banner

O ESCÁRNIO DA MORTE!

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

“Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” Hb.9:27

Ouvimos constantemente pessoas afirmarem: Não me conformo com a morte! De fato, a morte é um mistério; a nós pecadores, não nos foi dado o direito de saber a profundidade desse mistério. “... Somos entregues à morte continuamente, somos considerados como ovelhas para o matadouro”. Sl.44:22. Sabemos o que é a vida, mas sem a revelação divina, não sabemos ao certo o que seja a morte, exceto que ela é o fim da vida. Como diz o livro de oração da Igreja Episcopal Anglicana “No meio da vida estamos em morte”. Isto quer dizer que a morte faz parte da vida.

Hoje as pessoas referem-se a mim e a você pelo nome, mas, amanhã quando morrermos, a identificação será apenas por nosso estado – “o falecido”. Quer queiramos ou não, quer pensar e se preparar para ela ou não, se nós sabemos sobre o futuro ou não, a nossa morte vai acontecer. “Que homem há, que viva e não veja a morte? Ou que livre a sua alma das garras do sepulcro? Sl 89:48.

Catástrofes e tragédias vêm se abatendo sobre o planeta. O terremoto e tsunami que atingiram o Japão na última sexta feira (11), segundo dados divulgados pela Polícia Nacional japonesa nesta quinta feira (17), dão conta que o número de mortos chegou a 5.178 em 12 Prefeituras (distritos), enquanto que cerca de 8.606 continuavam desaparecidos. Além do mais, o Japão enfrenta no momento tremores secundários, ameaça nuclear e crise humanitária. Segundo especialistas, essa é a mais grave crise nuclear no planeta, desde o acidente na usina de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

Em nosso país, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, por causa das fortes chuvas caídas ultimamente na região vem se registrando algumas mortes e números consideráveis de desabrigados. Dez cidades em Santa Catarina já estão em situação de emergência. No Município de São Lourenço do Sul (RS) foi decretado estado de calamidade pública, registrando-se sete mortes na cidade e uma pessoa desaparecida. No Paraná, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil na segunda feira (14), quase 25 mil pessoas foram afetadas. Entre desalojados e desabrigados mais de 9,8 mil tiveram que deixar suas casas.

Também, o escárnio da morte está entre nós, embora em proporções menores. Contudo, nos fere muito, pois são pessoas do nosso convívio e amizade, que se vão e que nunca mais veremos. Nossa cidade ultimamente teve o infortúnio de registrar com tristeza a perda de alguns entes queridos de tradicionais famílias.

As áreas da Comunicação e Cultura foram as que mais sofreram baixas, com os falecimentos das professoras Ivanil Salgado, Fátima Buzina, Cessa Lacerda e André Luiz de Sousa Vasconcelos, professor da UFCG de Pombal, além do Jornalista Paulo Queiroz, que, embora morando distante, em Rondônia, a notícia de sua morte nos surpreendeu bastante. Nesta semana foi à vez do professor, escritor, poeta e ex-vereador Expedito Abrantes.

Sei o quanto é difícil para nós humanos compreendermos essas coisas, no entanto, devemos encarar a morte como um momento passageiro, firmados nas palavras do Senhor Jesus que disse: ”Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês Isto?” Jo.11:25,26.

Jesus o verbo encarnado de Deus enfrentou a morte e deu a sua vida por nós. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. Rm 5:8. Ele Despojou principados e potestades triunfantemente - com a sua morte na cruz, e ao expirar disse: “Está consumado!”

No tempo certo, já determinado por Deus, a morte que é descrita na bíblia como o último inimigo do homem, será destruída. Cumprir-se-á o que está escrito: “Tragada foi a morte pela vitória” 1Cor 15:54. Diz o Apocalipse: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”. Ap 21:4.

Concluindo, evoco a afirmação do grande evangelista norte americano Billy Graham, considerado o maior pregador do Século XX, que com 92 anos de idade ainda lúcidos, está escrevendo um livro sobre Envelhecimento.


Biily Graham

“É estranho que os homens se preparem para tudo, exceto para a morte. Nós nos preparamos para instrução. Preparamo-nos para o trabalho. Preparamo-nos para nossa carreira. Preparamo-nos para o casamento. Preparamo-nos para velhice. Preparamo-nos para tudo, exceto para o momento em que vamos morrer. E, no entanto, a Bíblia diz que estamos todos destinados a morrer um dia". Billy Graham.

Pombal, 17/03/2011
*RADIALISTA
Contato: brunetco@hotmail.com
Twitter @clemildobrunet
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
O ESCÁRNIO DA MORTE! O ESCÁRNIO DA MORTE! Reviewed by Clemildo Brunet on 3/19/2011 05:12:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion