banner

O AQUECIMENTO GLOBAL E A CONFERÊNCIA DE COPENHAGUE!

CLEMILDO BRUNET*
Este final de ano vem marcar mais uma preocupação para os moradores do planeta terra: O aquecimento Global. As expectativas estão voltadas para a conferência do clima em Copenhague que teve início na segunda feira dia 07 de dezembro. Existe uma especulação em torno do assunto face às declarações de Chefes de Estados das nações mais poluentes e decisivas do mundo. Barack Obama, disse que não há mais tempo hábil para negociar um tratado definitivo antes do evento em Copenhague, batizado COP15.
Início da Conferência de Copenhague (Foto)
Dias depois em uma nota conjunta com o Presidente Hu Jintao, da China anunciou que os dois Países poderiam apresentar metas na conferência, dando otimismo aos que possam acreditar da realização de um pacto final antes mesmo do fim do ano. Contudo, entre o Brasil, a Índia e a China há um acordo de princípios para trabalhar juntos nas negociações sobre a redução das emissões de CO2 durante a conferência das Nações Unidas sobre mudança climática (COP 15) em Copenhague.
192 Nações estão empenhadas na missão de alcançar um novo acordo para conter o aquecimento global. Nos próximos dias haverá negociações dos membros da convenção das Nações unidas sobre a possibilidade da redução de emissões de dióxido de carbono (CO2), o principal gás causador da mudança climática. Mais de cem Chefes de Estado participarão do encerramento do evento no dia 18 de dezembro.
Desde a Eco 92 realizada no Rio de Janeiro que há uma preocupação das Nações Unidas em fazer acordo no sentido de preservar o meio ambiente. De lá pra cá, interesses econômicos de alguns países têm prejudicado o andamento dessa causa. Nessa conferência de Copenhague a discussão será também em torno de criar mecanismos a fim de encaminhar centenas de milhões de dólares em ajuda aos países pobres, tendo por finalidade ajudar a essas nações reduzir a emissão de gases de efeito estufa e, por conseguinte aumentar as defesas contra enchentes, tempestades e elevação do nível dos oceanos.
Na abertura da Conferência as delegações foram recebidas no Bella Center, local dos debates. Havia uma entrada vermelha para quem é a favor do aquecimento global e outra verde para quem é a favor da preservação da terra. Depois de passar pelos controles os participantes cruzavam um tapete cinza que representa uma estrada com uma bifurcação que leva às portas vermelha e verde instaladas pela organização ecológica WWF. Jovens vestidos de cinza tentavam atrair os visitantes para a porta vermelha com cartazes afirmando “Protejam seus interesses”. Interessante, ninguém entrou pela porta vermelha.
Histórica por seu tamanho, a conferência tem a incumbência de limitar a dois graus centígrados o aumento da temperatura média da superfície da terra, sendo necessária uma drástica redução das emissões de gases do efeito estufa.
As gerações do futuro dependerão em muito dos homens do poder hoje para buscarem alternativas a fim de resolver esse problema. Comece a pensar agora antes que seja tarde demais e tome atitudes como: Reciclagem de materiais, plantio de árvores, consumo consciente de água, evitando desperdícios e outros comportamentos menores que não se exige grandes esforços e que poderão trazer grandes benefícios à humanidade mais tarde.
A Devastação do Meio Ambiente (Foto)
Natal, 10 de dezembro de 2009.
*RADIALISTA.
O AQUECIMENTO GLOBAL E A CONFERÊNCIA DE COPENHAGUE! O AQUECIMENTO GLOBAL E A CONFERÊNCIA DE COPENHAGUE! Reviewed by Clemildo Brunet on 12/10/2009 06:25:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion