banner

NINGUÉM ESQUECE A PRIMEIRA VEZ

Prof° F. Vieira
Por Francisco Vieira*

Segunda a ordem cronológica, tudo que é primeiro é início de alguma coisa. Entretanto, por ser primeiro nem sempre é o melhor, mas representa algo inesquecível que marca nossa memória. É sinal de que ninguém esquece a primeira vez.

Quem não lembra o primeiro brinquedo, a primeira namorada, o primeiro beijo, a primeira transa? Quem não tem na lembrança o primeiro puxão de orelhas ou as primeiras chineladas dos pais? Como poderia esquecer se ainda dói. Se não deixaram sinais no corpo ficaram marcas na mente. Seja lá o que for, a primeira vez permanece indelével na memória.

Na adolescência, como a maioria dos jovens, sentia atração por certas coisas chegando a manter por elas verdadeira obsessão. Assim, desde cedo, mantive o desejo de possuir um terno, isto é, vestimenta completa, composta de calça, paletó, colete e gravata. Trata-se de traje usado para momentos especiais como casamentos, batizados, formatura e até para o exercício do sublime ato democrático do voto. Queria me vestir como as autoridades da época. Além de políticos se via também juízes, promotores, advogados, pastores, e outros que caminhavam imponentes pelas ruas da cidade chamando a atenção das pessoas.

Obcecado alimentei a idéia por muito tempo, pois achava inexplicavelmente interessante uma pessoa uniformizada. Acho até que paletó e gravata fazem as pessoas se sentirem diferenciadas. O traje é por si só um cartão de apresentação que além de elegância imprime poder, impõe respeito, imponência.

Anos 60/70. Lembro-me perfeitamente que além de meu pai havia ainda dezenas de comerciantes como: Napoleão Brunet, Dorgival Mota, Cesar e Nô Lopes, Afonso e João Josias e outros, todos elegantemente trajados na festa de fundação da Associação Comercial de Pombal e posse de seu eterno presidente Zuza Nicácio.

Recordo-me igualmente de José Benigno de Sousa – Seu Lelé – vestido como um lorde nas sessões da Câmara de Vereadores. Como poderia esquecer as figuras emblemáticas de João Alfredo, Carneirinho e Caboclinho que assim se vestiam diariamente, mesmo desafiando o sol causticante e o calor ofegante da região. Nesse aspecto, Caboclinho tornou-se uma referência e motivo de brincadeira. Em tom jocoso diziam que para não tirar a gravata ele a engomava no pescoço.

1.965. Finalmente a concretização do meu sonho. Como presente de quinze anos recebi dos meus pais o tão sonhado terno completo. O tecido era tropical de cor azul-marinho, comprado na Loja dos Pobres de Seu Severino Ugulino. A confecção ficou a cargo de Félix Tavares de Araújo ou Félix de D. Lourdes. Quanto ao preço foi acertado entre ele e meu pai, cujo valor não me foi informado e nem mesmo procurei saber. Daí, até a prova final e o recebimento foram quinze dias de espera e intensa ansiedade. Também não foi menor a espera pela foto em preto e branco, pose artística, tirada por Léo Formiga, colocada em porta-retrato e oferecida depois com frases amorosas a algumas namoradas.

Igualmente prazeroso foi vestir o almejado terno em público pela primeira vez. O grande momento se deu na festa de aniversário de Maria do Socorro de Maurício Bandeira onde bebi, dancei e paquerei. Fiz de tudo um pouco. Senti-me o dono da situação. Aí sim, o sonho estava completamente realizado. Pelo menos nessa ocasião me senti grande e importante diante dos colegas; tão grande quanto aqueles aqui citados.

Na vida acontecem fatos inesquecíveis. Alguns gostaríamos que durassem para sempre outros, que fossem esquecidos ou que nunca tivessem acontecido. Mas como esquecer se deixaram marcas que resistiram ao desgaste do tempo! O importante é que aprendemos com todos, pois cada um deixa uma lição, um ensinamento. Por isso é que hoje pensamos no amanhã lembrando o ontem.

A vida é feita de momentos sendo que muitos passam e outros ficam. Alguns são lembrados com saudade, principalmente quando se trata da primeira vez, porque A PRIMEIRA VEZ NINGUÉM ESQUECE.

Pombal, 04 de janeiro de 2011.
*Professor, Ex-Diretor da Escola Estadual João da Mata, Ex-Secretário de Administração do Município de Pombal.
NINGUÉM ESQUECE A PRIMEIRA VEZ NINGUÉM ESQUECE A PRIMEIRA VEZ Reviewed by Clemildo Brunet on 1/05/2011 09:08:00 AM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

Caro irmão e professor amigo, descreveste bem em seu texto "NINGUEM ESQUECE A PRIMEIRA VEZ", todo ser humano é dotado de desejos, aspirações, sonhos, estes sentimentos quando são satisfeitos pela primeira vez nunca esquecemos. Você imagine aquele que tem o desejo de servir, sua primeira boa ação jamais será esquecida. Conheci um homem que tinha um desejo de alimentar muitas pessoas famintas, após conseguir isso e satisfazê-las, ele me confessou ter sido o dia mais feliz da sua vida, pois via o brilho no olhar!! E o sentimento deles ao saciarem sua fome!!. Mesmo que todo dia não tivesse aquele manar. Este dia foi inesquecível para eles e em especial para o seu anfitrião. Eu tenho um desejo, gostaria de que todo homem vivesse em paz, e quando isto acontecer eu jamais esquecerei, mesmo que não esteja por aqui, a minha descendência poderá estar e se alegrará em meu nome e dali por diante não esquecerão jamais.

O salmo 133
(cântico dos degraus, de Davi)
1-Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

2-É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.

3-Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.

O homem foi criado por deus com sua imagem e semelhança, a criatura infringiu as leis determinadas pelo seu criador e caiu em pecado...... Mas depois de muitos acontecimentos, DEUS enviou sua preciosidade, seu único filho para conviver como homem na terra e semear o evangelho, o amor a toda criatura, culminando com a crucificação lá no Gólgota. Não estão entendendo o que estou escrevendo, o que isto tem a ver com o tema. Mas quero dizer-vos que todos nós cristãos tivemos um grande acontecimento em nossas vidas e foi uma única e PRIMEIRA vez e não podemos jamais esquecer, pois JESUS verteu todo seu sangue no calvário em favor de nós pecadores, ele pagou o preço mais alto que se pode pagar, FOI O DA MORTE, E MORTE DE CRUZ. PORTANTO, ESTE ACONTECIMENTO, ESTA PRIMEIRA E ÚNICA VEZ QUE ALGUEM SE DISPOS A PAGAR UM PREÇO TÃO ALTO POR ALGUEM!!, É PORISSO QUE:
"NINGUEM ESQUECE A PRIMEIRA VEZ"

JÚNIOR BOM SUCESSO
PATOS PB, 07.01.2011

Recent Posts

Fashion