banner

LIMITE DA PERSEVERANÇA!



Clemildo Brunet*

Estaríamos nós capacitados para atingirmos o limite da perseverança? Faço a indagação em razão do que já foi dito por aí, que o latino americano por ser imediatista quer as coisas na hora. Vivendo desse modo, muitas vezes a lamentação ou a murmuração ocupa espaço quando nossa pretensão não é aceita ou não atende o que é de nosso interesse e deixa de satisfazer nosso ego. Alguém poderia também perguntar qual seria o limite da perseverança ou até que ponto a espécie humana estaria disposta a perseverar diante dos ventos que sopram contrários a ela? Não somos donos absolutos da verdade, no entanto, Deus no dar força e inteligência para a conclusão de nosso raciocínio.

Segundo Aurélio, perseverança é qualidade ou procedimento de perseverante; pertinácia, constância, firmeza. O limite da perseverança é encontrado quando toda força humana se esvai para uma total dependência de Deus. A Bíblia nos fala na carta de Paulo aos Romanos no capítulo 5: 3,4 e 5, da regra e compasso para isso, afirmando que nos gloriamos nas próprias tribulações, na certeza de que atribulação gere ou faça produzir em nós a perseverança e esta por sua vez experiência, obtendo finalmente o resultado satisfatório da esperança. Então é assim: Tribulação + perseverança + experiência = esperança.

O Apóstolo Tiago corrobora com este pensamento de Paulo quando diz: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação de vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança”. Tg.1:2 e 3. No versículo 12 ele afirma: “Bem aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”.

No começo foi difícil aceitar que estava precisando de um tratamento clínico em Natal, mas, depois de enfrentar tantas lutas e adversidades, aos poucos fui me adaptando à situação, até alcançar o momento que estou vivendo. Foram nove viagens, iniciada em julho de  2009 até janeiro de 2010 a capital potiguar, para obtenção de uma vaga em uma fila que parecia interminável, a fim de cumprir a última etapa de meu tratamento, a RADIOTERAPIA CONFORMACIONAL, que, diga-se de passagem, feito por uma das unidades da Liga Norte Rio-Grandense Contra o Câncer, Centro Avançado de Oncologia – CECAN, único na época em Natal com esta especialidade no Nordeste.

Há um ditado que diz: “Todo começo são flores” quando se fala nisso, lembramos sempre das coisas boas que acontecem na vida e que depois podem virar espinhos. Para ilustrar o que eu estou afirmando, é que as coisas boas não nos causam transtornos no seu início, totalmente diferente quando as tempestades nos assolam trazendo-nos circunstâncias as quais não queremos e que mexe com o nosso emocional.

Mesmo assim, com paciência e resignação o nosso pensamento nos leva a uma realidade que está explícita na Bíblia: “O próprio Deus nos preparou para isto”. 2Co 5:5b. No início deste capítulo, Paulo está falando da nossa casa terrestre deste tabernáculo (corpo), se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eternas, nos céus. Arremata o apóstolo que estejamos sempre de bom ânimo.

Não podemos fugir dos sofrimentos impostos pela vida, mas Deus nos dar o instrumento pelo qual possamos suportar esses reveses, daí o cristão ter um referencial que o diferencia de quem não tem e que se chama perseverança.

Um fato me chamou atenção nesta semana no hospital onde estou sendo assistido. Enquanto aguardava ser chamado para uma consulta com a médica e mostrar uns exames, assistir a agonia de um cidadão já de idade, em uma cadeira de rodas, aguardando ser chamado; em seu rosto a revelação de quanto estava padecendo, torcia o rosto para um lado e outro, movimentava as pernas, vez por outra levava um saco plástico à boca e soltava saliva. Seus netos e outras pessoas da família procuravam consolá-lo com afagos e beijos, além de massagens em seus pés para melhorar a circulação, tudo isso em um prazo de quase quatro horas de espera.

Entretanto, despretensioso, eu aguardava pacientemente a minha chamada como se estivesse em outro lugar qualquer, sentindo-me a vontade, sem nenhuma preocupação em relação ao que estava esperando. Uma sensação tão gostosa de tolerância em esperar, que até me esqueci porque estava ali. Cheguei de 08 horas da manhã, minha consulta era às 09 horas, no entanto, só fui atendido ao meio dia.

Tenho plena convicção que essa paciência operada em mim veio da parte do Altíssimo. Creio que pelo menos nesses momentos, eu cheguei ao limite da perseverança, pois mesmo diante de tanto tempo de espera, senti-me na total dependência de Deus.

Natal, 03 de fevereiro de 2010.

Clemildo Brunet de Sá
*RADIALISTA.

brunetco@hotmail.com 
LIMITE DA PERSEVERANÇA! LIMITE DA PERSEVERANÇA! Reviewed by Clemildo Brunet on 2/05/2010 11:02:00 AM Rating: 5

2 comentários

Anônimo disse...

O Profeta Isaias, ao se referir á grandeza de DEUS e á Confiança que nele deve ter o homem, diz:

"Os que esperam no Senhor, adquirirão sempre forças, tomarão asas como de Águia, correrão e não se fatigarão, andarão e não desfalecerão" Isaias 40:31.


Baseado neste ensinamento, eu abraço e saúdo o nobre amigo, por sua perseverança, mas acrescento-lhe que, a tens, porque colocas em primeiro lugar o reino de DEUS, e as outras cousas vos serão acrescentadas. Tú pela segunda vez, passa por problemas de saúde, que para muitos é um deserto sem fim, um poço sem corda pra subir, uma vala sem fundo onde muitos que não têm a sua fé, já estariam abalados e aniquilados, mas está ai a prova maior de amor a DEUS e a sua palavra, sei que você crê nas providências, e tudo é possivel para aquele que crê. Quero em breve estar lendo seu depoimento, seu testemunho de cura, nos mostrando a fé viva no trigo, trigo, trigo, que é a palavra de deus e em JESUS, pão vivo que desceu dos céus. AMEM MEU AMADO IRMÃO EM CRISTO.

Júnior da Farmaácia, Patos PB, 09.02.2.010.

Unknown disse...

Muito importante esse testemunho. Deus no controle de tudo.

Recent Posts

Fashion