banner

NA LUTA CONTRA A CEGUEIRA...

Por Mª do Bom Sucesso Lacerda Fernandes Neta*

O glaucoma consiste em neuropatia óptica, caracterizada por perda progressiva do campo visual e lesão no nervo óptico. Corresponde à segunda causa de cegueira no mundo, atingindo milhões de pessoas, as quais muitas vezes, ignoram a existência da própria doença.
Sabe-se que o nervo óptico é responsável pela transmissão das informações visuais para o cérebro. Quando há elevação da pressão intra-ocular (PIO), tal nervo é danificado causando déficit visual permanente. Diferentes enfermidades cursam com aumento da PIO.
Para facilitar o entendimento, de forma resumida, será descrita a dinâmica do humor aquoso (substância presente nas câmaras anterior e posterior do olho). Inicialmente, a produção do humor aquoso ocorre na pars plicata do corpo ciliar, em seguida a câmara posterior (entre íris e cristalino) é preenchida; passando pela pupila, o humor aquoso atinge a câmara anterior (entre córnea e íris) e sofre drenagem, principalmente através da via trabecular, no ângulo da câmara anterior. Caso haja aumento na produção do humor aquoso ou dificuldade na drenagem do mesmo, o resultado é a elevação da PIO, sendo este, portanto, o principal fator de risco para glaucoma.
O glaucoma é classificado em: (1) primário, que por sua vez, divide-se em: (a) crônico, (b) agudo, (c) congênito e (2) secundário.
A forma crônica simples, ou seja, na qual o ângulo da câmara anterior encontra-se aberto, é a mais prevalente. Já na forma aguda, existe fechamento do ângulo da câmara anterior, desencadeando obstrução do fluxo do humor aquoso. O diagnóstico é dado através da observância dos fatores de risco, de exame oftalmológico cuidadoso, incluindo medida da pressão intra-ocular e exames específicos (gonioscopia, campimetria).
Interessante destacar que o quadro clínico do glaucoma agudo é exuberante (dor intensa, vermelhidão ocular, lacrimejamento, fotofobia), enquanto que o glaucoma crônico evolui muitas vezes de forma assintomática, fato que dificulta o diagnóstico precoce.
Atenção especial deve ser dada aos fatores de risco, os quais são de forma geral: hipertensão intra-ocular (principal), idade do paciente (geralmente, indivíduos acima dos 60 anos), raça (negros e asiáticos são mais acometidos), história familiar, miopia, doença retiniana, uso prolongado de esteróides (Glaucoma Research Foundation).
O tratamento é baseado no uso de medicações (colírios e medicamentos de uso oral) e cirurgia, incluindo procedimentos a laser; a escolha da terapêutica adequada deve ser feita por médico especialista, após avaliação do quadro de cada paciente.
O glaucoma congênito é causado por malformação do ângulo da câmara anterior, impossibilitando a drenagem correta do humor aquoso e provocando elevação da PIO. A alteração mais característica e bem visível é o buftalmo, conhecido popularmente como “olho de boi”. Nesse caso, o tratamento cirúrgico deve ser realizado de forma precoce.
Em virtude da maior prevalência da forma crônica da doença, que se apresenta assintomática e possui curso lento, o exame oftalmológico preventivo é de extrema necessidade, principalmente, diante de fatores de risco.
Sendo assim, caso você possua algum fator de risco, principalmente, pressão intra-ocular elevada e/ou história familiar, mesmo sem nenhum sintoma, não deixe de procurar um oftalmologista antecipadamente. Os danos ao nervo óptico são irreversíveis e na ausência de diagnóstico precoce e de tratamento adequado, a cegueira torna-se realidade inevitável.
Pense nisso. Cuide-se!
Referências
KANSKI, Jack J. Oftalmologia clínica: uma abordagem sistemática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
Disponível em:
(Glaucoma Research Foundation);
(Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma)
E-mail para contato: sucessomed@hotmail.com
*Patoense, 21 anos, mais conhecida como “Cessinha”, poetisa, escritora.
Acadêmica do 8º período de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande.
Membro da Academia Patoense de Artes e Letras.
NA LUTA CONTRA A CEGUEIRA... NA LUTA CONTRA A CEGUEIRA... Reviewed by Clemildo Brunet on 7/09/2010 04:25:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion