banner

MACIEL GONZAGA: JUSTÍSSIMA HOMENAGEM AO PROF° Dr. JOSÉ CEZÁRIO DE ALMEIDA

Maciel e Clemildo (Foto)
Clemildo!

Mais do que justa, justíssima, a homenagem feita ao Professor Dr. José Cezário de Almeida, nosso digno conterrâneo pombalense. Falar de professor, me vem à memória o nome de Anísio Teixeira, ex-secretario de Educação da Bahia, Reitor da Universidade de Brasília, que teve como seguidor mais conhecido o professor Darcy Ribeiro, seu aluno, que criou os CIACs, CIECS e CAICS, copiando uma idéia de Anísio Teixeira implantada na década de 40, com a Escola Parque, de tempo integral, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador.

Ser professor é padecer no Céu e no paraíso. Todo dia comemorativo tem sua origem e o dia em homenagem ao professor não poderia ser diferente. O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

O magistério é uma profissão digna de homenagem diária; pelo empenho, esforço e até sacrifício empregados na labuta dessa importante missão, reconhecida com o esteio da humanidade. É através do professor que nascem as tantas outras profissões conhecidas no globo terrestre. O inteligente, saudável, abastado, elegante e mesmo, o mais simples dos homens e até o laureado com um prêmio Nobel tem que passar pelas mãos de diferentes mestres. Ser humano dedicado, o professor não mede esforços para levar uma boa educação a seus alunos, apesar das dificuldades. É um herói abnegado e apaixonado, mesmo diante de tantas adversidades. Salários miseráveis, falta de condições de trabalho, transporte e muitos deles passam fome. Podemos considerá-los heróis anônimos. Nossa homenagem aos mestres vai - na figura de um ser humano extraordinário, José Cezário de Almeida, figura ímpar de um mestre cumpridor de seus deveres, ser humano inigualável, amigo dos amigos. Nutrimos uma grande amizade. É um orgulho para mim ser seu conterrâneo e amigo. Não me estendo mais em elogiá-lo, porque tudo sobre Cezário já foi dito no seu artigo anterior. Apenas quero aproveitar o ensejo para apresentar a todos os professores a nossa solidariedade, nosso carinho e nossos parabéns. Sejam felizes!

Maciel Gonzaga.

GRATIDÃO:

Cezario de Almeida (Foto)
Meu caro Jornalista Maciel Gonzaga, um amigo adicionado ao meu coração, aos meus 45 anos de idade, por intermédio do meu outro imenso amigo Clemildo, que me conheceu aos 15, quando do meu ingresso no Lord Amplificador em 1979. Tê-lo como amigo, à fileira de pessoas intelectuais e de pessoas simples que fazem o meu cotidiano, trouxe-me mais satisfação à vida e a minha família. Seus comentários, mensagens e artigos sobre mim, motivam gratidão e honra inesquecíveis e, elevado sentimento prazeroso em conviver com uma pessoa (você, Maciel), pombalense, que detém grande admiração de todos, pela atitude-líder que desempenha. Obrigado!

José Cezario de Almeida
Professor
MACIEL GONZAGA: JUSTÍSSIMA HOMENAGEM AO PROF° Dr. JOSÉ CEZÁRIO DE ALMEIDA MACIEL GONZAGA: JUSTÍSSIMA HOMENAGEM AO PROF° Dr. JOSÉ CEZÁRIO DE ALMEIDA Reviewed by Clemildo Brunet on 10/17/2010 06:14:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion