banner

PARABÉNS CLEMILDO!

Jerdivan Nóbrega de Araújo*

Clemildo fez o que muitos fizeram em todo o sertão paraibano, quando mais havia a necessidade de se comunicar e os canais não eram tão democratizados, amplos e de fácil acesso o quanto é hoje.
Mesmo em meio as dificuldades, principalmente técnicas, foram poucas as cidades, nos anos 50 e 60, que não tiveram um serviço de difusora onde as pessoas mandavam seus recados. Estes sistemas de difusoras anunciavam do nascimento a morte de pessoas nas pequenas e bocólicas cidades sertanejas.
Algumas funcionavam apenas nas quermesses e festas de padroeiras e outros, mais ousados, o ano todo. Mas, entre todas, só as criadas e dirigidas por Clemildo se destacaram de forma que mais de 20 anos depois de “fechar”, o seu criador e as suas criações ainda são destaques em crônicas, citados no meio radialista e homenageado como agora aconteceu, quando recebeu a Comenda maior do nosso Estado: a Medalha Epitácio Pessoa.
As pessoas que se destacam no que fazem normalmente apresentam um “diferencial”, um “q” que o torna único no meio da multidão. A grande pergunta é, por que o nome Clemildo, sem “sair de Pombal” sem precisar deixar a cidade ganhou a Paraíba? Por que o nome de Clemildo virou sinônimo de radiofonia na Paraíba, quando a própria cidade de Pombal não tem esse título que no sertão paraibano sempre pertenceu a cidade de Cajazeiras? São perguntas que nunca serão totalmente respondidas, mas arriscaremos.
O nome do Radialista e administrador Clemildo cresceu tanto quanto os seus feitos, isto por que seus feitos foram de mestre no sentido amplo da palavra. Mestre dizem, é aquele que fácil aprende. E Clemildo, talvez sem se dá conta, aprendeu logo que, em uma cidade onde não se ofereciam muitas oportunidades para os jovens aprender um oficio, ele poderia abrir as portas da sua “difusora” e formar radialistas e controladores de som. Claro que não para atuarem em Pombal: não havia mercado para tantos e ainda não há.
Esta visão de futuro fez do Clemildo um mestre, um exemplo e um destaque. Se desfez do egoismo e formou pares: os melhores. Quantos radialistas, locutores e técnicos de sons da velha e da nova geração citam Clemildo como seu mestre. Alguns que sequer tiveram a oportunidade de trabalhar com ele, assim o tem.
Esta homenagem mostrou dimensão do nome Clemildo Brunet no meio da radio difusão paraibana. Eu que sou fã do rádio - aprendi ouvindo o Lord Amplificador - nos dias que antecederam a homenagem, muitas foram as vezes que ouvi o seu nome citado por radialistas e, sempre com carinho: uma unanimidade em relação a outorga da Medalha Epitácio Pessoa.
Por tanto, nada mais justo foi esta homenagem a um fato e a uma personalidade que já havia sido reconhecida pelo povo do sertão. Como bom torcedor dos filhos da terrinha digo: “Eu já sabia”
Parabéns, Clemildo!
*Escritor Pombalense.
PARABÉNS CLEMILDO! PARABÉNS CLEMILDO! Reviewed by Clemildo Brunet on 6/12/2010 06:16:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion