banner

DOUTOR ATENCIO BEZERRA WANDELEY

Dr. Atencio B. Wanderley
Por Jerdivan Nóbrega de Araújo*

Jerdivan N. Araújo

Doutor Atêncio Bezerra Wanderley nasceu no sítio Arruda, na época município de Pombal, hoje pertencente à cidade de Paulista, no dia 10 de janeiro de 1913 era filho do Cel. Josué Bezerra de Sousa e de dona Esmerina Bezerra Wanderley.

Teve os primeiros ensinamentos com o seu pai e mestre, que por sua vez tinha nível de instrução apenas até o primário incompleto. Nesta fase o aprendizado se restringia à leitura, exercícios de escrita e cálculos aritméticos básicos.

Autodidata que era, passou u a estudar sozinho, aprofundando-se nos livros de Aritmética, Álgebra, Geometria, História do Brasil, Geografia, Ciências Naturais, Gramática e francês, a língua estrangeira mais estudada na época. Também aprendeu a lê e falar com fluência o Latim.

Do sítio Arruda deslocou-se para Campina Grande onde se matriculou no Instituto Pedagógico, hoje Colégio Alfredo Dantas, ali permanecendo por quatro anos, de onde saiu com o Curso Comercial incompleto. De lá, no ano de 1935, seguiu para Recife, matriculando-se no Colégio Salesiano onde iniciou e concluiu o Curso Ginasial, transferindo-se depois para o Ginásio Pernambucano, onde fez o Curso Secundário, o atual segundo grau.

Após o concurso vestibular ingressou na Faculdade de Medicina do Recife, hoje pertencente à Universidade Federal de Pernambuco. Concluiu o Curso Médico a 15 de dezembro de 1945, destacando-se como um dos melhores alunos da sua turma.

Em 1946, regressou à Pomba onde instalou um consultório médico. Clinicava na cidade e nos sítios para onde se deslocava a cavalo.

Em 29 de novembro de 1947, casar-se com e com D. Cacilda Medeiros Wanderley. Do casamento nasceram os filhos Marcus Vinicius, Berta Letícia, Alba Rejane e Ana Valéria

Seus atendimentos médicos compreenderam as Unidade Sanitária Estadual , o Posto Médico de Puericultura L.B.A e a antiga Cooperativa do D.N.E.R. No Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro Dr. Atêncio trabalhou durante muitos anos, gratuitamente, em razão da natureza filantrópica da Instituição.

Foi ele o responsável pela instalação, no Sinhá Carneiro, de um modesto laboratório de análises e um serviço de eletrocardiografia, o primeiro do sertão. Antes existia na cidade de Campina Grande.

Trabalhou ainda Serviço de Assistência Médica da Previdência Social em Sousa – PB e no Hospital Alcides Carneiro em Campina Grande ¸PB.

Com muita justiça, a Academia Paraibana de Medicina o fez um dos seus membros integrantes. Ocupou a cadeira de Chateaubriand Bandeira de Melo, Médico, Benfeitor e Político, de São João do Cariri, na referida Academia.

Como professor foi um mestre por excelência. Ajudou o seu pai a fundar o Colégio "Josué Bezerra”, que por muitos anos educou e formou a juventude pombalense,

Como político foi consagrado com três vitórias eleitorais, uma de Prefeito Municipal (1969 a 1973) e duas de Deputado Estadual (1979 a 1983 e 1983 a 1987) , chegando a ser Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, mantendo sempre um desempenho seguro e equilibrado.

Assumiu a Prefeitura Municipal de Pombal, a 31 de janeiro de 1969, em plena vigência do Ato Institucional N 5, que levou o pânico a todos quantos exerciam mandatos eletivos. Contudo, sua integridade moral lhe dava respaldo para administrar sem medo, ao ponto figurar na galeria dos melhores admiradores da nossa cidade.

Dr. Atencio Bezerra Wandeley faleceu em São Paulo, no Hospital da beneficência Portuguesa, no dia 14 de agosto de 1992 e foi sepultado em Pombal, a 16 de agosto 1992.

*Escritor Pombalense
DOUTOR ATENCIO BEZERRA WANDELEY DOUTOR ATENCIO BEZERRA WANDELEY Reviewed by Clemildo Brunet on 6/13/2011 11:55:00 AM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

Parabéns Jerdivan pelos seus escritos mostrando os que passaram e fizeram algo pela nossa terra, este homem foi um gentleman, um grande médico, o seu trato com as pessoas era admirável.

Este homem pode ser resumido como:
Bom Caratér, Honestidade,compromisso com a família, a medicina os amigos e com o povo durante a sua estada aqui no plano terreste, temos a certeza que ele está na companhia do Senhor.

Recent Posts

Fashion