banner

OS PRIMÓRDIOS DO RÁDIO PARAIBANO, DEPOIS TABAJARA.

CLEMILDO BRUNET*
São poucos os pesquisadores e historiadores que se envolvem para ir buscar nas fontes fidedignas a história do nosso rádio. Uma história que pelo relato de alguns, nos emociona bastante levando-nos a um passado glorioso de como se deu o seu nascedouro na Paraíba. Digo isso porque Amo o rádio e a sua história, seja da nossa região ou de outros lugares do Brasil. O rádio faz parte de todos nós no seu dia-a-dia, exercendo uma influência enorme nas pessoas, não importando a que classe social elas pertencem.
Descobri que as primeiras transmissões de rádio realizadas aqui na Paraíba vieram por iniciativa de alguns homens em João Pessoa, que sentindo o alcance em nossa capital da Rádio Clube de Pernambuco e sua preponderância econômica, pois alguns anunciantes propagavam seus produtos entre consumidores pessoenses, decidiram também instalar uma rádio, denominando de Rádio Clube da Paraíba, que pouco tempo depois, tornou-se Rádio Tabajara da Paraíba.
A transferência sem ônus para os cofres do Estado feita pelos proprietários da Rádio Clube da Paraíba, doando a emissora ao Governo, fez com ela viesse a receber um novo nome, PRI-4 Rádio Difusora da Paraíba, que foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1937, para sinalizar os dois anos da administração do interventor Argemiro de Figueiredo. Nessa mesma data chegava a João Pessoa vindo do Recife, uma caravana artística, no comando do Maestro Nelson Ferreira, ocasião em que se deu um intercâmbio cultural entre os dois Estados.
Depois de inaugurada a Rádio Difusora da Paraíba manteve uma programação experimental funcionando das 18 as 22:30 hs, de segunda a sábado, aos domingos o horário era somente de 12 às 13 horas. Nesse tempo eram poucos os receptores, só havia 10 na cidade. Bem próximo do Carnaval a emissora dedicou alguns horários para tocar as músicas da época, em 30 de janeiro. Nesse mesmo dia foi instalado um possante aparelho fabricado pela Byington na sede do Sindicato dos Comerciários na Rua Duque de Caxias, para a retransmissão do jogo entre Brasil e Alemanha, realizado no Rio de Janeiro.
Em homenagem aos primitivos habitantes da Paraíba, os índios Tabajaras, no dia 15 de abril de 1937, é autorizada a mudança do nome da emissora, passou a chamar-se Rádio Tabajáras da Parahyba; por questões de marketing, o nome seria alterado depois para Tabajara. Na edição da sexta feira, 16 de abril de 1937, o Jornal A União publicou a notícia: “A PRI-4 Rádio Difusora da Paraíba, passou a denominar-se Rádio Tabajara. É uma justa homenagem que se presta à grande tribo Tabajara, que, comandada pelo valente cacique Pyragibe, nos primórdios da civilização brasileira, teve uma influência notável e digna de homenagens no espírito que orienta a formação intelectual da nossa terra”.
Em 1965 fui estudar em João Pessoa e tive a oportunidade de conhecer a sede da emissora na Rua Rodrigues de Aquino conhecido como o Palácio do Rádio. Este prédio foi obra do engenheiro-arquiteto Clodoaldo Gouveia e estava entre os cinco primeiros projetos a serem executados no país, destinados com exclusividade para emissoras de rádio: Nacional do Rio de Janeiro, Cultura de São Paulo, Farroupilha de Porto Alegre, Clube de Pernambuco e Tabajara. O prédio da então PRI-4 prefixo pelo qual ficou popularizado por muito tempo a Rádio Tabajara, foi demolido, apesar de ter sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e artístico da Paraíba, para dar lugar ao Fórum da capital.
Segundo relato do Professor doutor Moacir Barbosa de Sousa da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, no final da década de 70 a Rádio Tabajara passou a funcionar provisoriamente em um prédio na Avenida João Machado, na mudança, uma parte do acervo de milhares de discos de 78 rotações foram quebrados ou perdidos, ninguém deu conta dos restantes dos discos. Em 1985 no Governo Wilson Braga o Studio da emissora foi transferido para um prédio recém construído de modernas instalações ocupando ampla área na Mata do Buraquinho, local da antiga sede dos transmissores onde ficava a Fazenda São Rafael. Na condição de convidado assisti a inauguração da nova sede da emissora.
Foram poucos os que levantaram a voz contra a demolição do prédio da Tabajara. O professor e cineasta Linduarte Noronha, ex diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba e ex diretor da Rádio Tabajara na década de 70, assim se expressou: (NORONHA, 1987, p. 29):
A história da Rádio Tabajara é muito parecida com a de A União: foram ambas destruídas espiritualmente. Arrancadas suas raízes num Estado que aprendeu a não respeitar suas origens, seus bens culturais. Uma chamada “elite” que entende ser preciso destruir para progredir, parece ser dona desta filosofia de final de século. Os alicerces profundos da Tabajara implantados por Argemiro de Figueiredo, em 1937, não mais existem. As duas unidades [estúdios e transmissores], símbolos de uma época do surgimento da informação eletrônica, de inestimáveis valores arquitetônicos [...] foram decapitados com extrema violência [...] A História da Rádio Tabajara tem um dia de ser escrita. As pesquisas ainda não foram feitas. Seus fundadores estão esquecidos. Sua memória ignorada pelas gerações de hoje. Não acuso os fazedores do rádio de hoje, porque o próprio rádio sofreu transformações profundas nas últimas décadas. O que está em pauta é o método de destruição desta cidade, deste Estado, nas suas raízes, o seu status desaparecido e de difícil reparo. [...] em tudo isso a Tabajara foi pioneira e nada disso existe mais para sua comprovação, hoje.
Por falar nisso, segundo Deodato Borges, que até bem pouco tempo foi diretor da Rádio Tabajara, lembrou que a semelhança de outras emissoras paraibanas, esta emissora não mantém em seus arquivos de hoje - nem uma gravação, seja em fita ou acetato, que possa resgatar a memória dos velhos tempos, fazendo chegar às novas gerações as vozes dos que fizeram a história da emissora. A não ser alguns ouvintes que gostam de colecionar essas raridades. (Tabajara 65 anos A Rádio da Paraíba de Josélio Carneiro).
A Rádio Tabajara da Paraíba, neste 25 de janeiro de 2010, está completando 73 longos anos de sua trajetória artística e noticiosa. Muitos intérpretes e cantores da nossa música popular brasileira como Alcides Gerardi, Carlos Galhardo, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Orlando Silva, e até internacionais - Bievenido Grande, Gregório Barrios, Tommy Dorsey, Augustin Lara e tantos outros, estiveram em seus notáveis programas de auditórios; nossos talentosos calouros que mais tarde se destacaram e foram levados a categoria de artistas nacionais de renome a exemplo do nosso Jackson do Pandeiro, e a internacionais, como Sivuca e Severino Araújo com sua famosa Orquestra Tabajara.
Como paraibano me orgulho de ter participado da história radiofônica da nossa Tabajara tão querida e dado minha humilde contribuição no jornalismo e coberturas de pleitos em diversas eleições ocorridas nesse período. Durante dez anos tive o privilégio de ser correspondente da cadeia de emissoras do Jornal Estadual da Tabajara, entre a região de Pombal e Cajazeiras, através das emissoras, Radio Maringá AM (82-89), Rádio Bom Sucesso (89-92) e Alto Piranhas de Cajazeiras (janeiro a abril de 1993).
No meu pensamento foi o melhor tempo de rádio que vivi, pois aprendi muito com Otinaldo Lourenço, Carlos Alberto de Oliveira, Lenilson Guedes, Airton José (Bolinha), Edmilson Pereira, Assis Mangueira, Valter Cartaxo e ainda os saudosos radialistas Hermano Ponce, Antonio Assunção e Paulo Rosendo.
Nesse tempo participei de vários encontros políticos em diversas regiões da Paraíba e sentir de perto a força da comunicação do rádio, pois quando me apresentava a qualquer personalidade da política, secretário de Estado, ou chefes de estatais, vinha logo à referência, ah! Você é integrante da cadeia de notícias do Jornal estadual da Rádio Tabajara!
Ainda em sua história nos dias atuais, a Rádio Tabajara da Paraíba, em 14 de novembro de 2007, através do Radialista e Advogado Adelton Alves, transmitiu de Pombal para uma cadeia de emissoras, o seu Programa matinal “PARAÍBA NOTÍCIA”, tendo como emissora geradora a Rádio Maringá de Pombal 98.7 FM, numa deferência toda especial a Festa dos Radialistas – TROFÉU IMPRENSA 2007 – RADIALISTA CLEMILDO BRUNET.
Aos de ontem e aos de hoje, que fizeram e fazem a nossa TABAJARA, os meus sinceros parabéns, pelo transcurso do seu septuagésimo Terceiro Aniversário!
*RADIALISTA.
Natal, 21 de janeiro de 2010
OS PRIMÓRDIOS DO RÁDIO PARAIBANO, DEPOIS TABAJARA. OS PRIMÓRDIOS DO RÁDIO PARAIBANO, DEPOIS TABAJARA. Reviewed by Clemildo Brunet on 1/22/2010 12:49:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion