banner

COMENTÁRIO DE JERDIVAN SOBRE PROFESSOR GUIMARÃES

Jerdivan N. Araújo
Cesário,


Já escrevi a respeito do Professor Guimarães, de quem fui aluno. Quando escrevo a respeito de um personagem das ruas de Pombal, eu apenas busco nas minhas memórias fatos que não venham a agredir a memória do personagem, mesmo por que devemos respeito a sua descendência.
Também não faço  juízo de valores de personagens, pois sempre acreditei que a histórias deve ser analisada e contada ao seu tempo, no entanto, devo lembrar que até o final dos anos sessenta a palmatória era instrumento comum nas salas de aulas, principalmente as “particulares”. A rigidez do Professor Guimarães não era diferente do método utilizado por Dona Anita ou Dona Marinheira. Os pais sabiam dessa forma de educar que, não sendo convencional, era regra em todo o Brasil.
Tenho uma amiga nos correios, que ocupa cargo na alta diretoria, por tanto, como você e Quenildo e eu, bem  sucedidos na vida profissional, que na semana que passou nos trouxe a palmatória que sua mãe, professora em Várzea, utilizava  na sala de aula.
Lembro que certa vez eu li um texto de Celso Furtado que dizia “ nada me assustava mais do que aquela palmatória  que balança ao vento bem a minha frente”, ele se referindo aos seus primeiros contatos com a educação. Portanto, não vejo demérito em um  educador, até final dos anos 60,   ter se utilizado  da velha palmatória ao tempo em que comemoro a sua aposentadoria.
Sei quê o que você questiona no texto de Quenildo  não é a palmatória, mas, um assunto que, por não ter subsidio, não me cabe comentar. 
Quem primeiro  resgatou a memória do velho professor, em texto, creio que fui eu. Naquele momento Quenildo me passou uma e-mail comentando os fatos depois por ele relatado,  dos quase eu não tinha conhecimento e tampouco  interessava a minha “literatura”.
 Respeito a opinião dos dois e até dos três ao incluir o nosso Paulo Abrantes e acho, que o melhor  que  podemos tirar dos  escritos, tanto por mim como por vocês três, é o resgate da memória de um personagem que  foi importante para a nossa cidade. 
A  história são fragmentos que se reconstrói passo a passo e através dos debates. Em momento algum podemos nos arvorar donos da verdade pois, de uma forma ou de outra ela um dia aparece. Torço, pela admiração que sempre tive pelo velho  Professor,  que Quenildo  esteja errado e você certo, mas se for ao contrário, não podemos  ser “Palmatória” do mundo, pois, em cada mente humana existe    um ser único  e, por vez, misterioso que não se revela  facilmente.
Ao rebater as “informações” de Quenildo você nos trouxe mais informações a respeito do Velho mestre ,e mais do que isso, me revelou, como foi o primeiro texto seu que eu li, que  você tem memórias  das ruas de Pombal a ser revelada e deve vez, por outras, nos trazer em forma de textos.
Abraços.
Jerdivan
Jerdivan Nobrega de Araújo
COMENTÁRIO DE JERDIVAN SOBRE PROFESSOR GUIMARÃES COMENTÁRIO DE JERDIVAN SOBRE PROFESSOR GUIMARÃES Reviewed by Clemildo Brunet on 5/30/2011 05:53:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion