banner

HOMENAGEM AO CARNAVAL 2010

SORRIA NESTE Fevereiro! MÈS MAIS ALEGRE DO ANO. "CARNAVAL"
POR CESSA LACERDA FERNANDES*
É verdade que se diga que o Carnaval é uma das maiores manifestações de alegria e animação de um povo.
É muito importante que saibamos algo da sua história.
Festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. A partir dessa adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorado através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas,
Em 1545, durante o Concílio de Trento, na Itália, o carnaval voltou a ser uma festa popular e aproximadamente em 1723, chegou ao Brasil sob influência européia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX, foi que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas da forma semelhante à de hoje.
A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. A esta favorável recepção, acrescentou-se as famosas marchinhas carnavalescas que incrementaram a festa e a fez crescer em quantidade de participantes e em qualidade.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a Colombina, o Pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criado pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem às ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.
A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.
Em 2005 o Carnaval de Salvador, Bahia, Brasil está no Guinness Book como a maior festa de rua do mundo. Recife Pernambuco, possui o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada.
A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".
E a história do Carnaval continua!
Pombal, cidade de passado bonito por sua história, de sertanejos fortes, caracteríscos Euclidiano “Antes de tudo um forte”, tem também sua história carnavalesca. Lembro-me bem, que na década de sessenta já se manifestava espírito carnavalesco naquelas pessoas que sentiam na alma os acordes de velhos tamborins e os talentosos herdeiros de músicos tradicionais, seu Zé Vicente, Zezinho Sapateiro, Benígno e Saturnino Santana, Anísio Medeiros, João Espalha, Eliseu Veríssimo, Raimundo Aristides, Adamastor Gouveia, sequenciados por Manoel de Donária, Tié, Laércio, Josafá, Rossinho, Zeilto Trajano, Ribinha, e outros que monstraram brilho na música pombalense. Todos estes tocaram com entusiasmo na Sede Operária onde eram comemoradas as detacáveis festas da nossa cidade.
Vale ressaltar, que estes músicos eram muito admirados e valorizados por outras cidades maiores. A Sede Operária foi portanto, o peimeiro Clube de Pombal onde realizavam também o São João, festas que receberam grandes destaques. Nessa época conheci alguns foliões a exemplo de Epitácio e Bilino Queiroga, Raimilson e Chico Felinto, Hercílio Bezerra, Nelito, Zezinho e Nini Silva, também Geovane, filho de Antônio Bezerra. Quando criança e jovem, tive a ventura de participar de algumas matínês carnavalescos realizados na Sede.
Num dos comentários as minhas fotos no orkut , aproveitei a deixa “o carnaval do passado tem mais história”, do casal amigo, Janjão e Betinha, concordei plenamente, pois antigamente tínhamos mais vigor de entusiasmo e animação. O Carnaval do meu tempo era muito! Na década de sessenta a meado de oitenta. Tempo em que se brincava com muita euforia e não havia nenhuma maldade, apenas descontração eliminando o cansaço ou canceira do trabalho.
Brincávamos para nos divertir aproveitando aquele feriado. Quando me casei continuei a índole de me divertir, pois encontrei meu par de animação, Bibia. Sempre gostávamos de dançar e nos divertíamos bastante e o Carnaval era especial, porque as músicas nos tocavam ao coração.
Lembro que fomos convidados para fazermos parte do tradicional Bloco Formigão, porque éramos muito animados e tudo deu certinho. Brincamos por uns quinze ou mais anos neste bloco, origem da própria família Formiga, com quem mantínhamos uma grande amizade. Este Bloco era formado por casais animadores e fortes foliões, de uma união admirável e incomparável.
Nesta foto, Eu e Bibia somos o primeiro casal da direita.
Brincar com aquela animada turma provocava prazer. Disputávamos com outro bloco tradicional, o Antártica. Eram disputas de alegorias e animação.
Para cada noite colocávamos belas fantasias e sempre éramos os escolhidos da noite. A fantasia da noite anterior exibíamos na tarde do outro dia, em Corso, isto é, desfile de carros pelas ruas da cidade. Também brincávamos no Bar Centenário animando verdadeiramente os pombalenses. Tenho o prazer de dizer que esse nosso bloco chavama a atenção de todos da nossa querida cidade. A fantasia de palhaço tinha uma prioridade para todos os anos era uma verdadeira magia. Foto de Heron e Bibia que já é outra mostra) Vejam que fantasia simbólica, Heron e Bibia. Esta de Pierrô, ( foto Pierrô) cada casal exibiu uma cor, a nossa era vinho, encantou o recinto do Ideal Clube de Pombal.
(foto de Bibia com o Montilla)Ah! Mas, como esta ninguém teve uma idéia tão brilhante, pois ele bem sabia o quanto era consumidor. Fantasia destaque PIRATAS. Estou ao lado, só que eu o deixei destacar-se com o litro de MONTILLA.
Recordar portanto, essas maravilhas que vivemos é morrer de saudade!
FELIZ CARNAVAL 2010 A TODOS.
*Poetisa e escritora pombalense Contato: cessalacerdapb@hotmail,com cessalacerda@yahoo.com.br
HOMENAGEM AO CARNAVAL 2010 HOMENAGEM AO CARNAVAL 2010 Reviewed by Clemildo Brunet on 2/14/2010 06:53:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion