banner

"O QUE SEI SOBRE O PROFESSOR GUIMARÃES"

Prof. Cezário
POR JOSÉ CEZÁRIO DE ALMEIDA*
“Ex-aluno do Professor Guimarães”

O Prof. José Guimarães in memoriam, morreu abandonado, sem família, sem visita e sem apoio solidário de ex-alunos sucedidos como eu e o Prof. Dr. Eronildo Barbosa da Silva, que nos encontrávamos à distância (fazendo a nossa "vidinha acadêmica", superando as dificuldades do ensino-aprendizagem em escolas precárias de pedagogia tanto quanto à de Guimarães), durante o calvário de seu sofrimento, velho e doente, no internato do antigo "Abrigo dos Pobres". Ao ilustre pesquisador, o título de doutor não nos credencia à falácia voraz de uma agressão moral desmedida e exagerada.

Não se obsta à verdade, mesmo não absoluta. O Prof. Guimarães foi algoz das práticas pouco convencionais e repressivas, estimulada e orientada por uma pedagogia dominante à época, onde o instrumento de repressão "palmatória", era também usado por outras escolas. Lembro-me, muito bem, o meu próprio pai, que nunca me surrou, recomendou ao cruel professor que me colocasse à prova da "santa palmatória".

Muito bem, até aqui o ajudei a corroborar com uma verdade tão pouca absoluta, sobre a personalidade do nosso prof. Guimarães. Todavia, é menos verdade absoluta que fora pedófilo. Guimarães não foi isso! O ônus da prova à acusação. Não sou testemunha dessa violência à imagem daquele que mesmo não sendo mestre e doutor, como eu e você, contribuiu com o seu método conservador e autodidata aos saberes de muitos pombalenses, atualmente médicos, advogados, professores. Talvez, sou o único dos últimos anos da escola do Prof. Guimarães (aos 13 anos de idade, anos: 1977/78), não havia aulas regularmente, o processo era mais informal, com 05 ou 06 alunos. Aprendi Geologia, Ciências Naturais, Gramática, Numerologia, Astromia, Ilusionismo. A palmatória fui usada em algumas ocasiões. Um dia eu pronunciei "agente vai". A palmatória "veio". Com medo, disse: "nois vai". Imaginem! Fiquei três dias com rubor à mão. Chega de gracinha!

Guimarães não foi apenas professor. Foi um grande escritor. Li o romance "não matarás", não publicado (escrito à mão em papel pautado). Outros excelentes escritos mantinham-os em seu baú de madeira, segundo ele, segredos de sua vida passada. Uma vez, me confidenciou ter sido casado e mal amado pela mulher, que o deixou por outro. Que em uma cidade do Estado de Alagoas teve um barracão, onde vendera gêneros alimentícios. Sua chegada à Pombal ocorreu na década de 60 (não lembro o ano), vindo pelo estado do Maranhão, me confidenciou em detalhes a sua história. Nunca revelei isso a ninguém, nem aos meus amigos. Com a publicação do Artigo do doutor Paulo Abrantes, homem fidalgo, não apenas renomado poeta, mas excelso escritor, no Blog do meu amigo Clemildo Brunet e com os comentários do Dr. Erolnildo, sou obrigado às revelações que as faço (algumas), à luz do dever ético.

Tenho boas recordações. Aprendi as mágicas. Guimarães me ensinou todos os truques. Disse-me ter poucos amigos, dentre eles, Lelé Benigno (então emérito presidente da Sede Operária Beneficente de Pombal), Zuza Nicácio – então fundador da Associação Comercial de Pombal, Afonso Mouta, fundador do Cine Lux (o nome do cinema “cine lux”, foi dado pelo prof. Guimarães). O nome do Mercadinho IARA (não existe mais), não lembro a quem pertencia, localizava-se à rua Jerônimo Rosado e o nome IARA, filha do então Chefe da Estação Ferroviária de Pombal, foram dados por ele.

EU SEI O QUE NINGUEM SABE, SOBRE O PROFESSOR GUIMARÃES, NEM MESMO A PRÓPRIA FAMÍLIA, CREIO. TENHO CERTEZA QUE ELE NÃO FOI PEDÓFILO.

Um desafio: Ao ilustre professor Eronildo Barbosa, educador culto, de querida família pombalense, pelo que passamos para galgar o espaço que temos na academia, peço para compreender as atitudes pedagógicas do professor Guimarães, relativizar as acusações e relatar a sua história, em livro, onde muitos pombalenses poderão escrevê-la, com reflexões e críticas que possam contribuir com novos paradigmas educacionais, evitando, assim, outras formas de “palmatórias atuais” – a homofobia, por exemplo.

*JOSÉ CEZARIO DE ALMEIDA, DOUTORADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS DE CAJAZEIRAS.
"O QUE SEI SOBRE O PROFESSOR GUIMARÃES" "O QUE SEI SOBRE O PROFESSOR GUIMARÃES" Reviewed by Clemildo Brunet on 5/29/2011 08:26:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion