banner

4° ANIVERSÁRIO

Maciel Gonzaga

Maciel Gonzaga*

Quão benéfico pode ser um blog, principalmente quando o seu idealizador exerce o trabalho com seriedade, ética e responsabilidade. Nesse contexto, o uso dessa ferramenta tem sido essencial em nossa sociedade. É o caso do PORTAL CLEMILDO, COMUNICAÇÃO & RÁDIO, que está completando o seu quarto ano de serviços prestados, troca de experiências, interatividade em torno dos ambientes virtuais.

Antes, os blogs eram simples relatórios publicados na internet, mas, depois, se transformaram em ferramentas para diferentes fins por conta da sua facilidade de uso. Não precisa entender de linguagem de programação ou de HTML para se fazer um blog. Daí a característica da interatividade nos blogs ser um processo muito mais rápido que em um site convencional. Tem a possibilidade da publicação instantânea, dinamicidade. É também a demonstração da vontade expressa de comunicar, de expressar ideias. Não resta duvidas de que o mundo conhece, com os blogs, uma maior diversidade interpretativa e, consequentemente, uma maior mobilização humana em redor das pequenas e das grandes causas.

Profundo conhecedor da comunicação, o intrépido – como sempre gosto de chamá-lo - Clemildo Brunet de Sá é um dos exemplos dos que, inteligentemente, quiseram explorar a potencialidade oferecida pelos blogs, como via de mão dupla de informação, um canal direto entre os pombalenses, um terreno fértil para a interação sobre diversos temas, a arte, a cultura, a comunicação e, principalmente, a história de Pombal.

Fazendo um comparativo, a seriedade do CLEMILDO, COMUNICAÇÃO & RÁDIO funciona como um comercial de produtos, onde se exibe a qualidade, o bom preço e a responsabilidade de um produto para venda. Quem acessa, sabe que o que está consumindo, sabe a qualidade do seu conteúdo. Ressalte-se que, no mundo contemporâneo que vivemos, é um alívio saber que há esperança e iniciativas democráticas que abrem espaço para as muitas vozes que habitam a rede.

Aproveitando o ensejo do aniversário do Portal de Clemildo, não podemos esquecer-nos de prestar uma homenagem àquela que foi a grande incentivadora desse trabalho, a professora e poetisa Maria do Bonsucesso de Lacerda Fernandes (Dona Cessa), que já não se encontra mais entre nós, pessoa atuante, comprometida e participativa no seio cultural pombalense, tendo muitas vezes sacrificado o seu vigor físico com a finalidade de deixar o seu contributo nos eventos culturais da cidade.

Como bem afirmou o mestre Severino Coelho Viana, “... a sua labuta nas salas de aulas, à época, que o giz era o instrumento usado no quadro negro, será reconhecida pelos seus alunos e todos os companheiros de magistério, legado que ficará na memória daqueles com quem foi compartilhado. A radiofonia perdeu a sua madrinha, os sonhadores da poesia acordarão mais cedo pela dor do tormento, os seresteiros da noite cantarão o hino de despedida e os seus amigos manterão para que seja preservado um mundo de paz que tanto desejava para nossa coletividade”.

Dona Cessa Lacerda foi um ser humano admirável, uma escritora imensa, zeladora apaixonada da cultura e da história pombalense. Mãe de família exemplar. O seu legado nos deixa somente ótimas lembranças de alegria e companheirismo.

Neste momento de comemoração do IV aniversário do PORTAL CLEMILDO, COMUNICAÇÃO & RÁDIO, não podemos deixar de ressaltar que a sociedade brasileira já se acostumou com um padrão de comunicação, que moldou a cultura do país a tal ponto que os horários das pessoas são regulados pelos programas que são oferecidos há décadas. O monopólio da comunicação é um escândalo, do ponto de vista de pluralidade. Talvez a grande tarefa social dos blogs e redes sociais seja abrir uma brecha no monopólio de comunicação no Brasil. Parabéns, Clemildo!

* Pombalense, Jornalista, Advogado e Professor - residente em Natal RN.
4° ANIVERSÁRIO 4° ANIVERSÁRIO Reviewed by Clemildo Brunet on 6/01/2011 12:31:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion