banner

NOVA CRUZ RN, 21 ANOS DEPOIS - EM MEMÓRIA DE CARLOS ALEXANDRE!

CLEMILDO BRUNET*
Um fato interessante na vida da gente é algo que está traçado para acontecer mesmo não sendo ainda do nosso conhecimento e acontece; só depois nos damos conta. Nesta minha estada em Natal, nunca passou por minha cabeça a idéia de conhecer Nova Cruz, cidade onde nasceu o Cantor Carlos Alexandre. Justamente agora, depois de 21 anos de seu passamento para a eternidade, tive a oportunidade de visitar essa urbe, conhecida como a Rainha do Agreste Potiguar, atendendo convite do reverendo e advogado Enoque José de Araújo, que com seu filho Júnior mantém um escritório naquela comunidade.
Nova Cruz, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Agreste potiguar distante de Natal 93 Kms. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 33.834 habitantes. Área territorial de 282 km² é uma cidade linda. Faz divisa com o Estado Paraíba e com os Municípios de Passa e Fica, Lagoa D’ Anta, Santo Antonio e Montanhas.
A história da cidade teve seu começo no século XVII quando um grupo populacional se instala a margem do rio Curimataú, surgiu uma hospedaria para abrigar os boiadeiros que conduziam seus rebanhos, vindos da Paraíba e de Pernambuco, muitos desses resolveram fixar suas moradias. No início foi chamado de Urtigal, segundo historiadores, pela quantidade de urtigas existentes no local. Teve o nome mudado depois para Anta Esfolada, por causa de algumas ocorrências acontecidas ali.
O Historiador Manoel Dantas diz: “existia no território uma anta com espírito maligno. Em determinado dia um astuto caçador conseguiu prender o animal numa armadilha. Na ânsia de tirar o feitiço da anta, o caçador partiu para esfolar o animal vivo. Mas logo no primeiro talho a anta conseguiu escapar, deixando para trás sua pele e penetrando mata adentro”.
Essa lenda aterrorizava de tal modo os moradores que denominaram o povoado de “Anta Esfolada” até que determinado dia, um missionário conhecedor de artes diabólicas e exorcismo, observando que o demônio fazia mal àquela terra, por intermédio do corpo da anta, adquiriu galhos de inharé procedente de Santa Cruz, fez uma cruz, fincando-a no ponto mais elevado do atalho por onde o animal costumava passar. A anta não mais apareceu e o povoado recebeu definitivamente o nome de Nova Cruz e no dia 15 de Março de 1852, pela Lei Provincial n° 245, foi criado o município de Nova Cruz que só em 3 de Dezembro de 1919, recebeu privilégio de cidade
O Prefeito atual de Nova Cruz é o cidadão paraibano, Flávio Azevedo Rodrigues de Aquino (foto), natural de João Pessoa – PB, Bacharel em Direito, iniciou sua carreira política em 1992 quando foi eleito Vice Prefeito de Nova Cruz. Ex-Secretário de Ação Social na gestão da Ex Prefeita Germana Targino (1997-2000), também ocupou a Chefia de Gabinete Civil no Município de Santo Antonio RN na gestão de Liliane Barbalho em 2005, tendo se afastado do cargo em 2006, retomando seus compromissos políticos em Nova Cruz. Disputou a Prefeitura de Nova Cruz por três vezes – 2000, 2004 e 2008, tendo sido vitorioso na última tentativa em 2008 com 11.950 votos, 56,11% dos votos válidos e maioria de 2.603 sobre o segundo colocado. Fachada da Prefeitura N. Cruz.
Uma das motivações para aumentar mais ainda a minha simpatia por esta cidade, é que – além de bonita e ser a terra de nascimento de um grande amigo de saudosa memória, é também a cidade que na década de 30, deu abrigo a minha bisavó paterna – Maria Belmiro Pinto Ramalho conhecida por Maria Gorda, que na época morava com seu irmão, o Padre Severino Leite Ramalho.
Pedro Soares Bezerra nome de batismo de Carlos Alexandre, nasceu na cidade de Nova Cruz Rio Grande do Norte, no dia 01 de junho de 1957 e faleceu no dia 30 de janeiro de 1989, em acidente automobilístico na estrada estadual RN93, que liga os Municípios de Tangará e São José do Campestre RN, na região da Borborema potiguar, divisa das regiões do Agreste com Trairi do Rio Grande do Norte, quando regressava para casa, de um Show que havia realizado na cidade de Pesqueira Pernambuco. Sua voz firme e eloqüente enlouquecia as mulheres e jamais o seu fã-clube o esquecerá. Entre os seus inúmeros sucessos podemos destacar: A ciganinha, Feiticeira, Arma de Vingança, Cartão Postal entre outros.
Carlos Alexandre em 1985 gravou um LP, cujo carro chefe foi à música Final de Semana; neste disco está inserida uma faixa com o título: Natal, Cidade Noiva do Sol, onde o cantor enaltece a beleza da capital do Rio Grande do norte e fala de Nova Cruz ressaltando que foi a terra onde nasceu. Se referindo a Natal, ele diz que vai ao Castelão assistir um bom futebol; coincidência ou não, em 1989, ano da morte do cantor mudaram o nome do estádio.
Um pouco dessa história:
Foi batizado inicialmente com o nome de Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco e conhecido simplesmente como Castelão. Somente em 1989 teve seu nome alterado para Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, em homenagem ao ex-presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol.
O estádio Machadão, juntamente com o ginásio Machadinho serão demolidos até o último trimestre deste ano para dar lugar ao complexo Arena das Dunas com a finalidade de sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.
Já em Nova Cruz - Rainha do Agreste Potiguar, em um bairro nobre e num lugar elevado da cidade, há uma Via Pública com o nome de Carlos Alexandre, perpetuando sua memória para as gerações futuras.
“Eu estou distante, mas estou lembrando de você amor/ Estou lhe escrevendo com o coração partido de dor/ Pois estou sentindo uma vontade louca de beijar teus lábios, abraçar seu corpo e ficar quase morto com um beijo seu/ lhe falar de mim e não repetir a palavra adeus”...
*RADIALISTA
Natal, 10 de fevereiro de 2010.
NOVA CRUZ RN, 21 ANOS DEPOIS - EM MEMÓRIA DE CARLOS ALEXANDRE! NOVA CRUZ RN, 21 ANOS DEPOIS - EM MEMÓRIA DE CARLOS ALEXANDRE! Reviewed by Clemildo Brunet on 2/11/2010 11:04:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion