banner

DUBIEDADE DO APOSENTADO...

Clemildo Brunet (Foto)
CLEMILDO BRUNET*

Quando vejo na bíblia a expressão “E tu irás para os teus pais em paz; serás sepultado em ditosa velhice” promessa de Deus a Abrão em Gênesis 15:15, bem como em outra passagem: “Velho e farto de dias, expirou Isaque e morreu, sendo recolhido ao seu povo; e Esaú e Jacó, seus filhos o sepultaram”. Gn.35:29, fico a meditar no significado dessas palavras: “Ditosa velhice/velho e farto de dias.

Quem pensa que vida de aposentado é boa, muitas vezes se engana. Aposentado é aquele que alguns consideram que já não serve mais para nada, pelo simples fato de estar inativo. O idoso ou aposentado só tem prioridade em determinadas ocasiões e nem sempre! Como fila de banco, atendimento em repartição pública etc.

Os filhos, os netos e parentes já não lhe dão atenção como quando dependia única e exclusivamente dele. Faltam-lhe com respeito, já não pedem a bênção, ignoram sua presença em reuniões familiares e pouco se importam com o seu estado de saúde.

Certa vez um filho desalmado, de uma família que possuía bens, vendo sua mãe postada doente numa cama, enquanto os demais discutiam a possibilidade de levá-la a um centro especializado de saúde; esbravejou: “Por mim ela morre aí e não dou nem um passo”, com o dedo em riste apontado para mãe.

Costumamos dizer que o tempo mudou para justificar nosso comportamento diante do idoso ou do aposentado de nossos dias. Pode ser, mas, na verdade nós é que mudamos. Não admitimos em hipótese alguma ouvir os conselhos de quem passou pela vida, viveu e adquiriu experiência aos longos dos anos.

Isso não é de hoje. No passado duas tribos dos hebreus provocaram a divisão do reino de Israel, pelo fato de um filho desobediente ter atendido o conselho dos jovens da sua época, em detrimento aos ensinamentos dos mais velhos com suas experiências. Por este e outros fatores em nossos dias, a vida não tem sido fácil para o idoso ou aposentado.

Os que na família dedicam certo cuidado aos aposentados, muitas das vezes são mal vistos pelo demais. Recebe censura de toda ordem. Alguns julgam que é por interesse querendo botar a mão nos proventos do infeliz, outros não levam em conta e nem reconhece o benefício que se está fazendo ao ente querido. Finalmente, os que não fazem nada por ninguém, se ocupam dessas coisas. Eita! Vida difícil é de quem se aposenta!

É preciso lembrar que o aposentado foi aquele que contribuiu em muito para nossa sociedade e por muitos anos. Hoje só lhe resta a esperança de poder usufruir dos seus míseros proventos para sobreviver nesta terra com dignidade. Aqui no Brasil o Dia 24 de janeiro é a comemoração do seu dia.


Caminhar com Dignidade!

Parabéns Aposentados do meu Brasil!

Pombal, 28/01/2011
*RADIALISTA
Contato: brunetco@hotmail.com
Twitter: @clemildobrunet
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
DUBIEDADE DO APOSENTADO... DUBIEDADE DO APOSENTADO... Reviewed by Clemildo Brunet on 1/29/2011 07:50:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion