banner

CARTA AO AMIGO JOÃO COSTA...


Como já dizia o poeta, amigo é coisa para se guardar, do lado esquerdo do peito... Mas amigo, amigo mesmo, é aquele que está presente em todas as horas, sejam elas necessárias ou desnecessárias... As horas necessárias são aquelas em que precisamos de apoio, de aconchego, de um ombro para deitar nossas mágoas, de um coração que vibra no compasso do nosso, de um olhar carinhoso, de afeto, de um aperto de mão... São aquelas horas em que diante de nossas lágrimas encontramos um abraço despretensioso, afetuoso, mãos que seguram fortes a nossa, perto ou longe, a nos dizer: ESTOU AQUI! Para amigo a gente não pede nada, ele simplesmente se doa, se dá... Sempre há esperança quando temos amigos.
Amigo João de Souza Costa! Há tantos anos que não nos vemos! Quero primeiro te agradecer por tudo que fez pelo amigo Clemildo Brunet de Sá, em todo esse episódio da entrega da Medalha e Diploma “Epitácio Pessoa”, a mais alta honraria da Assembléia Legislativa da nossa amada Paraíba. Sei muito bem a razão porque você tomou a frente de tudo... Simplesmente, porque você é amigo de verdade!
Como bem afirmou a emérita escritora Cessa Lacerda, Clemildo para nós é um “admirável homem de credibilidade inabalável, fiel no que realiza, humilde e atencioso, por isso é merecedor de sucesso”. E mais: “Sempre fez dos amigos da Imprensa a sua verdadeira família. Imparcial e verdadeiro. Idealizador e seguidor do futurismo. Destacável líder profissional, sereno e vencedor de obstáculos. Enfim, Clemildo é tudo isto e muito mais... Chegamos a conclusão de que, não foi por acaso que um dos seus colegas o cognominou de “GENTE QUE FAZ A DIFERENÇA”! É um amigo de verdade!
Eric Berne, psiquiatra norte-americano, disse que “quanto mais cedo se fizer novos amigos, mais cedo você terá velhos amigos”. E é verdade, nunca é cedo (ou tarde) para se fazer amigos, mas procurando fazê-los cedo, só temos a ganhar. Um amigo é alguém que não precisa de palavras, um olhar basta, aliás, às vezes nem um olhar é preciso...
Voltaire disse que “todas as glórias deste mundo não valem um amigo fiel”. Clemildo é amigo fiel, portanto não o comparo com nada deste mundo (a salvação é coisa do outro mundo), sua amizade nos fazem felizes pelo simples fato de saber que ele existe...
Estou lhe escrevendo para dizer que não lhe esqueci, é que a vida tem nos colocado distante. Depois desse episódio, a minha admiração por você aumentou ainda mais.
Ah, amigo João Costa, se eu pudesse, recriaria o mundo para nós revivermos juntos o Rio Piancó, a rua do Cachimbo Eterno, o Ginásio Diocesano, a Praça da Matriz, a Praça do Centenário, a Corda de Tarzan, o Açude de Nova Vida, a Voz da Cidade, o Lord Amplificador, as nossas farras, aquelas nossas risadas e brincadeiras de uma Pombal que já não existe mais.
Sabes muito bem que as nossas famílias eram muito próximas. A minha avó “Sá Bernardina” era comadre da sua avó Maria “Menande” – era madrinha de fogueira do seu pai Chicó. Pois bem, a minha avó sempre dizia para mim e Massilon: “Cuidado com as amizades!”. Mas, aprovava totalmente a nossa amizade com vocês. Por isso mesmo é que eu, Massilon, Zé Costa e você - fomos sempre amigos.
Amigo João Costa, ainda me lembro do rádio grande que tinha na sua casa, para onde eu ia ao lado de seu irmão José Costa ouvir a Rádio Clube de Pernambuco falando para o mundo e a Rádio Jornal do Commércio. Tenho saudades daqueles tempos... Sabe aquelas histórias? Eu e Massilon guardamos todas na memória, não as esquecemos jamais. Nossos rumos mudaram, mas não se perderam; ainda estou com as mesmas convicções e tenho certeza que você e Zé Costa ainda estão aí também.
Alguém pode perguntar qual a razão desta carta? Públio Siro disse certa vez: “Censura teus amigos particularmente, e louva-os em público”. Enfim, você João Costa, e Clemildo são meus amigos e “amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito... dentro do coração”.
Maciel Gonzaga
CARTA AO AMIGO JOÃO COSTA... CARTA AO AMIGO JOÃO COSTA... Reviewed by Clemildo Brunet on 6/13/2010 01:47:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion