banner

CEZÁRIO DE ALMEIDA: UM PROFESSOR POMBALENSE EM DESTAQUE NA EDUCAÇÃO PARAIBANA.

Profº Cezário de Almeida (Foto)
POR MACIEL GONZAGA*
Uma sociedade pela qual todos nós ansiamos e para isto, livre de crimes, violência, comportamentos e atitudes injustas, etc., só poderemos almejá-la através da Educação. Assim, o mais importante ponto que precisa ser melhorado quando se trata de justiça social no Brasil, como prioridade para eliminar todos os problemas que estamos enfrentando hoje em dia em nossa sociedade, é a Educação.
Também, a maneira que educamos precisa ser cuidadosamente examinada. Revista para ser interessante, atrativa e divertida para todos os tipos de crianças e adultos, cada qual com suas habilidades, gostos, qualidades e fraquezas. Afinal uma vida feliz é uma vida bem sucedida e normalmente uma vida bem sucedida é uma vida baseada em uma boa educação. Esta é a chave para problemas individuais e também mundiais. A educação é a chave para completa compreensão sobre as pessoas, suas ações e do mundo ao seu redor. Se formos educados em um patamar único de qualidade, não teremos mais disputas e desavenças, pois então poderemos entender uns aos outros e as razões que nos levam a dizer e fazer o que fazemos.
Com essas considerações iniciais, desejo saudar o pombalense José Cézário de Almeida, um bom fruto que nasceu no Sítio “Pau Ferrado”, ex-funcionário da Rádio Maringá, que foi eleito novo Diretor Geral do Campus da Universidade Federal de Campina Grande em Cajazeiras PB, e assumiu o cargo no dia 2 de janeiro de 2010, com mandato de quatro anos, em solenidade presidida pelo Magnífico Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz.
Doutor em Ciências Biológicas – Microbiologia – e membro da Unidade de Ciências da Saúde do Campus da UFCG de Cajazeiras, José Cezário de Almeida é um dos responsáveis pelo projeto que consagrou a instalação do novo curso de Medicina da UFCG em Cajazeiras. E Cezário Almeida assume o cargo com idéias novas, bons projetos, utopia e muita vontade de trabalhar. Paulo Freire expressa sua compreensão sobre utopia, considerando-a um exercício de fé que deve ser empreendido um pouco a cada dia, com tenacidade e paciência histórica.
“Não há amanhã sem projeto, sem sonho, sem utopia, sem esperança, sem o trabalho de criação e desenvolvimento de possibilidades que viabilizem a sua concretização. É neste sentido que tenho dito em diferentes ocasiões que sou esperançoso não por teimosia, mas por imperativo existencial (...) O meu discurso a favor do sonho, da utopia, da liberdade, da democracia é o discurso de quem recusa a como dação e não deixa morrer em si o gosto de ser gente, que o fatalismo deteriora”(FREIRE, 2001).
Como o autor coloca, deve ser entendida como própria do ser humano (imperativo existencial) e tem um papel de mola propulsora para concretização de projetos de mudanças. Desta forma, reafirma-se a necessidade do cultivo do hábito de sonhar e a preservação da esperança de que se alcançará, por meio da participação de todos, uma sociedade mais justa e democrática.
Avançar com a interiorização da universidade e ampliar os cursos de pós-graduação. Estes são os principais projetos anunciados do Campus da UFCG de Cajazeiras. O novo Diretor Geral do Campus da UFCG de Cajazeiras assume o cargo em um cenário de expansão, por isso um das maiores missões de seu mandato é a manutenção do crescimento da universidade, sem deixar de lado, é claro, a qualidade acadêmica.
Mas, Cesário de Almeida é realista e reconhece que terá que enfrentar as barreiras do mercado para alcançar com sucesso a sua meta de gestão. O Brasil é o 14º país do mundo em produção de ciência. O número de trabalhos publicadas em periódicos científicos de renome internacional por autores brasileiros aumenta gradativamente. Porém, o número de estudos que é transformado em bens, serviços e produtos que tragam benefícios para a sociedade é irrisório. Para crescermos, como fizeram países como Estados Unidos, Japão, Alemanha e, posteriormente, a Coréia do Sul, precisamos acabar com esse problema. E é imbuído desses propósitos que o pombalense José Cezário de Almeida assume a nova função. Seus conterrâneos estão regozijados, pois se trata de um filho de Pombal que assume tão nobre função de destaque na educação paraibana, justamente “na terra que ensinou a Paraíba a ler”.
*JORNALISTA, ADVOGADO E PROFESSOR. NATAL- RN.
CEZÁRIO DE ALMEIDA: UM PROFESSOR POMBALENSE EM DESTAQUE NA EDUCAÇÃO PARAIBANA. CEZÁRIO DE ALMEIDA: UM PROFESSOR POMBALENSE EM DESTAQUE NA EDUCAÇÃO PARAIBANA. Reviewed by Clemildo Brunet on 1/05/2010 03:52:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion