banner

GUERREIRA DA PAZ E DA BONDADE: CÂNDIDA FERREIRA NOBRE...

POR CESSA LACERDA*

HOMENAGEAMOS A NOSSA AMADA MÃEZINHA NESTE ESPECIAL “DIA DAS MÃES”, 09 DE MAIO DE 2010, ELEVANDO O NOSSO CULTO DE AMOR!

MÃEZINHA QUERIDA, MESMO NA DISTÂNCIA DE 62 ANOS DE TUA AUSÊNCIA, AINDA RECORDAMOS COM AMOR TODA A TUA BONDADE E BELEZA!
CONTINUARÁS SEMPRE VIVA EM NOSSOS CORAÇÕES.
HOJE COLHEMOS FLORES NO JARDIM DA SAUDADE PARA RENDER-TE A NOSSA HOMENAGEM!

Um pouco da sua história.
Num pequeno recanto da nossa amada Paraíba, sítio “Várzea Redonda” nascera uma criança do sexo feminino, que, segundo Guilherme Figueiredo: _ “Ao mesmo tempo linda e graciosa, atributos nem sempre unidos”, a um só ser. Deus concedeu-lhe ainda o privilégio da pureza de jovem que sobressaiu a tantas donzelas do seu tempo.
Cândida Ferreira Nobre nasceu em trinta de outubro de mil novecentos e dez. Filha do casal Joaquim Felinto dos Santos e Ana Maria da Conceição, de saudosa memória, cujas raizes genealógicas são: SANTANA, FERREIRA, FELINTO, também com tradicionais famílias em vários estados do Brasil. Criou-se no ambiente mais aprazível do universo: a própria natureza, onde se respira o ar puro e só existe o canto enternecedor dos pássaros, a inquietude e colorido das borboletas e a beleza dos lírios dos campos.
Cândida era muito unida aos oito irmãos: Francisco, Cícero, Marcilon, Epitácio, Maria, Júlia, Severina e Mônica. Moça obediente e prendada. Casou-se muito jovem, com apenas dezoito anos de idade, época em que os pais eram quem escolhiam os noivos para suas filhas, não obstante o seu foi muito bem acatado, Cícero Gregório de Lacerda, cidadão de bem, comerciante experiente e agropecuarista de renome. Firmou núpcias em 01 de junho de 1928 na cidade de Pombal-PB, tomando residência no sítio Várzea Redonda, propriedade do seu genitor. Desse enlace amoroso, nasceu quatorze filhos: Francisco Felinto, Raimunda Cândida, Terezinha, Gregório, Ana Cândida, Manoel, Mª do Socorro, Mª do Bom Sucesso, Mª das Neves, Mª de Lourdes, Espedito, Mª Auxiliadora, Mª das Graças e Mª José. Os dois primeiros nasceram naquele sítio e os demais em Pombal.

Cândida Ferreira Nobre (Foto de Arquivo)

Com pouco tempo vieram morar em Pombal para que os filhos pudessem estudar. Família numerosa, porém educada com amor e formação religiosa, pois eram católicos e ela pertencia a uma das mais importante Instituições da nossa Igreja Católica: o “Apostolado da Oração”. Devota do “Sagrado Coração de Jesus” assumiu com muito amor todo preceito desta Instituição.
Viveram em harmonia, e, felizes, porque encaminharam os estudos dos filhos, não obstante terem permanecido apenas vinte anos de casados, pois ela foi vítima de uma consequência no último parto chegando a falecer em 26/03/1948, muito nova com 38 anos, deixando sua prole numerosa aos cuidados do seu amado e Guerreiro esposo Cícero. Os filhos chorosos e o esposo constrangido pela perda irreparável da esposa extremosa, mergulhados na dor e na saudade devolveram aquela amada ao Pai do céu que os havia permitido aquele TESOURO por determinado tempo.
*Poetisa e escritora pombalense
Contato: cessalacerdapb@hotmail.com
Pombal, 05/05/2010
GUERREIRA DA PAZ E DA BONDADE: CÂNDIDA FERREIRA NOBRE... GUERREIRA DA PAZ E DA BONDADE: CÂNDIDA FERREIRA NOBRE... Reviewed by Clemildo Brunet on 5/08/2010 07:30:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion