banner

OS IRMÃOS NA FÉ EM NATAL!

Rev. Enoque, Clemildo, Paulo Souto (Foto)
CLEMILDO BRUNET*
“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos” Sl.133:1.
Natal capital potiguar é uma cidade que nos impressiona com sua estética e beleza arquitetônica. Suntuosos edifícios edificados sob a égide da tecnologia moderna nos deixa pasmados e contemplativos enchem nossos olhos, nos dando uma ligeira impressão que estamos numa metrópole de primeiro mundo. Praias maravilhosas como Pirangi e Ponta Negra, as que visitamos até o momento, já falam por si só, dando um prenuncio de como são as muitas outras existentes neste lugar, que abrigam turistas de vários lugares do Brasil como também estrangeiros de diversas partes do mundo.
A vida como sempre, nos prepara surpresas, umas agradáveis, outras não. Estou aqui por necessidade de tratamento clínico e a despeito de ser um momento difícil, contudo, compreendemos que seja também uma oportunidade de encontro com irmãos na fé e amigos que encontramos aqui, os quais conhecemos algum tempo atrás. Rev. Enoque José de Araújo Pastor Presbiteriano e o Presbítero Paulo Firmino de Souto, ambos da Igreja Presbiteriana do bairro de Pirangi zona sul de Natal.
E qual não foi à alegria desses irmãos na fé, em me receber em suas casas e rememorar-mos os velhos tempos dos trabalhos e congressos de nossas igrejas, tanto aqui no Rio Grande do Norte como na Paraíba. Um prazer incomensurável que nos faz sentir bem, reavivando a memória dos tempos áureos de um passado glorioso, na batalha evangelística de nossos campos missionários.
Embora perpassado de sofrimento, a vida nos proporciona momentos assim de encontro maravilhosos, simplesmente por que, em algum dia, essas pessoas fizeram parte de nossa história.
Rev. Enoque José de Araújo – Nasceu no dia 10 de janeiro de 1945 na cidade de Carpina-PE. Filho do Pastor José Severino e dona Maria das Neves, uma família constituída de 13 filhos. Seus irmãos nasceram em cidades diferentes tais como: Carpina-PE, Esperança e Campina Grande na Paraíba. Djalma, Eliezer, Eli, Davi, Gediene, Dalva, Joseli, Daniel, Elias (irmão gêmeo) de Enoque, Dário, Darci e Samuel. Na irmandade alguns são pastores e missionários. O Rev. Enoque é casado com Iolanda Araújo e dessa união nasceram os filhos: Enoque Júnior, Ângela, Lelane e Esdras. É autor do Livro “Uma História de Fé, No Caminhar Com Jesus” - onde conta sua vida com Cristo.
Tive o privilégio de conhecê-lo quando era ainda seminarista, fazia seu curso teológico no Seminário Presbiteriano do Norte em Recife Pernambuco. Veio auxiliar nos trabalhos da Igreja Presbiteriana de Pombal, quando seu irmão Rev. Eliezer Araújo por designação do Presbitério da Borborema estava pastoreando a IPB de Pombal.
Nos sábados à tarde Enoque tomava o ônibus da Viação Gaivota no Recife e vinha para Pombal chegando a nossa cidade a meia noite. Logo cedo de 5 horas da manhã acordava para o Culto matutino, em seguida tomava café em nossa casa e se dirigia para o Serviço de Alto Falantes Lord Amplificador de minha propriedade, para pregar, onde mantínhamos aos domingos um programa evangélico. Pela manhã participava da Escola bíblica dominical lecionando a lição do dia para classe geral no templo da Igreja Presbiteriana de nossa cidade. Visitava pela tarde os membros da igreja e à noite era o pregador do Culto vespertino, tendo que sair muitas vezes por ocasião do canto do último hino, pois o ônibus que o levaria de volta ao Recife já se aproximava.
Juntamente com três colegas de seminário Rev. José Alves, Rev. Elias Medeiros e o irmão José Antonio, Rev. Enoque fundou o Quarteto Sinfonia, que quando convidado para cantar nos cultos das igrejas era uma bênção. O quarteto chegou a gravar várias cópias em vinil um compacto duplo. Até hoje guardo com carinho no meu acervo. Em seu trabalho pastoral passou pelas igrejas de Pombal, Patos, Campina Grande, Itabuna e Campo Formoso na Bahia, Alecrim e Pirangi em Natal, exercendo também outro ministério nas igrejas por onde passou: O da música, sendo um exímio regente de conjunto coral.
Apesar de ter enfrentado muitas adversidades em sua vida, o Rev. Enoque Araújo é bem humorado. Para ele não tem tempo difícil que não saiba como vencê-lo, imediatamente como costuma dizer, faz um DDC (discagem direta com o céu) e não há obstáculo que não seja superado. Além de ter o Curso teológico, ele também é formado em Direito e Filosofia Plena. Depois de jubilado (aposentado), por ter completado 35 anos de atividades em seu ministério como Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, tornou-se membro da OAB e como Advogado está em pleno exercício da profissão.
Paulo Firmino de Souto – é por demais conhecido no meio presbiteriano e tem uma larga folha de serviço prestado a Igreja Presbiteriana do Brasil. Foi diácono por dois anos e durante 15 anos exerceu com muita galhardia o cargo de Presbítero na Igreja Presbiteriana do Alecrim em Natal. Nasceu no dia 08 de novembro de 1931 em Barra de Santa Rosa município de Picuí na Paraíba, Filho de Germano Firmino de Souto e Percides Soares de Souto, seus irmãos Hermani Firmino de Souto é Presbítero Emérito da Igreja Presbiteriana de Uberlândia/ MG e Rev. Moacir Soares de Souto é Pastor Jubilado pelo Presbitério de Vitória/ES, tendo este, no início de seu ministério exercido o seu pastorado na Igreja Presbiteriana de Pombal na década de 60.
Para se ter uma idéia da dimensão do trabalho de Paulo Souto registraremos suas atividades na condição de Presbítero. Professor durante vários anos da Escola Bíblica Dominical, Presidente da Federação de UPH’s do Presbitério PB/RN. Secretário Sinodal do Trabalho Masculino Sínodo PB/RN. Foi o fundador juntamente com o Secretário Sinodal das UPH’s Presbítero Valdir Bichinho, da Confederação de UPH’s do Sínodo PB/RN. Organizou e Presidiu durante três anos a Federação de UPH’s do Presbitério Potiguar/RN. Vice Presidente da Federação de UPH’s do Presbitério Seridó/RN. Vice Presidente por dois mandatos da Confederação Sinodal do Sínodo RN. Sócio emérito da União de Homens Presbiterianos da Igreja Presbiteriana do Alecrim, a qual presidiu por 5 mandatos. Presidente da UPH da IP Pirangi/Natal/RN. Atualmente membro dessa igreja residindo no mesmo bairro, é casado há 54 anos com Leonor Batista de Souto, por sinal pombalense, com a qual teve dois filhos: William Batista de Souto e Vera Lúcia Batista de Souto.
Com uma presença de espírito marcante o nosso irmão e amigo Paulo Souto é muito brincalhão, e pelo seu bom humor, alegra sempre os que estão a sua volta. É querido e amado por todos. Grande conhecedor da Bíblia, da doutrina Presbiteriana e conhece bem a Constituição da IPB, sendo fonte de consulta para os menos versados. Foi agraciado pela Confederação Nacional do Trabalho Masculino com o título honorífico de HOMEM PADRÃO PRESBITERIANO de 2008.
Ao Reverendo Jubilado Enoque José de Araújo e ao Presbítero Emérito Paulo Firmino de Souto, rendo-lhes em nossa coluna, as nossas homenagens.
*RADIALISTA.
Natal, 29 de janeiro de 2010.
OS IRMÃOS NA FÉ EM NATAL! OS IRMÃOS NA FÉ EM NATAL! Reviewed by Clemildo Brunet on 1/29/2010 12:12:00 PM Rating: 5

2 comentários

Unknown disse...

Clemildo, gostei muito de tudo que você apresentou a respeito de mim e de Paulo Souto. Acredito que muitos irmãos, lá para as bandas do Sertão irão recordar um pouco de mim e do trabalho que pude fazer na Seara do Senhor. Muito obrigado pela consideração, que Deus cotinue lhe iluminando a mente. Muito obrigado.

Clodoaldo Brunet disse...

Quero parabenizá-lo Clemildo pelo excelente texto. A vida do Rev Enoque dedicada a obra do Senhor bem como o testemunho de vida do Presb Paulo Souto nos leva a meditar sobre o quanto é bom servir ao Senhor. Na verdade a alegria cristã é uma recomendação apostólica nas palavras do Apostolo Paulo aos Filipense em 4.4 "Alegrai-vos sempre no Senhor"

Recent Posts

Fashion