banner

CÂMARA DE VEREADORES DE POMBAL VAI HOMENAGEAR O DIA DA IMPRENSA E O IV ANIVERSÁRIO DO BLOG CLEMILDO, COMUNICAÇÃO & RÁDIO!

Clemildo Brunet
Antes comemorada no dia 10 de setembro, o dia da imprensa no Brasil, teve mudança no calendário passando a ser celebrada no dia 1° de junho. Acontece que o primeiro registro na história parte do fato que o dia 10 de setembro, antigo dia da imprensa, lembrava o começo da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro veículo impresso no país. Só que a Gazeta era um jornal oficial organizado pela corte portuguesa que se instalara há pouco tempo no Brasil.

Em 1997 o programa observatório da imprensa na TV comentou o equívoco da data da comemoração ressaltando que a Gazeta do Rio de Janeiro era um instrumento oficial e não podia figurar como a data do dia da imprensa. Por sua vez o deputado Nelson Marchersan informou que a bancada gaúcha havia apresentado um requerimento conjunto para que o objeto da comemoração deixasse de ser um jornal oficial e passasse a ser um jornal de ideias e combate.

A Lei 9.831 de 13.09.1999, sancionada pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, determinou que a data mudasse do dia 10 de setembro para primeiro de junho, assim, primeiro de junho passou a ser oficialmente o dia da imprensa, em homenagem ao início de circulação do Correio Brasiliense, editado em Londres, pelo exilado brasileiro Hipólito José da Costa Furtado de Mendonça.

Isso foi alvo de discussões entre os historiadores e nem a imprensa deu importância à mudança da data. A história fez bem em corrigir esse erro, logo a imprensa, que como órgão controlador de informar corretamente tem a obrigação e dever de fornecer com precisão os fatos que ocorrem no planeta. Antes, comemorava o seu dia de maneira equivocada na data imprópria. Mas, foi justamente no dia 1° de junho de 1808 que foi publicado o primeiro jornal genuinamente brasileiro, o Correio Brasiliense, impresso em Londres.

Para celebrar a data aqui em Pombal, a Câmara de Vereadores do Município, fará uma Sessão Solene quarta feira dia 01 de junho ás 19 horas no plenário Vereador Francisco Freitas da Nóbrega, Casa “Avelino de Queiroga Cavalcanti” augusta casa de Leis do Poder Legislativo Pombalense. A Sessão Solene tem por fim específico homenagear o DIA NACIONAL DA IMPRENSA E O TRANSCURSO DO IV ANIVERSÁRIO DO PORTAL CLEMILDO, COMUNICAÇÃO & RÁDIO, blog www.clemildo-brunet.blogspot.com que retrata a História da Radiofonia pombalense, Cultura, Poesia, Personalidades e Reminiscências da tradicional terra do Economista Celso Furtado, Poeta Leandro Gomes de Barros e do Senador Ruy Carneiro, este último, principal articulador junto ao músico compositor Joubert de Carvalho, para compor a canção “Maringá”, hoje conhecida internacionalmente.

A Sessão Solene é de caráter público e o convite assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Vereador José William de Queiroga Gomes já está sendo entregue aos diversos seguimentos da sociedade, bem como a todos que fazem a Imprensa local e da região.

Convite

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Estado da Paraíba, convida V. Sª. Para participar da Sessão Solene alusiva às comemorações do Dia Nacional da Imprensa e ao Aniversário do Portal “Clemildo, Comunicação & Rádio”, na próxima quarta-feira dia 1º de junho às 19:00h, no Plenário Francisco Freitas Nóbrega desta Augusta Casa de Leis.

José William de Queiroga Gomes

Presidente


Reportagem: Clemildo Brunet.

Email: brunetco@hotmail.com

Twitter.com/clemildobrunet

Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
CÂMARA DE VEREADORES DE POMBAL VAI HOMENAGEAR O DIA DA IMPRENSA E O IV ANIVERSÁRIO DO BLOG CLEMILDO, COMUNICAÇÃO & RÁDIO! CÂMARA DE VEREADORES DE POMBAL VAI HOMENAGEAR O DIA DA IMPRENSA E O IV ANIVERSÁRIO DO BLOG CLEMILDO, COMUNICAÇÃO & RÁDIO! Reviewed by Clemildo Brunet on 5/28/2011 10:15:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion