banner

POMBAL: 21 de julho 2010, 148 Anos de Cidade!






CLEMILDO BRUNET*

Assinalei o título deste artigo nesta ordem, para desmistificar mais uma vez a idéia que se passa na cabeça de muita gente, que leva em conta ainda, que 21 de julho é o dia, que se comemora a emancipação política de Pombal. Não me canso de escrever sobre isso, pois a começar de nossas lideranças políticas em seus pronunciamentos, uma vez por outra, deixa escapar em seus raciocínios, que Pombal na data mencionada acima, marca os anos de sua autonomia cívica.

No passado sim, por desconhecimento dos fatos históricos. Até o nosso historiador Wilson Seixas, acompanhando outros historiadores, escreveu a primeira edição do “Velho Arraial de Piranhas” que teve o seu lançamento em 1962 no Centenário de Pombal, pensando tratar-se da emancipação política do Município.

O nosso povo não deve jamais abandonar o curso dessa história, pois as pesquisas feitas pelo o historiador pombalense Wilson Nóbrega Seixas, traz luz aos acontecimentos da época, nos dias atuais, revelando-nos que nossa querida Pombal, tem três datas importantes para celebrar ao longo dos anos.

Sua emancipação política se deu em 04 de maio de 1772, quando foi elevada de Arraial a categoria de Vila, sendo chamada Vila de Pombal. A Fundação se deu em 27 de julho de 1698, por Teodósio de Oliveira Ledo com o nome de Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó (Pombal). Em 21 de julho de 1862 foi elevada a categoria de cidade.

Wilson da Nóbrega Seixas com as pesquisas realizadas que debilitou sua saúde, conseguiu deixar este legado para a História de Pombal, restabelecendo as datas mais importantes do município mais antigo do sertão Paraibano. Resolveu reescrever a história em outro livro com o mesmo título, momento em que sua saúde foi agravada no manuseio de documentos antigos. Infelizmente, o autor do Velho Arraial de Piranhas não pode está presente ao lançamento da obra reeditada, pois já havia falecido.

No entanto, conseguiu o seu intento, entregando a tarefa para o escritor Evandro Nóbrega, que auxiliado por Verneck Abrantes e Jerdivan Nóbrega de Araújo, reeditou “O Velho Arraial de Piranhas”, resgatando a verdadeira história de Pombal desde a sua fundação há 312 anos. Wilson Seixas faleceu em João Pessoa no dia 11 de março de 2002. Se vivo estivesse, teria completado 94 anos no último dia 15 de julho.

Como conseqüência dessa nova realidade da nossa história, a Câmara Municipal de Pombal alterou a Lei Orgânica do Município, restabelecendo as datas comemorativas desde a fundação, emancipação política e elevação a categoria de cidade. Pode-se dizer que este foi um dos maiores contributos que Wilson Seixas deixou para conhecimento das gerações vindouras.

Agora falta tão somente o reconhecimento do Poder Executivo Municipal e Câmara de Vereadores desta cidade, homenageá-lo com galhardia, resgatando sua memória, dando o seu nome a um monumento, logradouro ou edifício público, pois bem o merece, sobretudo, porque em sua busca incessante de pesquisador, abriu novos horizontes no contexto histórico da nossa civilização.


O historiador paraibano, Professor José Otávio de Arruda Melo, certa vez referindo-se a Wilson Nóbrega Seixas, declarou: “Pombal possui uma estrela de primeira grandeza nos céus da literatura brasileira”.

Não somente os historiadores paraibanos, mas também os mais destacados a nível nacional, mencionaram as obras literárias de Wilson Seixas como fonte autêntica. É isso que lhe dá ares de imortalidade e ser chamado o desbravador da nossa história.


PARABÉNS POMBAL PELOS 148 ANOS DE CIDADE!


*RADIALISTA
POMBAL: 21 de julho 2010, 148 Anos de Cidade! POMBAL: 21 de julho 2010, 148  Anos de Cidade! Reviewed by Clemildo Brunet on 7/18/2010 05:23:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion