banner

SEVERINO COELHO VIANA, NOSSOS PARABÉNS!

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

“Severino Coelho Viana representa a essência do sertanejo sonhador. Um humanista vocacionado na arte de escrever”. (Fred Coutinho)

No dia 04 deste mês de abril o site http://congressoemfoco.uol.com.br publicou uma reportagem sobre “Neocoronelismo Urbano” uma situação que atrasa o desenvolvimento do Nordeste em face do predomínio de pessoas da mesma família na política, a quem chamaram de Coronéis do Século XXI.

Pois bem: O artigo de Severino Coelho Viana, intitulado “Neocoronelismo” tendo servido de base a reportagem, deu-lhe a chance para uma entrevista. (Tópicos da reportagem):

“O coronel de hoje é um ‘galã de cinema’, que frequenta hotéis cinco estrelas, mas que no meio do povo age completamente diferente. Ele tem dupla personalidade. Uma coisa é quando ele se apresenta ao Congresso fazendo discurso, muitas vezes escrito por assessoria, como defensor da liberdade de imprensa e de expressão. Mas isso é da boca para fora, liberdade só interessa a ele enquanto não atinge o seu reduto político”, diz Severino Coelho, autor do livro A Vida do Cel. Arruda, Cangaceirismo e Coluna Prestes, entre outros.

Na avaliação de Severino, o coronelismo mudou de roupa, trocou o meio rural pelo urbano e ganhou novo palanque com os veículos de comunicação, principalmente, as emissoras de rádio e TV, quase sempre vinculadas a políticos. Mas, para o promotor de Justiça, o velho mandonismo persiste. “Modificou o estilo, mas continua a existir. Não vemos mais o chicote, a carabina e o mandão direto. Mas ele atua de forma camuflada, com a compra de voto, com a oferta de emprego e remédio. Apenas o coronel de 1930 não é o mesmo do início do século 21.”

O coronelismo, lembra Severino, era baseado no tripé terra, família e agregados. Desses três componentes, a família é o que se manteve mais fiel às origens. “A terra já não tem mais aquele poder econômico que tinha nos anos 30. Hoje eles têm outra forma de conquistar, nas fábricas, nas empresas, nas rádios. Os agregados, que viviam em suas terras, hoje são os ajudantes, gente que serve para tudo. A família persiste, acima de tudo, para defender seus próprios interesses”, afirma. “É o carreirismo político, comparável com o coronelismo. Só era eleito aquele que era de sua família ou tivesse parentesco muito próximo”, acrescenta.

Severino Coelho Viana é uma dessas pessoas que tendo se dedicado à brilhante e crescente carreira na arte literária, analisa os fatos do passado a luz do presente. Ao se tornar conhecedor das letras nasceu dentro dele o dom de poeta, escritor, contista e romancista.

São de sua autoria os seguintes compêndios: Controvérsias Sociais, O Ser e o Tempo, A Vida do Cel. Arruda Cangaceirismo e Coluna Prestes, Castelo de Areia, Amor de Cangaceiro, Ambição sem limite e Poder da Cidadania. Este último tem até o alfabeto próprio da cidadania que começa com a letra A – Amor verdadeiro ao próximo e termina em Z – Zelo com a coisa pública.
Severino, Eu e João Costa
Foi cronista social e político do “LORD AMPLIFICADOR” nos anos 70 e hoje tem abrilhantado o nosso blog com seus textos, pois é um dos colunistas mais lidos do Portal Clemildo, Comunicação & Rádio!

Começou seus estudos no Grupo Escolar José Avelino no bairro dos Pereiros, fez o ginásio e científico na Escola Estadual “Arruda Câmara de Pombal”. Em seguida foi morar na casa do estudante em João Pessoa onde se formou em direito pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Filho de Severino José Joaquim e Severina Coelho Viana, uma família constituída de 11 irmãos: Eudócia (saudosa memória), Eulália (Pereca), Geraldo (Chieta), Josefa (Nachite), Mª Alice, Mª Coelho Viana (Maú), Iris (Nenéa), João Coelho, José Coelho (Dudé) e Francisco de Assis (Forragaita).

A sua infância e boa parte da juventude foram em Pombal, banhando-se nas límpidas águas do rio Piancó. Seu interesse pelo futebol o fez fino torcedor do Fluminense. Severino foi aguerrido lutador nas batalhas estudantis chegando a conquistar a presidência do grêmio livre do Colégio Josué Bezerra, onde desempenhou o seu papel de líder nato.

Organizou com outros estudantes de seu tempo, O Jovem Clube de Pombal, formado por uma ala dissidente de jovens que eram sócios do Pombal Ideal Clube. Estavam à busca de um lugar apropriado para a juventude de seu tempo, pois se sentiam alijados pela diretoria do próprio sodalício. Severino e os que faziam coro com ele conseguiu ter seu próprio espaço, num tempo em que surgia no Brasil às famosas discotecas nos diversos clubes de danças.

Nascido em 21 de abril de 1956 em Pombal, sendo o mais novo dos homens. Pertencente a uma família de recursos modestos, descobriu no trabalho uma forma de adquirir dinheiro para auxiliar nos estudos. Primeiro foi fabricante de fogos de artifícios com seu Inácio em seguida balconista de uma mercearia. Depois passou a auxiliar de escritório na Coletoria Federal de sua cidade. Foi caixa executivo no Banco do Estado da Paraíba – PARAIBAN fez carreira chegando a função de Gerente.

Com o fechamento do PARAIBAN, Severino assumiu assessoria parlamentar do deputado Levi Olimpio na Assembleia Legislativa da Paraíba. Morrendo este em 1995, Severino Coelho Viana, fez concurso público para Promotor de Justiça sendo um dos primeiros classificados.

Não é sem razão que o próprio Severino descreve tão bem o seu modo de ser quando assim se expressa: “A criação literária deduz o grau de percepção e dimensão do raciocínio de quem narra um fato, descreve um quadro e disserta um tema, sabendo-se que é tarefa árdua, e muito mais difícil, a luz da melhor razão, reside no fato de externar o que sente e agradar o sentimento dos outros”. (A vida do Cel. Arruda, Cangacerismo e Coluna prestes. Página 17)
Este é o nosso Severino Coelho Viana, pois a despeito de toda sua intelectualidade, nunca esqueceu o seu torrão natal e todas as vezes que lança seus livros, a nossa cidade é prioridade para exposição de suas obras literárias. È a terra que o viu nascer. É a terra que ele ama e jamais nega a quem quer que seja que é filho de Pombal.

Receba Dr. Severino Coelho Viana, esta simples homenagem deste seu amigo e conterrâneo com votos de parabéns pelo transcurso de mais um aniversário natalício.

FELIZ ANIVERSÁRIO, BOA PÁSCOA!

Pombal, 21/04/2011
*RADIALISTA
Contato: brunetco@hotmail.com
Twitter.com/clemildobrunet
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com 
SEVERINO COELHO VIANA, NOSSOS PARABÉNS! SEVERINO COELHO VIANA, NOSSOS PARABÉNS! Reviewed by Clemildo Brunet on 4/21/2011 09:35:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion