banner

A INVEJA


CLEMILDO BRUNET*

Este mal é uma doença na vida das pessoas que teve seu início nos primórdios da humanidade. João, o apóstolo, novo testamento da bíblia, nos faz uma advertência em sua primeira carta, alertando para o fato que o primeiro homicídio registrado na história da humanidade, se deu por causa da inveja. Ele fala do amor que deve ser disseminado entre os homens, e recomenda: “Que amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.” I Jo. 3: 11b,12.
Inveja - no dicionário é definida como: Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio. No conceito bíblico é uma doença da alma. No hebraico, língua em que foi escrito o velho testamento “quinha” (inveja) = significa literalmente ambição sem medida. “O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos” Pv. 14:30.
A inveja consiste naquilo que o outro tem tornando-se alvo do que queremos ter. Muitas vezes ela se manifesta no individuo de modo velado. Nem sempre quem sente inveja manifesta com transparência esse mal, mas, o uso das palavras revela a incapacidade de enxergar o raio de luz que há em seu semelhante.
A história de José do Egito é um exemplo dessa realidade. O patriarca Jacó perante os outros filhos demonstrava seu amor maior por José. Fez uma túnica talar de mangas cumpridas e deu-lhe de presente, diz o texto sagrado: “Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente”... “Seus irmãos lhe tinham ciúmes (inveja); o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo”. Gn.37:4,11.
A raiz maligna da inveja instala-se logo no seio da família. Os pais precisam ter cuidado no trato que dão aos filhos, para não cometer o erro de Jacó que tratava José com primazia. O desequilíbrio familiar na maioria das vezes tem se dado porque muitos pais de família fazem diferença entre filho e filhos, deixando transparecer seu amor de modo exacerbado.

Se este mal se registra na família, o que não dizer entre pessoas que nem da família são.

A manifestação da inveja se dá logo na mais tenra idade entre crianças possuidoras de brinquedos, quando se encontram para brincar, o desejo é ficar com o objeto do outro, enquanto que o outro não quer de modo algum se desprender do que possui, para que pelo menos, por instantes enquanto brinca, um possa compartilhar do brinquedo do outro.
A inveja é tão perniciosa que tem muito a ver com o comportamento de fingir, falsear, simular, a ponto de seu portador não se declarar abertamente e viver se ocultando. Transmuda-se em diversas modalidades. É usada pela espécie humana como mecanismo de defesa, no entanto, o intuito malévolo determina que o seu agente seja ardiloso. João Crisóstomo costumava dizer: “Da mesma forma que a traça destrói uma roupa, assim a inveja consome a vida”
A inveja leva o homem a competir com o seu próximo de modo desigual. O sábio Salomão declara esta verdade nas palavras que estão escritas no livro de Eclesiastes capítulo 4 verso 4. “Então, vi que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja do homem contra o seu próximo. Também isto é vaidade e correr atrás do vento”.
A inveja campeia no fato de alguém exaltar seus predicados em detrimento de outrem. Seus pertences são sempre melhores, suas riquezas são maiores e suas aptidões também. O apóstolo Paulo nos admoesta para não incorrermos nesses erros: “Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros” Gl 5:26.
A inveja prejudica a vida das pessoas, pois ela se integra entre os vícios, ou pecados capitais, juntamente com a soberba, a avareza, a luxúria, a ira, a gula e a preguiça. Não é sem razão que alguém já disse: “A ferrugem consome o ferro e o enfraquece, e a inveja pelas projeções dos maus sentimentos dos invejosos o faz contrair um sem números de doenças”.

*RADIALISTA
Contato brunetco@hotmail.com
Web www.clemildo-brunet.blogspot.com
A INVEJA A INVEJA Reviewed by Clemildo Brunet on 7/10/2010 04:29:00 AM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

Meu amado irmão em cristo Jesus, você foi inspirado pelo espirito santo na colocação da palavra quanto ao seu texto sobre "A INVEJA", conhecemos este mal desde os primórdios da civilização, consome a alma dos homens, a famila, a sociedade e faz com que o mundo pereça com este vírus maligno; só exixte um antidoto para sua exterminação que é o AMOR DE DEUS NOS HOMENS, POIS ESTE AMOR E INFINITO E SOBERANO FAZENDO COM QUE HAJA SUPERAÇÃO E RESPEITO ENTRE A HUMANIDADE, vamos fazer nossa parte, SEMEIE ESTE AMOR, na sua casa, trabalho, comunidade, igreja,estado, país e no mundo todo fazendo com que ele seja superior e combata este mal que nos destoi. Vamos unidos como soldados armados para uma grande batalha onde possamos vencer todas as paixões submetendo-nos a vontade de DEUS e a vitória é vencer a INVEJA e todos os males que asolam a humanidade.

PALAVRA PARA REFLEXÃO.

Salmo 5
12-Pois tu, SENHOR, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo.


Efésios 3
14-Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
15-Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,
16-Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;

Efésios 6
16-Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

“Observai o que Deus fala conosco, ele nos reveste de fé, confiança, amor, com isto dobremos nossos joelhos ergamos nosso clamor e nossas mãos ao alto e “BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR, INVOCAI-O ENQUANTO ESTA PERTO,!!! (Isaias 55:6).”

JÚNIOR DA FARMACIA (OU JUNIOR DE BIBIA E D. CESSA LACERDA).
PATOS PB, 14.10.2010

Recent Posts

Fashion