banner

HOMENAGEM A POESIA

A POESIA É UMA ARTE LITERÁRIA E, COMO ARTE ELA RECRIA A REALIDADE!
POR CESSA LACERDA*
Já disse o poeta Ferreira Gullar que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”. “Porém “no dizer de Aristóteles, filósofo grego,” a poesia é a arte que imita pela palavra”.
A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas. As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
Não é por acaso que a Poesia tem o seu dia de homenagem nacional e internacional.
O Dia Nacional da Poesia registrou-se numa comemoração ao dia 14 de março, data de nascimento do brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847 – 1871), grande escritor e poeta baiano.Pertenceu ao Romantismo, autor de belíssimas obras, como o “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”, poesias que na mocidade declamei com muito entusiasmo e vigor nas comemorações das minhas escolas.
Para mim Castro Alves é o maior poeta do Brasil, pois a arte da sua poesia era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça. Ficou conhecido como o Poeta dos Escravos por sua grandiosa luta pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elegia seu presidente através do voto direto e secreto. Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”. Castro Alves concluiu o curso de Direito na faculdade do Recife, participando na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.
Jovem bonito e elegante com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registrados em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil. Veja neste soneto a beleza lírica dos seus versos:
MARIETA
“Como o gênio da noite, que desata /o véu de rendas sobre a espada nua,/ ela solta os cabelos… bate a lua / nas alvas dobras de um lençol de prata./ O seio virginal que a mão recata / embalde o prende a mão… cresce, flutua… / Sonha a moça ao relento… Além na rua / preludia um violão na serenata./ Furtivos passos morrem no lajedo / Resvala a escada do balcão discreta… / Matam lábios os beijos em segredo… / Afoga-me os suspiros, Marieta!/ Oh surpresa! Oh! Palor! Oh! Pranto! Oh! Medo!/ Ai! Noites de Romeu e Julieta!… Este célebre poeta brasileiro também foi agraciado na Academia de Letras de Pombal, honrando como Patrono Imortal, dono da Cadeira N°07, ocupada pelo Jurista Francisco Martins de Oliveira.
Hoje, 14 DE MARÇO – DIA NACIONAL DA POESIA.
No dia 21 DE MARÇO- É O DIA INTERNACIONAL da poesia criado pela UNESCO em 21 de março de 2000. Ambas, são datas importantes e devem ser comemoradas, sobretudo pelos nossos poetas para ocuparem o tempo com seus talentos, pois já disse um pensador, que: “A poesia é a própria vida e é também aquela que fica quando tudo se acaba”.
*Poetisa e escritora pombalense
Pombal, 14 de março de 2010
HOMENAGEM A POESIA HOMENAGEM A POESIA Reviewed by Clemildo Brunet on 3/14/2010 11:43:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion