banner

BOM COMEÇO - MEDICAMENTOS GRATUITOS!

Clemildo Brunet (foto)
CLEMILDO BRUNET*

O Programa Aqui Tem Farmácia Popular do Governo Federal que desde 2004 vinha oferecendo o desconto de 90% para 108 tipos de medicamentos, a partir do dia 14 do corrente mês, vai distribuir de forma gratuita os medicamentos para diabetes e hipertensão. Para ter acesso a esses remédios gratuitos é necessário que o paciente apresente em uma farmácia conveniada, o CPF, um documento com foto e a receita médica, seja de médico da rede pública, ou particular.

Isso já é um bom começo para a nova administração que se instala no país. A Presidente Dilma Rousseff, juntamente com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, fez o anuncio da medida nesta quinta feira dia 03. Convenhamos que não exista uma lista específica dos medicamentos, porém, é preciso verificar se o estabelecimento farmacêutico fornece o medicamento prescrito pelo médico ou se há disponibilidade do medicamento na farmácia.

A realidade é que a população brasileira tem vivido mais; e nisso consiste à procura de nossos patrícios em busca de melhor qualidade de vida. Segundo dados do governo, cerca de 33 milhões de pessoas no Brasil sofrem de hipertensão (pode até ser mais), e outras 7,5 milhões de diabetes. A gratuidade desses medicamentos foi uma das promessas de campanha da Presidente da República.

Logo depois da posse em 1° de janeiro deste ano, seu primeiro contato público no Palácio do Planalto, a Presidente afirmou que inaugurar a gratuidade de medicamentos seria uma das expressões de seu compromisso em erradicar a pobreza.

“Não há diferença entre ricos e pobres no que se refere àqueles que precisam do medicamento. Vamos concentrar nosso esforço para impedir que o ônus da diferença da renda coloque em risco os portadores de doenças para as quais a medicina já tem tratamento. Talvez seja na saúde que a diferença de renda tenha a expressão mais perversa”, disse a presidente.

Cerimônia do anuncio dos medicamentos gratuitos
Na verdade, como bem disse a presidente em seu pronunciamento na hora do anuncio dos medicamentos gratuitos: “Eu tenho a satisfação de honrar esse compromisso que assumi. Essas duas doenças prejudicam cada vez mais a saúde de homens e mulheres em nosso país. Por isso, durante a campanha e neste primeiro mês de governo, decidi que é dever do estado proporcionar a todos o acesso a medicamentos”, declarou Dilma.

Segundo declarações do ministro da Saúde Alexandre Padilha, o Governo vem investindo 90% do custo dos 24 tipos dos medicamentos que fazem parte do Programa Farmácia Popular. Já no caso dos medicamentos de hipertensão e diabetes, houve um acordo para que a Indústria Farmacêutica reduzisse as margens de lucro, a fim de permitir a gratuidade dos medicamentos.

Como todo cuidado é pouco, o ministro no início da cerimônia deixou escapar que o Governo está também investindo no controle e auditoria do programa para evitar fraudes. Um grupo técnico vai acompanhar a implantação da nova fase e o controle dos medicamentos distribuídos pelas farmácias populares – será o aviamento da receita médica.

BOM COMEÇO PARA OS BRASILEIROS – MEDICAMENTOS GRATUITOS!

Pombal, 04/02/2011
*RADIALISTA
Contato: brunetco@hotmail.com
Twitter @clemildobrunet
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
BOM COMEÇO - MEDICAMENTOS GRATUITOS! BOM COMEÇO - MEDICAMENTOS GRATUITOS! Reviewed by Clemildo Brunet on 2/04/2011 02:27:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion