Onélia é recordar os belos sonhos proporcionados por uma juventude audaz e feliz. É também sentir saudades do bom tempo que passou.
Onélia sempre foi uma jovem simpatizante da cultura e admiradora da bela arte de escrever e falar, tornando-se talentosa para esse admirável exercício, proporcionando deleite a si e a todos que lhe admira.
Dotada de belos dons jamais poderia fugir dos ditames de sua vida, tornando-se uma mulher culta e perspicaz.
Hoje, falar de Onélia é dizer: -- GRANDE MULHER, inteligente e intelectual, destacável professora, escritora e oradora eloqüente! Figura exponencial da Cultura Literária, ocupando o Quadro Vivo dos talentosos escritores e oradores pombalenses e paraibanos. Partindo da premissa, de que: “Ao lado de um Grande Homem existe sempre uma Grande Mulher”, confirmamos que Onélia se completou ao desposar com o eminente Desembargador Antônio Elias de Queiroga, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Nessa Gestão bienal, do Dr. Antônio Elias de Queiroga, Onélia assumiu a Posição de Primeira Dama da Justiça paraibana, desempenhando um brilhante trabalho pela nossa Paraíba. Fundou a Associação das Esposas dos Magistrados da Paraíba, no Tribunal de Justiça assumindo o cargo de primeira Presidente. Fundou ainda, Sub Sedes da referida Associação em várias cidades paraibanas, inclusive Pombal.
Pombal ganhou também da Dra. Onélia o valoroso presente, a nossa Ilustrada Casa Literária, a Academia de Letras, em outubro de 1995, realizando o acalentado sonho de muitos pombalenses estudiosos e pensadores que desejavam ter um ninho, em que pudessem pousar as suas cabeças.
Foi um empreendimento de alto nível Cultural, em que Pombal se sentiu regozijada. Funcionou por dois anos nas dependências do Fórum, na Sala da Sub-Sede da AEMP de Pombal. Após esses dois anos foi inaugurada a sua Sede própria com uma belíssima festa.
Vale ressaltar, que, a criação da Academia de Letras de Pombal foi um ato de amor que Onélia realizou para com a terra que lhe adotou e que ela tanto ama. Nesta Casa de Sábios ela ocupa com muito brilhantismo a Cadeira número 1 representada pelo Patrono imortal, o célebre escritor Machado de Assis. Foi logo conclamada Patronesse, assumindo também a Vice-Presidência da Casa.
Onélia desempenhou um trabalho brilhante pela nossa Paraíba ao lado do seu esposo, o notável Desembargador Antônio Elias de Queiroga. Abnegado casal a quem Pombal deve muito pelos seus empreendimentos.
Atualmente, Onélia assume com dignidade e brio uma Cadeira de Professora de Ciências Jurídicas, na Universidade de Direito da Paraíba. Tem várias Obras editadas podendo ser consagrada Nobre Escritora.
É Colunista do Caderno 2, página Cultura, do conceituado jornal “ Correio da Paraíba”, ilustrando-o com admiráveis contos e belas crônicas deleitando aos seus fãs, todos os domingos.
Querida Onélia! Receba da Academia de Letras de Pombal o carinho que devotamos em reconhecimento aos seus grandes feitos no nosso Estado e no nosso município.
Parabéns pelo seu aniversário e votos de muitas progressões e felicidades! Um Natal e Ano Novo cheios de prosperidade juntamente aos familiares. Nossos aplausos a esta GRANDE MULHER!
*Professora, poetisa e escritora pombalense.
Pombal, 02 de dezembro de 2009.
HOMENAGEM A UMA GRANDE MULHER! HOMENAGEM A UMA GRANDE MULHER! Reviewed by Clemildo Brunet on 12/01/2009 06:25:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion