banner

A SAGA DA CABLOCA MARINGÁ: PRÓXIMO LIVRO DE JERDIVAN

Paulo Abrantes de Oliveira*

Em 2010, Jerdivan Nóbrega lançou juntamente com Ignácio Tavares, o livro de sucesso “Em algum Lugar Chamado Pombal” – na Festa do Rosário – para se consagrarem entre os melhores cronistas da história de Pombal. Publicadas em diversos jornais da Capital e no Blog de Clemildo Brunet, suas crônicas ganharam fama pela defesa do patrimônio histórico de Pombal, ora com críticas leves, ora mais incisivas, revelando-se um escritor contumaz, vigilante, de uma verve àcida, maledicente, contra os predadores da cultura, dos prédios públicos, sem nunca esconder essa qualidade de ninguém em sua terra natal.

Pensei que ia demorar a vir outro lançamento. Em 2011, eis que surge em minhas mãos, uma deferência especial do autor, os originais do romance “A Saga da Cabocla Maringá”. Li-o atentamente, dando um longo passeio em outras épocas e lugares, lá pelo século passado, onde a seca castigava impiedosamente o nosso sertão, avistando-se levas de retirantes vagueando pelas estradas vicinais, mas neste cenário, nunca desapareceria a saga divina do amor. Nele encontramos detalhes de linguagem bem trabalhada, claras, leves, típicas de nossa região que prende o leitor do começo ao fim para ver o desfecho final.

E Maringá de onde veio? Para onde foi? Quem flechou seu coração? São tramas de entusiasmo que envolve o leitor. É sem dúvida um romance regionalista, em especial devotado a nossa terra Pombal, uma história de ficção ou realidade, que merecia há muito ser escrita. Uma tarefa difícil de escrever, pela qualidade de pesquisa histórica que envolve o romance.

“A Saga da Cabocla Maringá,” é um romance palpitante, narrado em um cenário natural austero e uma investigação acurada sobre o processo da seca e diferença entre as classes sociais para provocar emoções superlativas. Não vou detalhar a trama para não perder a graça. Resta-nos aguardarmos o seu lançamento, pois antevejo como mais um sucesso para os filhos de Pombal. Esse Romance vai dá o que falar... Parabéns Jerdivan, você merece todas as homenagens, por mais um brinde cultural a Terra de Maringá.

*É engenheiro civil e escritor pombalense.
A SAGA DA CABLOCA MARINGÁ: PRÓXIMO LIVRO DE JERDIVAN A SAGA DA CABLOCA MARINGÁ: PRÓXIMO LIVRO DE JERDIVAN Reviewed by Clemildo Brunet on 4/17/2011 08:16:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion