banner

DR. CEZÁRIO DE ALMEIDA, O PROFESSOR

José Cezario de Almeida

CLEMILDO BRUNET*

15 de outubro é a data dedicada ao Professor. 

Como referencial, peço vênia aos meus leitores, para prestar a minha homenagem a um educador que com seus esforços e boa vontade, apesar dos parcos recursos à época, conseguiu chegar ao ápice de sua carreira no magistério, galgando o mais alto grau que se possa nominar. Trata-se do meu amigo, Dr. Professor Cezário de Almeida, companheiro das lidas no rádio, pois ainda hoje participa conosco ativamente de diversas ações em eventos comemorativos da radiofonia pombalense. Notabiliza-se pelo modo de sua popularidade perante todos, recebendo aplausos e respeito dos que o admiram pela sua sapiência.

Biólogo, Curso de Ciências Hab. em Biologia pela Universidade Federal da Paraíba, Campus de Cajazeiras (1999). Especialista em Pesquisa (2001); Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2002), com aprovação em caráter de distinção e louvor e Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), área de concentração Microbiologia, com tese aprovada com distinção e louvor. Concluiu o Curso Técnico em Agropecuária na Escola Agrícola de Bananeiras - PB (1983).

Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande, nos Cursos de Medicina, Enfermagem e Biologia, Campus da UFCG - Cajazeiras. Foi professor de Técnicas Agrícolas da Escola de Ensino Fundamental e Médio “Mons. Vicente Freitas” de Pombal (1984). Foi professor do Ensino Médio da Escola estadual “Arruda Câmara” de Pombal (1985-1990). Foi professor, Vice-Diretor e Diretor em Exercício do Colégio Josué Bezerra de Pombal (1991-1990). Foi professor e Chefe de Departamento da Faculdade de Agronomia de Pombal (2002-2004). Tem experiência acadêmica na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia e Bacteriologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle biológico, genética de microrganismos, biologia molecular, biotecnologia, morfologia e fisiologia de microrganismos.

Coordenador e orientador de projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino, Coordenador do Programa de Monitoria da UACV/UFCG (2009), Coordenador de Pesquisa e Extensão da UACENe da UACV / CFP / UFCG, Presidente de várias comissões de concursos públicos para a carreira do magistério superior, presidente da comissão de elaboração, criação e instalação do Curso de Medicina do Campus de Cajazeiras (2005-06), membro efetivo da Comissão do Vestibular COMPROV/UFCG (2006-2009).

Recebeu o título de melhor professor de 2007 e 2009 do CFP/UFCG pela imprensa Cajazeirense, membro efetivo do Colegiado do Curso de Enfermagem CFP/UFCG, Membro da equipe de Projeto CT-INFRA com projeto aprovado (2007-08), Líder do Grupo de Pesquisa Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido - GPA; membro da equipe de pesquisadores em Biotecnologia (RENORBIO) coordenado pelo Prof. Dr. Thales Barbosa Granjeiro (UFC), com Projeto aprovado junto ao CNPq (2007-2009), visando o potencial de genes de Chromobacterium violaceum em Biotecnologia, Presidente do Congresso III Encontro de Biologia e do I Simpósio Paraibano de Meio Ambiente (2009).

Diretor do Centro de Formação de Professores - Campus de Cajazeiras/UFCG (2010-2013).

Com toda esta fonte de conhecimento vejo no meu amigo Cezário à pessoa humana que ele é na maneira cordial como trata o seu próximo, nunca negando sua origem de haver nascido em um lar simples e humilde, onde seus pais José Garrido de Assis (saudosa memória) e Neuza Cezário de Assis, todos natural de Pombal, lhe devotaram atenção especial para educá-lo para vida e seguir o caminho do bem. Cezário de Almeida é casado com Francisca Feitosa Soares de Almeida, união essa fortalecida pelo nascimento de cinco filhos, dois do sexo masculino e três do sexo feminino.

“CEZARIO ALMEIDA” assim é mais conhecido, atuou na imprensa paraibana por 10 anos. Foi membro da equipe do Lord Amplificador – Pombal (1979-1980), sob a direção de Clemildo Brunet e Genival Severo; Radialista / Rádio Integração do Brejo – Bananeiras – PB (1982-1984); Radialista / Rádio Maringá de Pombal (1984-1989). A partir de 1990 aos dias atuais dedicou-se ao magistério e à gestão escolar. Neste ano a Câmara Municipal de Cajazeiras concedeu-lhe o Título de Cidadão Cajazeirense pelos relevantes serviços prestados aquela comunidade, que é conhecida como a terra que ensinou a Paraíba ler.

Neste Dia do Professor, em seu nome CEZÁRIO, estendo os meus sinceros parabéns a toda categoria do Magistério pombalense e paraibano. Deus os abençoe!

Pombal PB, 15/10/10

Clemildo Brunet de Sá
*Radialista, Blogueiro e Colunista

Contato: brunetco@hotmail.com
DR. CEZÁRIO DE ALMEIDA, O PROFESSOR DR. CEZÁRIO DE ALMEIDA, O PROFESSOR Reviewed by Clemildo Brunet on 10/14/2010 07:41:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion