banner

CLEMILDO BRUNET

POR ONÉLIA QUEIROGA*


O homenageado com a Medalha Epitácio Pessoa, comenda maior do Poder Legislativo da Paraíba, nasceu em Pombal, com muita honra. O autor da proposta perante àquela Casa do povo, que de imediato a aprovou, foi o Deputado Dinaldo Wanderley, homem justo e de reconhecida sensibilidade.

Desde menino, Clemildo Brunet  já fabricava, com engenho e arte e com os recursos e instrumentos da época dos seus verdes anos, protótipos de difusoras volantes. A idéia objetivava à comunicação com conterrâneos de Maringá e com cidadãos de outras plagas.

Nele, inatas sempre foram essa faculdade inventiva e a vocação determinada, à qual abraçou com obstinação; a de tornar-se profissional de rádio difusão. E, se os recursos ainda eram parcos, os sonhos eram grandes, e nada o detinha de ir ao encontro das suas aspirações.

A sua terra natal, de clima quente, de apenas duas estações, o inverno e o verão, de águas claras e perenes, de sol de forte luminosidade, fizeram-no ver, com toda clareza, qual vaticinador, o traçado dos caminhos que deveria seguir. Essas marcas telúricas ajudaram, sobremaneira, a esculpir-lhe o perfil de homem inteligente, de voz timbrada, característica própria de homens comunicadores de notícias e de programas musicais que encantaram e ainda encantam as multidões.

E Clemildo Brunet não relutou. Recorreu até às lágrimas para abrandar o coração de sua mãe e levá-la a presentear-lhe com a primeira Estação de Rádio. Foi o dia mais venturoso dos seus priscos tempos.

Fomos contemporâneos da rua Dr. João Pessoa, em Pombal. Saboreamos as mesmas iguarias: O pão francês, o célebre pão doce e a gostosa bolacha peteca, fabricados, com receitas únicas e inigualáveis, até hoje, na Padaria do seu saudoso pai Napoleão Brunet.

Inalamos, também, o cheiro forte e degustamos o excelente Café Dácio, da Torrefação do meu pai Antonio Hortêncio Rocha, cuja música da propaganda dizia: “Da choupana ao palácio, todos tomam o Café Dácio”, transmitida, diariamente, pelo “Lord Amplificador”, de Clemildo Brunet”.

Os seus amigos de Pombal, Clemildo Brunet, fizeram-se presentes à entrega da comenda que lhe foi outorgada. Se ela é toda sua, por mérito, não deixa de ser também nossa que o admiramos e regozijamo-nos com a sua felicidade.

*Transcrito da Coluna “Aos domingos” do Jornal Correio da Paraíba do dia 11 de julho de 2010.
CLEMILDO BRUNET CLEMILDO BRUNET Reviewed by Clemildo Brunet on 7/11/2010 08:27:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion