banner

ESPEDITO ABRANTES: "IN MEMORIAM"

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

Quem nasce poeta já nasce feito, assim aconteceu com Espedito Abrantes. Ninguém precisou ensinar-lhe como delinear a arte da poesia, pois ela, a “poesia”, foi despertada em seu âmago no momento em que descobriu sua verve de poeta; começou a transvazar-se, fluindo de si, vindo nos anos seguintes, decantar sua alma do sedimento das paixões.

Mais tarde se viu envolvido em outra atividade artística. Seus poemas, que o fizeram despontar para artes plásticas “pintura”- técnica mista sobre telas, óleo sobre tela e acrílica sobre tela, emoldurado no surrealismo e no impressionismo sem ter frequentado escola do gênero, pois na poesia ele tem descendências poéticas, porém, nas artes plásticas não tem conhecimento próximos de realizações nesse sentido. 
Pintura de Espedito Abrantes
Poeta e artista plástico, Espedito Abrantes, de sua lavra produziu cerca de 200 poemas e das artes plásticas um acervo de 25 telas. Seus quadros foram apresentados em quatro exposições, das quais, três em Pombal e uma na Agência da Caixa Econômica Cabo Branco em João Pessoa, ocasião em que várias telas foram vendidas. Seu trabalho foi publicado nas primeiras páginas do caderno cultural dos jornais O Norte e Correio da Paraíba onde foi elogiado por vários críticos da área, presentes ao evento.

A escritora e poetisa pombalense Mª do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes que faleceu cerca de 20 dias antes de Espedito, foi quem prefaciou o livro “Plectro” primeiro trabalho literário poético de Espedito Abrantes. Ela escreveu: “Espedito Abrantes é mais um pensador que desfila no palco da literatura paraibana e pombalense como um arco-íris de colorido multicor, emoldurando os passos dos seus sonhos transformados em poesia”... ( Pág. 7.)

“Plectro”- Palavra esquisita para título de um compêndio e de difícil pronúncia, entretanto, em sentido figurado significa: Inspiração Poética; poesia. (Aurélio).

Espedito Abrantes
Natural da cidade de Sousa, Espedito Joaquim de Abrantes, nome de batismo, filho de Joaquim José de Abrantes e Cecília Abrantes Lourenço, nasceu no dia 05 de abril de 1954, casado com Geralda Lúcia Garcia de Abrantes. Nasceram quatro filhos: Tatiana Cecília, Eugênia Dirci, Hyssa Larissa e Philip Ramom.

Cursou o ensino fundamental no antigo Colégio Diocesano. Concluiu o ensino médio na Escola Estadual “Arruda Câmara” de Pombal, cidade em que fixou residência desde 1965. Durante dois anos foi Presidente do Centro Cívico da referida escola. Fez parte do grupo de Teatro Amador de Pombal-GRUTAP, onde com outros amigos encenou a Paixão de Cristo, Duda Matraca e outras. Participava também como um dos editores de textos.

Em 1982 concluiu o Curso de Licenciatura em Ciências na UFPB em Cajazeiras. Graduou-se em Economia pela Fundação Francisco Mascarenhas da cidade de Patos e fez pós graduação em Gestão Ambiental para o Semi-árido pela UFCG. Ex-funcionário do PARAIBAN onde trabalhou em três cidades, Bonito de Santa Fé, Pombal e Coremas, durante treze anos, em dez dos quais ocupou o cargo de gerente do setor rural e em três, o de gerente geral adjunto.

No exercício da atividade política foi vereador por dois mandatos consecutivos- 1997/2000 e 2001/2004, tendo apresentado vários projetos importantes para o Município de Pombal, beneficiando deste modo a população. Foi um dos fundadores da Faculdade de Agronomia (FAP) e Ciências Contábeis (FCCP) de Pombal, havendo sido nomeado para o cargo de diretor da Faculdade de Ciências Contábeis em outubro de 1997, por decreto do então bispo diocesano de Cajazeiras Dom Matias Patrício.

Sendo eleito para o mesmo cargo pela comunidade acadêmica da referida faculdade em 2002; homologado que foi pelo o atual bispo diocesano Dom José Gonzales Alonso, presidente da Fesc, fundação a qual pertencia a FCCP. Espedito Abrantes, foi um dos grandes lutadores e incentivadores a favor da criação e instalação de uns Campi Universitários para a cidade de Pombal. Esse era um dos seus sonhos; seu contributo foi tão forte, que hoje ninguém se atreveria falar de faculdade para Pombal sem o seu nome ser lembrado ou mencionado.

Espedito Abrantes foi também Secretário adjunto da Secretaria de cultura, meio ambiente e esporte, diretor da Casa da Cultura “Senador Ruy Carneiro”, Presidente e vice-presidente da associação comunitária rural de Maria dos Santos, localidade em que veio a falecer no dia 13 de março de 2011.

O poeta antes de tudo é um sonhador, Espedito Abrantes não era diferente, como sertanejo soube enfrentar as agruras da vida. Sofria calado, retrai-se ao silêncio, isolava-se, não exigia nada, era solitário, porém, extraia dele mesmo o que estava em suas emoções e pensamentos e de modo mais singelo que o poeta sabe fazer a – POESIA!

Plectro – Espedito Abrantes

Vou às nuvens em sonho
Visito a lua entre ruínas
Verso a imaginação menina
Para calçar a rua
Do meu plectro literário.
Faço dos sonhos a sorte
Quando sonho a vida
Quando sonho a morte!

No afago dos dedos, só medo!
Não sou mágico, não tenho segredo!
É só apertá-lo e sentir
As palavras a caminho.

Sou prisioneiro do meu plectro
No imaginário busco o cosmo
Para sentir o sabor do complexo
Que navega nas imensas lágrimas
De todos os olhos anexos.

Pombal, 07/04/2011
*RADIALISTA
Contato: brunetco@hotmail.com
Twitter @clemildobrunet
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
ESPEDITO ABRANTES: "IN MEMORIAM" ESPEDITO ABRANTES: "IN MEMORIAM" Reviewed by Clemildo Brunet on 4/08/2011 06:00:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion