banner

ENFERMEIROS! NOSSOS HEROIS!




CLEMILDO BRUNET*
Por acaso alguém já ouviu falar em condecorações para uma classe que tem como função específica cuidar de enfermos? 12 de maio é a data que se celebra mundialmente o Dia do Enfermeiro e entre o dia 12 e 20 deste mês, a semana da enfermagem. Nossos heróis enfermeiros merecem as justas homenagens, não somente por aqueles que foram um ou mais dias assistidos por eles; mas, também se beneficiaram de algum modo, quando parentes e amigos estiveram sob seus cuidados.
Origem do nome:
Foto Ilustrativa
A palavra enfermeira/o se compõe de duas palavras do latim: “nutrix” que significa mãe e do verbo “nutrire” que tem como significados, criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX acabaram se transformando na palavra NURSE, que traduzido para o português, significa enfermeira.
Desde os tempos mais remotos que a profissão de enfermeiro já era reconhecida porque cuidava e protegia pessoas doentes como idosos e deficientes. Tal assistência lhe assegurava a garantia da manutenção de sua sobrevivência. Cuidava de grupos nômades primitivos e desde essa época e por muito tempo, a enfermagem esteve associada à prática feminina.
A enfermagem é definida pela ANA – (American Nurses Association), como uma ciência e uma arte, levando em consideração que o objetivo principal de sua ação é o de cuidar das dificuldades reais de saúde por meio de suas tarefas independentes com suporte técnico-científico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para saúde, ser hábil em prevenção de doenças e o cuidado individual e único do paciente.
De origem milenar a profissão de enfermeiro é um referencial desde as antigas e vem evoluindo nos dias atuais. Para se ter idéia, só no Brasil, tem mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem somando cerca de 900 mil profissionais em todo pais. O exercício da profissão e o escalonamento de cargos têm feito com que mais profissionais se aliem ao setor e ás novas possibilidades que a área oferece.
Décadas passadas a população de Pombal, contou com enfermeiros que foram verdadeiros herois na assistência que davam a nossa gente. Entre tantos outros, me vem à lembrança de José de Assis Oliveira (Zé de Santa), que conduzindo seu estojo de seringa à mão, atendia a domicílio as pessoas que necessitavam de seus préstimos. Malôra, Berenice e Maria José de Amilton Claro, que como parturientes salvou tantas vidas de mães e filhos. José Cândido (Zé Enfermeiro), que como assistente dos médicos, Avelino Queiroga e Atencio Wanderley e sob orientação dos mesmos realizava verdadeiros milagres na ortopedia.
Ao lembrar a desenvoltura de nossos enfermeiros do passado, convém destacar que na época em que eles serviram à saúde; não havia pesquisas, reciclagens e avanços tecnológicos como hoje. Somente abnegação, amor, compromisso e responsabilidade na rotina do trabalho de cada dia, fazendo-os mais fortes e decididos no cumprimento de seus deveres.
Assim prestando esta singela homenagem aos nossos enfermeiros herois do passado, quero também estender meus parabéns aos nossos atuais técnicos de enfermagens e enfermeiros, dedicando-lhes um poema escrito por um Major da PM em 13-11-82, enquanto se encontrava internado em um determinado hospital.
Dia da Enfermeira.
Logo ao amanhecer, começam a se movimentar, na luta contra a dor para a vida de o seu semelhante salvar.
Chamadas a todos os cantos, a todos atende com muito amor, às vezes mal compreendidas, sem o semelhante reconhecer seu valor.
Às vezes até nem é culpada, de demorar a atender, esquecemos que esteve ocupada, com outro caso grave para resolver.
Com suas fardas brancas e lindas, estão atentas a toda hora, para trazer o bálsamo que cura, como um anjo de nossa senhora.
Todos os doentes curados, saem alegres, por voltarem ao lar, elogiam sempre os médicos, mas esquece das enfermeiras elogiarem.
A elas devemos tributar, grande parte da nossa gratidão, pois contribuíram como puderam, para nossa recuperação.
Autor Major Antenor

Enfermeiros! Nossos Herois! Feliz Semana da Enfermagem!

*RADIALISTA
ENFERMEIROS! NOSSOS HEROIS! ENFERMEIROS! NOSSOS HEROIS! Reviewed by Clemildo Brunet on 5/13/2010 04:37:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion