banner

DE ONDE SURGE O PENSAMENTO?

CLEMILDO BRUNET*

“Pensamentos são as sombras dos nossos sentimentos - sempre mais obscuros, mais vazios, mais simples que estes.” Nietzsche

Parece algo abstrato, no entanto, o pensamento existe e é constante na vida de cada individuo. Difícil é imaginar que exista alguém que nunca tenha ocupado sua mente com um ou mais pensamentos. Mas, de onde vem o pensamento? Você já parou alguma vez pra pensar? De repente o pensamento surge leve e solto assenhoreando o nosso sentido. Em relação ao plano divino torna-se complicado para o ser humano compreender essas coisas.

Antes que o homem questione que DEUS não existe! A bíblia já revela o seu pensamento - “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus”. Sl.53:1a. O homem está em um plano tão inferior ao seu Criador que o próprio Deus declara: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor” Is.55:8. No contexto desta passagem o Criador diz que, assim como os céus são mais altos do que a terra, do mesmo modo seus caminhos e pensamentos são mais elevados que os nossos e isso a ponto de restaurar nossa condição e pensamento.

“Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”. Jr. 17:10.

Muitas questões têm sido levantadas sobre a origem do pensamento - filósofos e pensadores procuraram adivinhar de onde vem o pensamento humano e não obtiveram êxito. Depois de muitas discussões e poucas conclusões puderam perceber que na origem do pensamento está a origem da subserviência.

Segundo o filósofo grego Descartes, autor da célebre frase "penso, logo existo", o pensamento não se origina no próprio homem, e sim, fora dele, ou, em suas próprias palavras, em uma área distinta da área corpórea. Partindo de tal princípio chegamos facilmente ao encontro da manipulação do pensamento, ou seja, para manipular o pensamento não se precisa dominar a mente do ser humano, mas sim, dominar aquilo que lhe faz pensar, aquilo que lhe origina o pensamento.

Somos vulneráveis ao pensamento que nos assedia; ora pensamos mal, ora pensamos bem, contudo, nunca nos deixemos levar por pensamentos que nos leve a ruína. Impossível é evitar esses pensamentos, no entanto, podemos enxotá-los, assim como Abrão fez com as aves de rapina, que queriam devorar os animais esquartejados sobre o altar imolados em holocausto. “As aves de rapina desciam sobre os cadáveres, porém Abrão as enxotava” Gn. 15:11.

Paulo em sua carta aos filipenses exorta: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Fp 4:8.

Pombal, 19/01/2011
*RADIALISTA
Contato: brunetco@hotmail.com
Twitter @clemildobrunet
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
DE ONDE SURGE O PENSAMENTO? DE ONDE SURGE O PENSAMENTO? Reviewed by Clemildo Brunet on 1/22/2011 10:30:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion