banner

PARA VOCÊ, O QUE É SAÚDE?

Por Mª do Bonsucesso Lacerda Fernandes Neta*



Fui convidada pelos editores da Revista Empresarial Marketing & Eventos para apresentar uma coluna em referido veículo de comunicação. Logo, desde o fim de 2008, mensalmente, sou responsável por abordar temas relacionados à saúde da população. Mas, alguém sabe, realmente, o que é SAÚDE?
Tal vocábulo consistiria simplesmente em “ausência de doença”? Ou teria algo mais envolvido? Pensando sobre isso, serão mostrados teorias e pensamentos acerca do conceito dessa palavra tão importante e inerente ao cotidiano dos indivíduos: a saúde. Convido você leitor a viajar através da história do conceito de saúde, a refletir e a desenvolver opinião própria sobre a pergunta disposta no título.
Há tempos, verifica-se a estreita relação entre saúde e doença e, ao longo da história da humanidade, a origem desse processo foi atribuída a situações distintas.
Na antiguidade, o processo saúde-doença possuía cunho religioso e atitudes pecaminosas eram consideradas causas de doenças. Em algumas culturas, a doença ocorria quando espíritos se apoderavam do corpo da pessoa e os feiticeiros das tribos, conhecidos como xamãs, eram responsáveis pelos rituais de cura. Na mitologia grega, existiam várias divindades relacionadas à saúde, a exemplo de Asclepius, Panacea e Higea, caracterizando o misticismo e a religiosidade da medicina da época.
Diferentemente, Hipócrates (o pai da Medicina) introduz uma visão mais racional da medicina e fala a respeito da teoria dos quatro humores no corpo (bile amarela, bile negra, fleuma e sangue); a saúde representaria o equilíbrio entre os humores. Além disso, pode-se dizer que a obra hipocrática é carregada pela valorização da observação empírica. Já, na Idade Média, permanece a idéia da relação pecado e doença.
Com o passar dos anos, outros pensamentos acerca do tema descrito surgiram e, no século XIX, com a revolução gerada por Louis Pasteur, microorganismos causadores de doenças puderam ser descobertos. Houve desenvolvimento em relação ao diagnóstico e à prevenção de doenças. Novos avanços ocorreram, incluindo os estudos em epidemiologia.
Mais recentemente, no intuito de universalizar o conceito de saúde, houve a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em 1948, foi postulado pela mesma que: “Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”.
Tal afirmação mostra a abrangência do termo saúde, o que possibilita interpretações diversas. Diante do que já foi discutido e do que ainda é atualmente, concordo com a colocação de Moacyr Scliar, quando diz: “O conceito de saúde reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural. Ou seja: saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas. Dependerá da época, do lugar, da classe social. Dependerá de valores individuais, dependerá de concepções científicas, religiosas, filosóficas.”
Sendo assim, pode-se inferir que o conceito de saúde (atrelado, inevitavelmente, ao conceito de doença) é deveras amplo e passível de mudanças. Quando se observa cautelosamente, é fácil constatar que, em pleno século XXI, há concomitância de atribuições da antiguidade até os dias atuais, no que diz respeito à definição de saúde.
Então, atrevo-me a dizer que há uma soma de teorias na construção do conceito de saúde, não existindo, obrigatoriamente, uma que esteja certa ou errada, apenas singular ou grupalmente defendida ou condenada.
De forma singular, a Constituição Federal Brasileira (1988), diz que: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.
Portanto, constata-se a relevância da saúde, a qual se encontra atrelada a cada ação dos indivíduos e a constante necessidade da discussão do tema, a fim de que possam existir melhorias relacionadas à qualidade de vida dos cidadãos.
Deixo ainda os seguintes questionamentos a você leitor: existe uma real e completa definição de saúde? (Faço novamente referência ao título) Para você, o que é SAÚDE? Envie-nos sua opinião.
E-mail para contato: sucessomed@hotmail.com
*Patoense, 21 anos, mais conhecida como “Cessinha”, poetisa, escritora.
Acadêmica do 8º período de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande.
Membro da Academia Patoense de Artes e Letras.
PARA VOCÊ, O QUE É SAÚDE? PARA VOCÊ, O QUE É SAÚDE? Reviewed by Clemildo Brunet on 5/11/2010 05:00:00 PM Rating: 5

Um comentário

socorro pombal. PB disse...

Com várias teorias como foi notado. nos leva crer que: Para o país a saúde é um direito do individuou. Dando assim a entender. Que depende do ambiênte , do meio, da situação econômica de cada um um. A tese que curavam doenças através de crenças, Que aconteciam muitas curas.. Estou certa?
Então vou ao meu ponto de vista. A saúde depende de nossa comunhão com o universo. Pedindo fôrças e coragem. para aceitar determinada doenças. O individuou passa a conviver com o seu mal, como se fizesse parte do seu cotidiano. Quando a mente está fracassada, não existe curasnem remedios . para tal mal. Conclusão: A. Saúde depende da mente.
Sou simplismente uma leiga se manifestando..
Um abraço Socorro De Pombal

Recent Posts

Fashion