banner

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A AGONIA DO PLANETA!

Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” Rm. 8:22.


CLEMILDO BRUNET*

A humanidade precisa tomar consciência que os problemas relacionados com as mudanças climáticas da terra, têm muito a ver com a maneira como eles são encarados pelos próprios habitantes do globo terrestre. O que tem se lido por aí afora é que o ser humano por não haver pensado no futuro, vem sofrendo consequências inimagináveis, atingindo a vida das pessoas e tudo que lhes pertencem.

Lembro-me de um tempo em que se ouvia sobre desastres e catástrofes em outras partes do mundo, era corrente afirmar que isso nunca aconteceria aqui, por causa da posição geográfica privilegiada do Brasil. No entanto, estudiosos têm buscado encontrar respostas para os fenônemos da natureza que estão acontecendo, principalmente no sul e Sudeste.

As muitas enchentes que tem se dado em algumas cidades brasileiras, a exemplo de Santa Catarina, Minas Gerais e ultimamente no Rio de Janeiro, não são somente enchentes de chuvas torrenciais, há também tufões e tornados de escalas médias. São catástrofes naturais matando pessoas inocentes que não podem mais viver em paz nas cidades que moram.

Por falar em tornados, cidades aqui da Paraíba a exemplo de Várzea e Uiraúna, na última terça feira de Carnaval 08/03/2011, registraram fortes ventos com velocidade de 80 km/hs., provocando estragos e nervosismo na população. Casas foram destelhadas, tetos desabaram, árvores e muradas caíram e antenas parabólicas destruídas.

Já na tarde da quinta feira dia 03 de março, em Jardim do Seridó - no Rio Grande de Norte, um vendaval se abateu sobre a cidade. Muitas casas também foram destelhadas e casos mais graves foram registrados no Ginásio de Esporte e no Posto de combustível. A cobertura caiu por cima das bombas, dos carros e motos. O Ginásio também perdeu sua cobertura. Postes e árvores caíram pelas ruas da cidade.

Para especialistas, essas ocorrências têm relação com as mudanças do clima que vem ocorrendo em todo o mundo, sendo que as causas têm um componente natural, além da influência do homem. Conforme dados divulgados no Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão ligado às Organizações das Nações Unidas, a temperatura média hoje da Terra é de 14° C, sendo que nos próximos 100 anos poderá aumentar entre 1,4° C e 5,8° C. Isso significa a elevação da temperatura para algo entre 15,4° C e 19,8° C.

De acordo com o técnico em mudanças climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Adriano Santhiago, o efeito estufa é um fenômeno natural, mas há atividades que têm contribuído de maneira significativa para o aumento dos efeitos na Terra. “A emissão de gás carbônico proveniente do setor energético tem contribuído com 75% das emissões de gases efeito estufa no mundo”, alertou. Os outros 25% da emissão de gás carbônico são provenientes do setor de transporte, do uso da terra e floresta, com destaque para a agricultura e o desmatamento.

A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil adotou como tema da Campanha da Fraternidade deste ano: Fraternidade e a Vida no Planeta. “O objetivo da campanha é de contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participarem dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta” declarou o secretário-geral da CNBB dom Dimas Lara Barbosa. A Campanha da fraternidade teve início nesta quarta feira de cinzas e se estenderá por todo período da quaresma.

Entre as ações práticas sugeridas pela campanha da fraternidade este ano, estão a redução do uso de sacolas plásticas, o uso de energias renováveis e mudanças de hábitos de costume. “Pergunta-se o que o cidadão comum pode fazer. As enchentes em São Paulo e em outros capitais, por exemplo, poderiam ser minimizadas se não houvesse uma massa de detritos jogados nos rios”, citou dom Dimas.

Façamos a nossa parte colaborando com a preservação do meio ambiente. Que Deus nos ajude!

Pombal, 10/03/2011

*RADIALISTA
Twitter @clemildobrunet
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A AGONIA DO PLANETA! AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A AGONIA DO PLANETA! Reviewed by Clemildo Brunet on 3/11/2011 06:23:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion