banner

OLHOS QUE FICARAM...

Paulo em sua casa de campo
Paulo Abrantes*

Estava na varanda da Casa de Campo, olhando para o céu ainda nublado e meditando sobre os olhos femininos que ficaram...

- Que atrações, que chamamentos sedutores se escondem em certos olhos femininos! – pensava comigo.

Zé Alberto Costa, poeta alagoano, dizia que relembrar um grande amor, uma ausência lamentar, ficar triste, suspirar, ver a beleza da flor, andar com ar sonhador, parecendo estar ausente, isso é banzo recorrente, uma coisa que maltrata, pois saudade ninguém mata, é ela quem mata a gente.

- Que mistérios, que filtros fulminantes se encantam faiscando em certos olhos de mulher! Matutava comigo. Busquei um velho dicionário e li: O olho é um órgão dos animais que permite detectar a luz e transformar essa percepção em impulsos elétricos. Os olhos mais simples não fazem mais do que detectar se as zonas ao seu redor estão iluminados ou escuros. Os mais complexos servem para proporcionar o sentido da visão. Tudo bem, logo vi que tinha algo de eletricidade no meio... Mas os olhos são mais que isso, tem uma função especial para olhar o belo, o jardim com suas flores, a beleza da inquietude do mar, a lua que chama para as madrugadas serenatas, Vejo também, que tudo depende de como se olha as coisas da natureza, já dizia Padre Vieira: “Se olhares com amor, o corvo é branco; se olhares com ódio, o cisne é negro. O olhar, inevitavelmente, nos conduz pelo caminho da comparação, vitória, dor, alegria e compaixão. O escritor, Carlos Romero, nos diz que ninguém olhou melhor do que Jesus. Da visão dos lírios do campo, ele extraiu uma lição. A lição da preocupação excessiva do homem com o futuro. Conclui dizendo que as pessoas estão cada vez mais ocupadas e preocupadas consigo mesmas e esquecidas de que são humanas, e não máquinas. A reflexão de Jesus é esta: Se teus olhos forem bons, tudo se iluminará.

Foto Ilustrativa
- Que fogo chamativo é esse, que se esconde nos olhos de uma mulher!- continuei matutando.

Na verdade, em tempos atrás, na minha juventude, a coisa melhor do mundo para mim, era contemplar uns olhos verdes-claros, nessa vacilante cor do mar, que não sabemos como defini-lo de tão belo que ele é. Não era estranha essa minha preferência: eu me encantava com a beleza desses olhos numa mulher de cor morena. Gostava dessa mistura de cores, dando um ar selvagem, da mais pura natureza.

Tornei-me escravo desses olhos, mais do que devia, muito mais que os negros, pois foi nesses olhos verdes que me vi mergulhado num oceano de fantasias, atraído pelo sinistro canto de uma sereia. Passei um bom tempo, me debatendo nessas águas cheias de “ondas” verdes, da mesma cor do mar...

Depois vieram outros olhos, os olhos azuis, das mulheres serenas que envenenam, como se tudo na natureza se transformasse de repente em bonança perene sobre mim... Gostei demais de uns olhos azuis, amei-os tresloucadamente, tomei-os para mim e com eles me baixou uma tristeza sem fim que quase me matou de vez... Ora, quem sabe, se não era por ser da cor do céu... Céu, plenitude de felicidade, difícil de provar, mas se prova. Tenha fé.

Graças a Deus, já foi embora essa exaltação tola desses olhares fulminantes.

- Que coisa danada, menino, é mesmo esses olhares! – continuei matutando.

Até que enfim, chegaram depois, bem depois, os olhos castanhos, castanhos profundos mesmo. Sempre tive a mania de fazer comparações esquisitas, boas e pessimistas quando os via; eram cacimbas oleosas, como poços redondos de asfalto, a alumiar no sol quente do sertão. Eram dois faróis de tratores dirigidos, com câmaras escondidas, a fotografar os impulsos de corações inebriados de amor. Eram dois abismos profundos a perturbar-me a alma que não resisti ao chamamento atrativo de visitar a profundidade...

Esses olhos castanhos pisaram e repisaram o meu espírito, pondo mistérios de inferno no meu pobre coração, coração de amargura, de passado machucado... Sempre desconfiei que existiam garfos, espetos ou garras nesses olhares que tomavam conta de mim, atormentando a minha sensível personalidade.

Assim, digo com certeza, que esses olhos castanhos, sensuais e misteriosos, moravam na minha vida a refletir-me com esses dois faróis e os visualizo ainda mais felinos, jorrando labaredas de fogo, como nos relâmpagos fortes de Gado Bravo...

*Eng° Civil e Escritor.
 João Pessoa – PB.
OLHOS QUE FICARAM... OLHOS QUE FICARAM... Reviewed by Clemildo Brunet on 11/08/2010 06:50:00 AM Rating: 5

3 comentários

Unknown disse...

Que texto espetacular! Nunca vi igual descrição de um olhar! Só resta a vontade de ler, reler e não mais parar.




Abraço,
Maria do Bom Sucesso L. F. Neta

Anônimo disse...

Pois já os meus olhos viram a tua salvação, Lucas 2:30
Não há temor de Deus diante de seus olhos. Romanos 3:18
Disseram-lhe eles: Senhor, que os nossos olhos sejam abertos. Mateus 20:33
Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? João 9:10
Não dês sono aos teus olhos, nem deixes adormecer as tuas pálpebras. Provérbios 6:4
Tens tu porventura olhos de carne? Vês tu como vê o homem? Jó 10:4
Dali descobre a presa; seus olhos a avistam de longe. Jó 39:29
Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Salmos 115:5
Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei. Salmos 119:18
Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem, Salmos 135:16
Os meus olhos choram, e não cessam, porque não há descanso, Lamentações 3:49
[cântico dos degraus] A ti levanto os meus olhos, ó tu que habitas nos céus. Salmos 123:1
Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. Gênesis 6:8
E enlouqueceras com o que vires com os teus olhos. Deuteronômio 28:34
Não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, Salmos 132:4
E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus. Mateus 17:8
Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. Lucas 24:16
Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo. Gênesis 24:64
Saia a minha sentença de diante do teu rosto; atendam os teus olhos à razão. Salmos 17:2
Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar. Salmos 77:4
Na Bíblia Sagrada existem mais de mil citações sobre os olhos ai estão alguma delas.

Dr. Paulo eu li o seu artigo e gostei demais, pois o amigo é como eu: Romântico, observador, amante das coisas da natureza e da vida; um profundo conhecedor da arte de viver e viver bem com as relações humanas de amizade, amor, paz.
Quanto ao seu artigo eu acrescento por conta própria dizendo: Os olhos são as lâmpadas acesas para o mundo que por eles nós vemos a vida e tudo que nela há; temos a oportunidade de ver as coisas belas que DEUS nos proporcionou, mas em se falando de olhos que bom que temos olhos e podemos ver imagina o que não tem. Estes vêm com os olhos do espírito e por sentimentos que deus os proporciona, eles reconhecem o outro pelo toque, pelo cheiro, pelos passos.
Finalizando quero parabenizá-lo pelo texto e dizer que o que escreveu veio lá do fundo do coração, pois o homem justo e reto como o amigo, fala e escreve o que sente.
GRAÇA E PAZ MEU AMADO AMIGO

ana disse...

Que linda expiração, quanto mais ler mais bonito acha, e nele a gente sente uma enorme verdade...

Recent Posts

Fashion