banner

DIA DO RADIALISTA


CLEMILDO BRUNET*

O Dia do Radialista no meio radiofônico continua sendo comemorado em 21 de setembro, embora que oficialmente pela sanção da Lei n° 11.327 de 24/07/2006, ficou estabelecido o dia 07 de novembro em homenagem a Ary Barroso.

Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 24 de julho de 2006; 185º da Independência e 118º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

João Luiz Silva Ferreira

D.O.U. de 25.7.2006.

Quem foi Ary Barroso, que importância ele teve na vida do rádio, Para que a data do radialista tivesse o reconhecimento das autoridades do nosso país e passasse a ser comemorada no dia de seu nascimento? Ary foi compositor, músico e radialista brasileiro. Uma pesquisa chegou a revelar que um punhado de composições complexas e incrivelmente ricas na estrutura musical, fez dele um mestre que brilhou em todos os gêneros, compondo marchas, marchas-rancho, boleros, sambas canção, sambões, valsas e valsinhas, música para carnaval, Jango, faxtrote, hino para colégios, música junina, charleston, tudo sob um incomparável rigor.

Histórias do multimídia registram: Ary (músico, locutor esportivo e apresentador de shows de calouros), sempre em locais onde o autor de "Aquarela do Brasil" era visto no Rio dos anos 40 e 50: o Bar Vilarinho, o Maracanã e a Rádio Nacional.

O ingresso no rádio se deu como figurante em 1933. Em pouco tempo era redator, humorista, apresentador, repórter, produtor, pianista, mestre de cerimônias, entrevistador, narrador e comentarista de futebol.

Criador e apresentou de dois programas no cenário nacional na época: Calouros em Desfile e Encontro com Ary. Como apresentador de programa de calouros era temido por ser durão e intransigente com quem mostrasse gosto ou opinião diferente da sua. Seus programas revelaram nomes que fizeram história na nossa música popular brasileira, como Dolores Duran, Elza Soares e Elizeth Cardoso.

Partindo do pressuposto que Ary Barroso era temido e intransigente, analisemos um pouco a questão da ética do radialista nos dias atuais, que eu acredito que, assim como a palmatória não está mais para ser instrumento pedagógico nos nossos dias, o convencimento e a formação de opinião dos comunicadores de nosso tempo, não devam ser semelhantes aos métodos utilizados por Ary Barroso.

Digo isso porque a informação é o bem mais precioso em nossos dias, haja vista a proliferação da mídia nos mais diversos e variados meios de comunicação. A informação ela procede de várias fontes, vem em quantidades maiores e o que nos surpreende é a velocidade como ela chega. Por isso é necessário que a liberdade de expressão tenha a ética, como régua e compasso na informação que se transmite.

O Brasil com todo mecanismo da imprensa escrita, falada, televisionada e internet, tem uma sociedade que pouco se ler quase tudo se vê e tradicionalmente recorre-se ao rádio. Nada é tão supremo como rádio. O rádio informa, traz e leva a notícia, comenta, ouve opinião. É o rádio que penetra nos mais difíceis e distantes lugares. E quem está por traz de tudo o isso?

Antes de tudo o homem, o cidadão, o radialista, o verdadeiro formador de opinião. É a voz dos mais fracos para falar por eles, é a voz do combate, da cobrança, dos apelos. É aquele que faz rádio por amor, apesar de muitas vezes ser injustiçado pelos patrões. Mesmo nas dificuldades, vence as barreiras dos obstáculos e vai em frente cumprindo sua missão como sacerdócio. Muitas vezes mal entendido é discriminado, contudo, escudeiro da verdade.

Radialista você é voz que transmite emoções, nos faz ri e nos faz chorar. É a voz que ouvimos no raiar do dia e nas caladas da noite nos faz dormir e sonhar.

Pelo seu dia 07 de Novembro, meus parabéns!

Clemildo Brunet de Sá
*RADIALISTA

Contato: brunetco@hotmail.com
DIA DO RADIALISTA DIA DO RADIALISTA Reviewed by Clemildo Brunet on 11/05/2010 06:13:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion