banner

O NOVO E EXCELENTE ROMANCE DE TARCÍSIO PEREIRA.

W. J. Solha (Foto)
W. J. Solha*
Ganhei a Bolsa de Incentivo à Criação Literária da FUNARTE de 2007 com o projeto do romance “Relato de Prócula”, lançado no ano passado pela editora A Girafa, exatamente quando outros dois autores paraibanos eram os novos contemplados do Nordeste: o artista plástico José Rufino (agora também escritor) e o já romancista e dramaturgo Tarcísio Pereira, que nesta semana me trouxe os originais de seu livro – recém terminado – para que eu o lesse, coisa que fiz no mesmo dia. Faltavam cinco para as onze da noite quando cheguei à última das 170 páginas em A4, que devem dar cerca de 210 em livro, de “O Autor da Novela”. Tive a alegria de telefonar pro Tarcísio às oito da manhã seguinte, para lhe dizer que gostara muito do livro. Muito mesmo. E que me surpreendera ao ver quanto o nosso escritor crescera como romancista, de “Agonia na Tumba” – que já é muito bom - pra cá.
“O Autor da Novela” tem uma desenvoltura, uma fluência impressionante, por servir-se do expediente das novelas radiofônicas – como a “Maria de Todos”, criada e dirigida por seu personagem principal – que é a. de terminar cada capítulo curto deixando o ouvinte (e o leitor) com a velha pergunta “e depois?, e depois? ”, num macete – salientado pelo próprio Tarcísio, no livro - que já vem da Sheerazade de “As Mil e Uma Noites” Para minha felicidade, o romance não só sacia, como sempre supera essas expectativas. Para isso, conta com uma série de personagens dignas de Dias Gomes (que inclusive aparece na narrativa), e várias situações novelescas, todas criativas como o diabo.
A história se passa por volta de 1970, quando a televisão chega a Pombal e à região circunvizinha, onde tudo acontece. Eu estava lá, por sinal, e trabalhei para isso – como presidente do Conselho de Desenvolvimento do Município - sem saber que estava - rs rs rs - lascando o personagem de Tarcísio. Explico: sem se imaginar às vésperas desse evento marcante na vida sertaneja, Diá – O Autor da Novela – evolui de seus trabalhos na difusora do lugarejo onde mora, aproveitando-se de sua experiência de escrevinhador de cordéis desde a infância, para passar a produzir em prosa, na forma de novela de rádio, nos moldes da extremamente popular “O Direito de Nascer”, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que marcara sua infância. As repercussões de sua criação, bem local, na audiência da cidadezinha e arredores, são todas inteligentemente, humoristicamente exploradas por Tarcísio. E é aí, quando tudo vai bem, no melhor dos mundos possíveis, que o prefeito instala a tal TV na praça central do município, esvaziando toda a audiência do radialista que já se tornara celebridade. Por sinal, em 2002, quando eu trabalhava no filme “Lua Cambará”, vi, num lugarzinho assim, 70 km ao sul de Fortaleza, uma televisão acoplada a um poste, numa praça cheia de gente assistindo à novela das oito. O efeito dessa novidade no nosso herói fez com que ele me lembrasse Chaplin revoltado com o advento do som no cinema.
Meu grande medo era Tarcísio não sustentar o ritmo contagiante até o fim. Mas ele se sai notavelmente bem também nisso, de modo que a Paraíba já pode se orgulhar de mais uma obra literária à altura de seu invejável currículo.
*Cineasta, Teatrólogo, Escritor, Paulista de Nascimento e Pombalense de Coração.
O NOVO E EXCELENTE ROMANCE DE TARCÍSIO PEREIRA. O NOVO E EXCELENTE ROMANCE DE TARCÍSIO PEREIRA. Reviewed by Clemildo Brunet on 3/22/2010 02:15:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion