banner

LIGA NORTE RIO-GRANDENSE: UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM RADIOTERAPIA NO BRASIL.

Clemildo (Foto)
CLEMILDO BRUNET*
Quem visita ou acompanha algum paciente ao Centro Avançado de Oncologia em Natal, percebe logo ao chegar à harmonia entre médicos, enfermeiros e outros funcionários da casa. É um lugar que poderia parecer um ambiente triste, pois abriga em seu seio o binômio vida-morte; no entanto causa admiração, tornando-se alegre na forma do atendimento dispensado a quem vai à procura da saúde.
É uma instituição que desenvolve estudos e pesquisas, haja vista que estudantes universitários desenvolvem diversos trabalhos voluntários ligados à humanização, como o que vem acontecendo com o projeto de Biblioterapia, coordenado pela Professora de Letras da UnP, Edna Rangel, onde alunos de Letras e Medicina, duas vezes por semana vão as enfermarias do Hospital Antonio Luiz, levar literatura (poesia, contos, crônicas Etc. para pacientes e acompanhantes.
Cotidianamente mais do que um atendimento comum é dado ao paciente, pois em todos os centros de atendimento da Liga, há muita dedicação da equipe médica, dos funcionários, de voluntários e parceiros. Daí a razão de se dizer que não é apenas uma entre as dezenas que fazem o atendimento ao paciente com Câncer, mas sim o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia no Rio Grande do Norte, título este conferido pelo o Ministério da Saúde.
Segundo o Dr. Roberto Sales, Superintendente da Liga, atualmente são feitas 20 pesquisas clínicas, cursos de aperfeiçoamento em Oncologia para área médica e também para Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Assistência Social e Nutrição, entre outras. A população é orientada com palestras para prevenção do Câncer e sobre a importância do diagnóstico precoce. Durante o tratamento, é oferecido o que há de melhor e mais moderno em cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
O relato histórico da Liga Norte Rio Grandense Contra o Câncer já conta com seis décadas e ao longo desse tempo, muitas conquistas – nomes e avanços no trabalho coletivo, fizeram com que essa instituição chegasse aonde chegou. Aquisição de material radium para tratar o Câncer uterino em 1971, doado pelo Monsenhor Walfredo Gurgel, como a conquista de um aparelho moderno de radioterapia desde 1975, no que possibilitou tratar diversos tipos de Câncer na época.
O Dr. Aluisio Bezerra de Oliveira que chegou na Liga em 1970 e primeiro Radioncologista do Estado, se especializou no Instituto Nacional do Câncer (Inca) depois de se formar na segunda turma de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ele lembra que quando voltou da especialização a Liga contava apenas com dois aparelhos antigos. “um deles, o aparelho de contatoterapia tratava apenas lesões pequenas de câncer, além disso, não tínhamos tabela de rendimento, o que dificultava o tratamento. Depois da doação do material radioativo, foi preciso conseguir um físico para definir a dosagem da medicação”. Enfatizou o Dr. Aluísio.
O crescimento e desenvolvimento da Liga se deram na época em que o Programa Nacional de Controle do Câncer que durou cerca de cinco anos, na direção de Etelvino Cunha, carreasse verba para o Estado, através do Banco do Estado do RN. A Liga então pode capacitar médicos em diversas especializações no Rio de Janeiro, entre eles, Dr. Ivo Barreto, Dr. Maciel de Oliveira e o Dr. Roberto Sales. A entidade começava a crescer em capacitação.
1980 – Mais um avanço da Liga: É adquirido o aparelho de Cobalto- aparelho moderno para tratamento de todo tipo de câncer. Nesse tempo o grande destaque foi o lançamento da Campanha ajude-nos a ajudar, para arrecadação de verbas para a compra do Acelerador Linear 6/100, campanha essa, que teve a duração de um ano com o apoio da Professora Maria Alice Fernandes e da Rede Feminina. Visitas de pedidos foram feitas pessoalmente em fábricas e empresas do Estado e de outras regiões do País.
A Liga Norte Rio Grandense contra o Câncer vem ao longo desses 60 anos de atividades cumprindo importante papel na aplicação eficaz e eficiente da tecnologia de irradiação em diagnósticos e tratamentos, mantendo um forte aparato tecnológico e uma equipe competente formada por profissionais especializados em proteção radiológica.
Pesquisando a Rede Mundial de Computadores (Internet), encontrei um resumo do que seja RADIOTERAPIA CONFORMACIONAL, que transcrevo abaixo em negrito:
Recentes avanços nas áreas de computação e de produção de imagens radiológicas possibilitaram o desenvolvimento de uma nova técnica de tratamento denominada Radioterapia Conformacional, baseada em planejamento tridimensional que apresenta vantagens sobre os métodos de radioterapia convencional.
Atualmente é possível visualizar a região do corpo a ser irradiada em 3ª dimensão, obtendo-se maior segurança e precisão na identificação dos tumores, melhorando a qualidade técnica da programação dos tratamentos.
A Radioterapia Conformacional permite concentrar a radiação na área a ser tratada e reduzir a dose nos tecidos normais adjacentes. Desta forma, o tratamento se torna mais eficaz, com poucos efeitos colaterais, diminuindo as complicações clínicas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Outro benefício deste método é de possibilitar a aplicação de doses mais elevadas de radiação, aumentando os índices de cura das doenças malígnas, sem qualquer acréscimo nos efeitos colaterais do tratamento.
A constante preocupação em oferecer aos clientes atendimento diferenciado, com técnicas de vanguarda, fez com que a Radioterapia Botafogo adquirisse o sistema de planejamento CAT 3D - MEVIS que possibilita a aplicação da Radioterapia Conformacional, para tratamento de tumores da próstata, pulmão, sistema nervoso central e outros.
AGRADECIMENTO.
Minha gratidão a Dra. Andrea Paula Bezerra (Radioncologista), que acompanhou meu tratamento na Radioterapia Conformacional, a Eliane Anaya e Juciene Patrícia, técnicas em Radiologia e minhas assistentes no aparelho Acelerador Linear 2/100, como também a nossa querida Cida (recepcionista), e a toda Equipe Multidisciplinar que nos acompanhou desde o início nos exames primários. Aos Diretores e Funcionários em geral meu muito obrigado pela forma carinhosa e gentil como fomos tratados. Dra. AndreaClemildo ladeado por Elaine e Juciene. Cida
Aproveitando a deixa do dia 07 de Abril, data em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde, parabenizo - A LIGA NORTE RIO GRANDENSE CONTRA O CÂNCER, pelas conquistas alcançadas, pois tem em seu seio o somatório de alta tecnologia, humanização e solidariedade.
*RADIALISTA
LIGA NORTE RIO-GRANDENSE: UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM RADIOTERAPIA NO BRASIL. LIGA NORTE RIO-GRANDENSE: UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM RADIOTERAPIA NO BRASIL. Reviewed by Clemildo Brunet on 4/08/2010 03:56:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion