banner

SOB AS MENTES ESTRELADAS DE POMBAL

Antonio Dantas Maniçoba*
Recentemente recebi um exemplar do livro Sob o Céu Estrelado de Pombal, do escritor Jerdivan Nóbrega de Araújo, publicado em 1997.
Li essa interessante obra com avidez, em cada página regredindo no tempo, tentando me inserir na narrativa com a idade que tinha à época. Regozijei-me com personagens e locais queridos que a narrativa nos traz. É impossível ao leitor que tenha vivenciado a Pombal dos anos sessenta não se enquadrar em algum trecho ali descrito pela prodigiosa memória do autor. É também uma verdadeira viagem no tempo, um registro histórico de leitura obrigatória para todos aqueles que nasceram sob o céu estrelado de Pombal.
É mister, nós daquela geração, levarmos tais conhecimentos às futuras para que nossos descendentes, nascidos sob esse atual mundo globalizado, tomem ciência de que mesmo em época de pouca fartura e desenvolvimento tecnológico precário conseguia-se ser feliz até mesmo em uma pequena cidade do interior da Paraíba.
Há poucos dias recebi a noticia de que brevemente serei avô. Idéias me vêm à mente e planejo que o meu netinho ao dominar as primeiras leituras seja presenteado com um volume da referida obra e destarte aguardarei ansioso pelas primeiras perguntas, inevitáveis a toda criança, tais como: - O que é uma Ingazeira, Vovô? - O que é Reisado?
E assim, com a satisfação e a paciência que a situação requer, explicarei de forma pormenorizada e prazerosa todas as dúvidas suscitadas pela obra sobre nosso querido torrão. Não esperarei que apenas o tempo, este professor, ensine às novas gerações as lições de vida que tivemos. E quando estiver em idade apropriada levarei meu netinho para passear de mãos dadas pelas ruas de minha infância em Pombal e visitaremos as ruas do Comércio, Nova e de Baixo, o Rio Piancó, as majestosas igrejas Matriz e do Rosário, a Coluna da Hora, voltearemos a Praça do Centenário, mostrarei os locais onde ficavam o Cine Lux e a Casa do Altinho – que não existem mais – e a velha cadeia pública, isto se a sanha destruidora da memória de nossa terra não tiver continuidade!
Tal leitura me levou a refletir sobre a capacidade que nossa terra tem em gerar mentes prodigiosas e despertar em seus filhos um amor inconteste, que ano a ano se traduz em obras e textos em diversas formas de publicações, todas louvando esse pequeno rincão originado do Arraial de Piancó.
Jamais se viu em outras plagas tamanho amor por seu torrão natal quanto aquele dedicado pelos filhos dessa terra, e, sobretudo a exteriorização de tal sentimento através dos belos textos escritos pelas mentes estreladas de Pombal.
* Filho de Pombal, Msc. Eng. Elétrica e Bel. em Direito, Professor da UFMA/S.Luis-MA
SOB AS MENTES ESTRELADAS DE POMBAL SOB AS MENTES ESTRELADAS DE POMBAL Reviewed by Clemildo Brunet on 1/24/2010 05:50:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion