banner

VALDO ASSIS: UM SUJEITO EMBLEMÁTICO...

Clemildo Brunet (Foto)
CLEMILDO BRUNET*

Esta semana visitei alguns sites na net que me trouxe grandes recordações do passado, principalmente aqueles que tratam de assuntos radiofônicos de nossa região. Falavam de emissoras as quais tive o prazer de ser ouvinte quando criança e na minha fase de adolescência. Em alguns desses sites encontrei histórias hilariantes de pessoas que se destacaram nos bastidores pelas suas peraltices, coisas que a despeito de trabalharem em um meio de comunicação nunca foi levado ao conhecimento do público.

Valdo Assis e os filhos
Isto me aflorou a ideia de tratar nesta coluna sobre Valdo Assis, cujo nome de batismo Valdenice Assis Costa, (talvez o nome soasse como se fosse de mulher), daí o motivo de suprimir para Valdo, até mesmo pelos próprios familiares. Nasceu em 27 de março de 1963 no sítio Formiga – Umburaninha, hoje município de São Domingos. Seus pais Valdeci Dantas da Costa e Gecira Assis Costa, tendo apenas uma irmã Valdenira Assis Costa, casou-se em Pombal com a jovem Franci Felinto da Costa, de cuja união nasceram os filhos Suzane, Ruthe e Felipe.

Ainda rapazinho veio morar em Pombal e logo nos tornamos amigos na convivência da mesma fé freqüentando os Cultos e a Escola Dominical da Igreja Presbiteriana. Mais tarde, fui eleito Presbítero e Valdo Assis me auxiliava na instalação do serviço de som quando das realizações dos Cultos de evangelização nas casas dos membros da igreja.

Valdo Assis (Foto)
Valdo Assis era um sujeito de uma empatia grande e fácil de ter amigos em seu circulo de convivência, quando da instalação da Rádio Maringá AM, a primeira de Pombal, (hoje infelizmente se encontra desativada) - eu o coloquei na lista daqueles que deveriam fazer parte do Cast, como controlista - operador de áudio. Graças a Deus o grupo Pereira permitiu que eu fizesse as indicações para formação da equipe.

Nosso lendário e veterano de rádio, Genival Severo, como é do seu costume, entendeu logo de por um apelido no Valdo Assis, (em razão do mesmo ter o rosto cheio de espinhas), Genival, no seu programa de forró todas as tardes de segunda a sábado, acostumou-se a chamar o controlista de cara de Pinha. No entanto, Valdo não dava a menor importância ao que Genival dizia.

Por se tratar de um veículo de entretenimento e diversão o rádio proporciona a quem participa do mesmo, muitas oportunidades para seus membros extravasarem o que estar em seu ego. É como se estivesse dentro de uma panela de pressão e esta fosse aberta de repente! Foi o que aconteceu com Valdo Assis, de espírito expansivo e alegre, tornou-se uma figura de histórias hilariantes em suas atividades no rádio e fora dele.

Certa vez em uma campanha política na entrada da cidade de Jericó estavam os deputados Adauto Pereira e Francisco Pereira, por volta do meio dia, aguardando a chegada da caravana do então candidato a Governador Marcondes Gadelha, em dado momento, Adauto Pereira mandou Valdo Assis ir buscar na mala do carro um litro de Wisque para saborearem, ele foi e trouxe além dos copos para o deputado e acompanhantes, um para ele, na hora do parlamentar servir o Scott, Valdo estirou a mão e foi também servido por Adauto.

De outra feita o Cara de Pinha foi com o carro de som para um comício em Catolé do Rocha, ao regressar para Pombal por volta de uma hora da manhã, o veículo deu um problema na passagem do triângulo; no local havia um barzinho que era freqüentado por homens e mulheres, Valdo ao invés de vir pra cidade em busca de ajuda, não contou conversa, ligou o som pra o pessoal dançar em plena bifurcação das estradas entre pombal e Catolé até amanhecer o dia, enquanto nós na cidade, preocupados, pois até 8 da manhã, ele ainda não havia chegado nem dado notícia.

Valdo Assis além de controlista era também responsável pelo Studio de gravação da Rádio Maringá e em pouco tempo começou a fazer ensaios para locutor, ocupando espaços de programas musicais. Numa dessas ocasiões chegou com atraso e esqueceu a bicicleta encostada no meio fio da calçada da emissora. Alguém passa e carrega o veiculo do ciclista. Começamos então a pensar numa estratégia de como trazer de volta ao seu dono à bicicleta.

Num escalonamento progressivo de horários alternados, fizemos três anúncios diferentes: 1- Avisamos pelo rádio dando a entender que alguém havia levado a bicicleta por engano. 2 – Que alguém tinha visto a pessoa que levou a bicicleta. 3- que já sabíamos o nome da pessoa e caso não viesse entregar no prazo de algumas horas, a polícia seria acionada a procura de quem praticou o delito. Em pouco tempo o objeto roubado foi restituído ao dono.

Em março de 1987 Valdo Assis viajou com a família para São Paulo, no início de sua chegada ainda se comunicou com os familiares, depois fechou o tempo e nunca mais deu noticia. Sabe-se que após todos esses anos ele aqui e acolá é visto por pessoas amigas, circulando pelas redondezas de Guarulhos. Seus pais aqui vivem apreensivos para saber do paradeiro do filho que há 24 anos está em São Paulo.

Valdo Assis (Foto)


Se alguém tem informação do lugar exato onde Valdo Assis se encontra, por favor, leve este texto ao seu conhecimento, pois se trata de uma homenagem em forma de apelo, a fim de que ele volte a se comunicar com seus pais.



Pombal, 11/02/2011
*RADIALISTA.
Contato: brunetco@hotmail.com
Twitter @clemildobrunet
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
VALDO ASSIS: UM SUJEITO EMBLEMÁTICO... VALDO ASSIS: UM SUJEITO EMBLEMÁTICO... Reviewed by Clemildo Brunet on 2/12/2011 06:10:00 AM Rating: 5

Um comentário

Unknown disse...

caro CLENILDO eu não sabia do desaparecimento do Valdo(cara de pinha).estou supreso.

Recent Posts

Fashion