banner

ESPORTE NA ESCOLA

Clemildo Brunet (Foto)
CLEMILDO BRUNET*

Acabou o tempo em que as formações pedagógicas das nossas crianças e jovens eram feitas a base da palmatória ou castigo. Quem não quisesse obedecer às ordens superiores sofria as mais severas punições. O aprendizado era uma imposição por métodos que raramente surtiam efeitos e quando isso acontecia, era tão somente por boa vontade de quem já tinha alcançado maturidade e desejava vencer na vida. Hoje está tudo diferente, as coisas evoluíram e é preciso acompanhar o ritmo dessas mudanças. Agora novas modalidades são aplicadas no ensino, com o fim de despertar o interesse das crianças e dos jovens pelo o estudo e aprendizagem.

Foi pensando assim que a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Matilde de Castro Bandeira” situada a Rua Manoel Pedro de Sousa 483 Pombal PB, depois de rodas de discussões e acurada pesquisa entre os alunos sobre suas necessidades e preferências, optaram pelo o esporte nas suas diversas modalidades. Com este resultado, a equipe técnica formada pelos professores, supervisora, direção e corpo de apoio da entidade, elaboraram o Projeto Interdisciplinar “Esporte na Escola”.

Segundo a equipe pedagógica da Matilde de Castro Bandeira, o motivo maior da idealização do projeto partiu da necessidade de minimizar os problemas como: Evasão escolar, indisciplina e baixo rendimento, pois o perfil da clientela era de desmotivação e baixa auto-estima. É claro que num projeto dessa envergadura teria que se pensar como dar andamento ao que se pretendia fazer, pois falta de espaço físico, recursos materiais dentre outros eram empecilhos. Mas com garra e determinação da equipe que partiu unida, finalmente o projeto “Esporte na Escola” teve sua execução.

O sucesso alcançado para levar adiante o esporte na escola, contou também com a participação dos pais de alunos, os quais foram solícitos em atender a equipe profissional de educadores, assumindo o compromisso de apoiar as ações práticas e lúdicas do projeto. Temáticas como: Oficinas de biscuit, brinquedos e jogos reciclados, aulas de artes fizeram sucessos, nas segundas e quintas, nos dois turnos com cem por cento de frequência.

Lixo no Lixo Escola no Capricho - Coleta Seletiva. Exibição de vídeos e leitura de textos, onde se aprende a diferença, distinguindo cada tipo de lixo (papel, metal, plástico, vidro e lixo orgânico, a serem depositados em coletores de cores variadas. O papel em recipiente de cor azul, o plástico no de cor vermelho, o metal no recipiente amarelo, o vidro em um recipiente verde, o lixo orgânico- composto de restos de alimentos em recipiente marrom e os resíduos gerais não- recicláveis em recipiente cinza.

Combate as Drogas e Alcoolismo: temáticas desenvolvidas dentro do projeto esporte na escola, conscientizando pais, alunos e educadores sobre o risco do uso e abuso de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas e suas conseqüências na desenvolução física e mental da espécie humana.

Alimentação Saudável – palestras e discussões sobre como proceder para se ter uma alimentação adequada, prevenindo-se da obesidade e outras doenças. Os alunos interagiram apresentando paródias, dramatizações, além de exibirem uma pirâmide alimentar.

Por fim, a criação de um time de futebol formado por alunos dos 4° e 5° anos, na faixa etária de 10 a 13 anos, contando com a colaboração voluntária do funcionário da casa, Walter Cezar Cruz, como treinador do time Matilde Futebol Clube, cujos treinos acontecem as quartas feira nos dois turnos no estádio municipal “O Pereirão”.

Linha de Tempo do Ferroviário Esporte Clube - foi outro tema do projeto esporte na escola, do Educandário Matilde de Castro Bandeira, envolvendo os alunos do 5° ano do ensino fundamental, turma B, turno Tarde. Objetivo - Resgatar a história do Ferrim desde a fundação, organizada pelo o funcionário da Rede Ferroviária do Nordeste, desportista Rivaldo Salustiano de Sousa, que com as suas expensas resolveu investir no futebol, reunindo alguns atletas do extinto Botafogo Esporte Clube de Pombal, para formação do novo time, tendo como data de fundação 02 de fevereiro de 1980. Outras temáticas desenvolvidas foram: Brasil Rumo ao Hexa 2014 e Políticas de Valorização Humana.

Na última segunda feira dia 29 de novembro, no Cenáculo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Matilde de Castro Bandeira, realizou a exposição dos stands com as temáticas do projeto, tendo sido apresentada habilidades específicas e práticas esportivas. Nosso desejo é que outros estabelecimentos de ensino sigam o exemplo!

Pombal PB, 02/12/2010.

*RADIALISTA
Twitter @clemildobrunet
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
ESPORTE NA ESCOLA ESPORTE NA ESCOLA Reviewed by Clemildo Brunet on 12/02/2010 08:04:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion