banner

FAZENDO UMA "TURNÊ" POR POMBAL...


Maciel (Foto)
POR MACIEL GONZAGA*

Recebo de Clemildo Brunet uma intimação: “Escreva um artigo sobre a sua viagem a Pombal”. Aproveitando a folga do dia da eleição, já com atraso, pois a minha visita a Pombal foi na Festa do Rosário, valho-me ao notebook e começo a escrever. Minha esposa (Euclimar) se aproxima e indaga: “Está escrevendo o que aí? Nem nos dias de folga você não cansa de escrever?”. No imaginário, respondo: “Estou escrevendo sobre Pombal”. Minha filha (Emilly) se aproxima e, após vê o título do artigo, diz: “Painho! Não diga turnê não. Tour é mais charmoso”. Digressão ou turnê, derivado do francês tournée, ou tour em inglês. Tudo é a mesma coisa.

Lembro-me do livro “Viagens da Minha Terra”, de autoria de Almeida Garrett, que na obra misturam o estilo digressivo da viagem real (que o autor fez de Lisboa a Santarém) e a narração novelesca em torno de Carlos, Frei Dinis e Joaninha. No século XIX e em boa parte do século XX, a obra literária de Garrett era geralmente tida como uma das mais geniais da língua, inferior apenas à de Camões. A crítica do século XX (notavelmente João Gaspar Simões) veio questionar esta apreciação, assinalando os aspectos mais fracos da produção garrettiana. No entanto, a sua obra conservará para sempre o seu lugar na história da literatura portuguesa, pelas inovações que a ela trouxe e que abriram novos rumos aos autores que se lhe seguiram. Garrett, até pelo acentuado individualismo que atravessa toda a sua obra, merece ser considerado o autor mais representativo do romantismo em Portugal.

E a minha viagem a Pombal? Bem, ai estive mais uma vez e com muita alegria na Festa do Rosário. Há mais de 40 anos não presenciava tão importante acontecimento que fez parte da minha vida de criança e adolescente nas décadas de 50 e 60. Participei, ao lado de grandes amigos – Clemildo, Dr. Cezário, Genival Severo, Jerdivan, Nequinho (Verneck), Professor Vieira, Dr. Severino Coelho, João Costa, Zé Coelho, Zé Geraldo e tantos outros da festa do “Encontro dos Filhos de Pombal”.

Mas, o que mais me agradou foi a visita que fiz à Pombal que não conhecia. Em companhia do dileto amigo Dedé da Caçamba, na sua própria caçamba, fui à Rua de Baixo; visitei o “Pereirão”; conheci uma favela que se forma nas suas cercanias e, pessoalmente, cumprimentei algumas pessoas; conheci a ponte sobre o Rio Piancó, construída que foi após a minha saída de Pombal em 1968; desci até o Rio Piancó onde molhei meus pés e, em seguida o rosto, com a água “sagrada” daquele manancial; conheci de perto um núcleo habitacional denominado “Casinhas” na saída para Patos. Aqui abro um parêntese. A Constituição Federal de 1988 estabelece como dever do Estado, nas esferas Federal, Estadual e Municipal, “promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico” (art. 23, IX). Esse dever de construir moradias certamente decorre de ter o Estado brasileiro, como fundamentos, “a dignidade da pessoa humana” (art. 2º, III), e como objetivo “construir uma sociedade justa e solidária”, erradicar a pobreza”, e “promover o bem de todos” (art. 3º, I e III). Aquelas casas, pelo seu tamanho, não podem ser consideradas moradias dignas para uma família.

Por último, fui conhecer o Campus Universitário, na verdade uma obra vultosa. À saída, indaguei do meu cicerone: “Cadê a casa grande do Altinho de Dona Neca?”. A resposta de Dedé da Caçamba foi incontinente, embora sem me dizer os motivos: “Foi derrubada”. Parei, olhei para o alto, refleti e dei um grito que assustou o meu amigo de infância: “Cometeram um crime contra o patrimônio histórico desta cidade”. Não tive mais nada a falar. Perdi até a motivação de continuar a turnê ou tour, pois não havia mais nada que pudesse fazer ou mesmo admitir diante de tão monstruosa decisão... Mas, ao final de tudo, o importante é que conheci de perto uma Pombal que não conhecia.

*Jornalista, Advogado e Professor. Natal RN.
Natural de Pombal.
FAZENDO UMA "TURNÊ" POR POMBAL... FAZENDO UMA "TURNÊ" POR POMBAL... Reviewed by Clemildo Brunet on 11/01/2010 05:33:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion