banner

VIOLÊNCIA! SEMPRE VIOLÊNCIA!

POR CESSA LACERDA FERNANDES*

Violência é uma palavra pesada, que por si mesma já permite o sentido da monstruosa, violência!
Às vezes, pensamos que violência é somente o fato de pegar uma faca peixeira, revólver, uma arma qualquer e ir de encontro ao outro para feri-lo ou mesmo tirar-lhe a vida. Dizemos também que violência é agredir o irmão com tapas físicas.
Não é só isto!
O nosso mundo terrestre está conturbado de violência e com uma gama de tenebrosos violentos! Pois bem, a pior das violências é atacar a moral do outro, é fazer a infelicidade do outro, é falar mal do seu próximo. É também usar da inveja, do orgulho e da ganância, sobretudo quando estas características são preparadas para rebaixar, massacrar e derrubar o irmão, com a escada do egoísmo, de só querer o bom para si. É também ser covarde e fazer do seu travesseiro, cômodo para planejar pensamentos e atitudes que possam fazer o mal e em certas circunstâncias derrubar o irmão. É também, usar a máscara da falsidade de mostrar que é amigo e por trás trair com motivos mesquinhos, sem nenhuma razão para praticar tão pejorativo ato.
É lamentável saber que ainda possa existir, crânios animalescos, irracionais, mentes doentias para praticar atos maléficos que contaminam a sociedade e não merecem confiança.
Violência é ganância, isto é, querer derrubar o seu próximo com atos inescrupulosos, desmascarados e quem a usa muitas vezes ainda se diz ser amigo. Violência também é a preocupação com a natureza falida do irmão.
Será que nunca paramos para conhecer que somos todos iguais e que os humilhados serão exaltados, como diz as Sagradas Escrituras?
A política hoje, para muitos, é também motivo de violência, pela discriminação, injustiça, prepotência, corrompendo e fazendo o homem afastasse de Deus. Deixemos de ser politiqueiro, razão que destrói o verdadeiro sacerdócio político, para sermos mais humanos e justos. Observemos no livro da sabedoria, Cap. 1 Ver. 1: “Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor, sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade do coração”.
A inveja, meus irmãos, é a rainha que comanda todas as outras falhas do homem, fazendo cometer crimes e violências, denegrindo a sua imagem... Devemos nos despir da inveja, um dos maiores pecados capitais, para tornarmos humildes e alcançarmos a salvação. Deixemos de prejudicar o nosso próximo, deixemos de alimentar esta desgraça que não só mancha a si mesmo, como fere o nosso irmão. Vivamos de mãos dadas, caminhando pela mesma estrada do bem. Que antes de abrirmos a boca para opinar, deixemos que Deus possa nos orientar para uma resposta franca, sincera, virtuosa e firme, para que jamais possa ferir e maltratar alguém que seja digno, como você é. Não retire a oportunidade dos outros que também merecem ter vida condigna, que merece uma chance, que merece uma elevação para realizar uma felicidade ou um sonho. Não seja cisco no olho de seu irmão para apagar o brilho que ele possa também ver e alcançar. Não seja mesquinho, que só deseja o bem para você ou os seus e nem tampouco, use do costume daquele que, no dizer popular: Quer subir, derrubando os outros. Pare e medite, se você já tem o que é necessário, agradeça a Deus por estes benefícios e olhe com bons olhos se o outro necessita mais, seja justo e sincero com suas decisões, não se bitole as decisões de grupos poderosos e invejosos.
O Nosso compromisso com Deus é sermos fermentos na massa dos que praticam o bem e que antes de levar o evangelho do Senhor, aos irmãos, que o cumpra, pois concordo plenamente com o belo e importante pensamento de Dom Eugênio Sales, Arcebispo do Rio de Janeiro, que: “O MUNDO PRECISA MAIS DE SANTOS QUE DE APOLOGISTAS”. A santidade, meus irmãos, ficou para todos nós, mas temos por obrigação de bons cristãos, conhecer esta verdade, senão seremos distorcedores do que diz as Sagradas Escrituras: temos que buscá-la, temos que lutar para encontrá-la, porém, com certeza, só conseguiremos quando soubermos praticar as boas Obras, para com o nosso próximo e entender como frágeis seres humanos, que somos todos iguais, como o próprio Cristo deixou escrito que: “O HOMEM É MINHA IMAGEM E SEMELHANÇA”.Devemos conhecer pelo menos os Dez Mandamentos de Deus, procurando nos esforçar para compreendê-Los, observando que o primeiro: “Amar a Deus sobre todas as coisas”, é o Supremo e Fundamental mandamento, porém se não amarmos ao próximo como a nós mesmos, não podemos dizer que cumprimos o primeiro, porque ninguém ama a Deus sem amar ao próximo. Não se agigante em seus atos, imite a Jó e seja simples e maravilhoso como o Maior Homem que morreu de braços abertos por todos nós: CRISTO. Ele nos espera neste milênio.

Texto de Arquivo. 20/02/2000
Cessa Lacerda Fernandes
Poetisa e escritora pombalense
Contato: cessalacerda@yahoo.com.br
postado por Clemildo Brunet às 23:45 em 17/06/2010
VIOLÊNCIA! SEMPRE VIOLÊNCIA! VIOLÊNCIA! SEMPRE VIOLÊNCIA! Reviewed by Clemildo Brunet on 6/18/2010 08:45:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion