banner

ROSE MARY E O LEGADO DE FLÁVIO BRUNET DE SÁ!

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

Quem vai aniversariar no próximo dia 24 de junho é a minha estimada prima Rose Mary Ramalho Brunet Medeiros, filha de Flávio Brunet de Sá e de Eunice Ramalho Brunet (In Memoriam), estudou no Lyceu Paraibano turma de 1972 e formou-se em Administração pela Universidade Federal da Paraíba em 1976. É casada há 35 anos com o bem sucedido advogado Eli dos Santos Medeiros, formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e em Administração pela PUC do Rio de Janeiro, havendo concluído seu mestrado em Direito Ambiental pela Pace University de Nova York.

O casal é paraibano, ele nasceu em João Pessoa e ela é natural de Pombal, morou um bom tempo nos Estados Unidos e atualmente reside em São Luiz do Maranhão. De ambos, nasceram os filhos: Flávio Henrique Ramalho Brunet Medeiros que é casado com Karoline Beckmam Medeiros (nora), dos quais nasceu Guilherme Beckmam Medeiros, (neto); Rosely Ramalho Brunet Medeiros Garcia (filha), casada com Ademir Ortega Garcia com quem teve duas filhas, Elisa Medeiros Garcia e Ana Beatriz Medeiros Garcia, netas, portanto, de Eli e Rose.

A nossa coluna faz este registro hoje com muita satisfação, primeiro: porque este colunista faz parte da família e nutre uma profunda amizade por este casal simpático e feliz, recebendo tanto dela que é minha prima legítima, como dele, toda consideração que ambos me dispensam na conservação dessa amizade de longas datas.
Rose e Eli
Segundo: Tendo em vista que na segunda feira dia 20 de junho, o aniversário de Rose terá uma comemoração especial antecipada com a celebração de um Culto Festivo de Ações de Graças, às 19 horas, na Congregação Presbiteriana do Sítio Cachoeira a margem da BR 230, nas proximidades da cidade de Aparecida. O pregador dessa Ação de Graças será o meu sobrinho, o Rev. Clodoaldo Albuquerque Brunet – Pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Sousa.

Para marcar este acontecimento, foram convidados amigos e parentes da família Brunet, como também pessoas pertencentes à família Medeiros que moram em regiões distantes. Peço vênia, para destacar que estará presente o Rev. Elias Medeiros, cunhado de Rose, que é Pastor, (PhD), Professor de Missões e Chefe do Departamento de Estudos Interculturais do Reformed Theological Seminary em Jackson, Mississippi. Foi missionário na Amazônia, plantador de igrejas no Nordeste e ensinou Missiologia no Seminário Presbiteriano do Recife e no Centro Evangélico de Missões, onde também atuou como Deão Acadêmico.

Após o Culto na Congregação da Cachoeira, os convidados serão recebidos na Fazenda Cajazeiras por Eli e Rose, a fim de assistirem a solenidade em homenagem ao Centenário de Nascimento de Flávio Brunet de Sá (In memoriam), 1911/2011 - com a posição e descerramento de uma placa em que consta o nome do patriarca da família, sinalizando com este gesto, a inauguração do novo açude recém- construído, que passará a ser chamado – AÇUDE FLÁVIO BRUNET DE SÁ. Num futuro bem próximo é pretensão da família de Rose e Eli, fazer um memorial, refazendo a moenda do engenho, inserindo documentário sobre o trabalho que foi desenvolvido por seu Flávio Brunet e um busto em sua homenagem, delimitando uma área para tal fim.

Essa ideia vem do sentimento de uma filha que amava seu pai como a própria vida e que não querendo se desfazer do espólio por ele deixado, tomou-o como legado, para sua existência. São palavras textuais de Rose Mary:

Flávio Henrique R. Brunet Medeiros
“Apesar da distância que nos separava da fazenda, eu nunca quis vende-la. Para mim a fazenda era um pedacinho da minha historia de vida. Foi aí que vi meu pai trabalhar se sacrificar para dar tudo do melhor para os filhos. Boa educação, e tudo o que sou hoje. Quando tive meus filhos, eu ensinei isso para eles e sempre falei do meu pai , da fazenda , da minha origem. Sempre pedi a Flavio que nunca se desfizesse da fazendo porque ali era o meu pai. Dei a melhor educação para os meus filhos. Estudaram nos melhores colégios , até em Londres e fizeram Universidade em Nova York. Se prepararam para vida. Hoje independentes financeiramente, graças a Deus, e com uma boa formação familiar. Então o Flavio sabendo do meu desejo e sonho, começou ajudando o Pai em revitalizar e valorizar o que eu tanto queria”.

MELHORAMENTOS:

Com o pensamento e vontade de perpetuar a memória de seu Flávio, os netos, Flávio e Rosely, coadjuvados por Eli o pai, resolveram desenvolver um projeto de produção agropecuária na fazenda, adotando diversas ações para permitir o trabalho. Foram construídos dois novos açudes e uma barragem subterrânea para garantir a água necessária ao projeto. Foram refeitos dois cacimbões e construído um curral com a instalação de ordenha mecânica com o fim de atingir a qualidade da produção de leite, como decurso da existência de matrizes leiteiras em lactação durante todos os dias do ano. O objetivo é a produção genética.


Ordenha Mecânica- Faz. Cajazeiras

“Nossa especialidade é a produção de matrizes leiteiras de excelente nível, produzidas na fazenda, por melhoria genética (inseminação artificial, transferência de embriões, etc...) desenvolvendo a raça Girolando (raça produzida do Gir Indiando, com o Holandês). Construímos uma pequena fábrica de ração para atender às necessidades de nutrição do rebanho produtor. Interligamos áreas da fazenda para permitir o acesso a todas elas. Instalamos uma área irrigada de 8 hectares, plantada com capim, para permitir um pastejo rotacionado, assegurando o pasto necessários para manter o rebanho. Drenamos toda a região do baixio, evitando o alagamento, na época do inverno, fazendo o escoamento da água excedente, evitando sazonalidade na nutrição dos animais. Dentro de 05 anos, se Deus permitir, faremos o primeiro leilão para comercialização dos animais produzidos na própria fazenda. Expandimos, também, a rede elétrica para atingir a part e final do baixio, construímos duas casas para moradores e ampliamos e reformamos a casa principal, climatizando-a, inclusive. Contratamos especialistas e um gerente com experiência internacional para nos certificarmos da cientificidade dos procedimentos produtivos. Desenvolvemos, com sucesso, após pesquisarmos inúmeras experiências em várias regiões, o plantio de palma, irrigada. Estamos no processo de certificação do Ministério da Agricultura, garantindo uma propriedade livre de doenças. Muitas outras providências, ainda, serão tomadas, com o objetivo de fazer valer o sonho de "Seu Flávio", alimentado pela Rose e encampado por Flávio e Rosely, empresários que estão tocando e financiando todos os trabalhos desenvolvidos na fazenda. A ideia é profissionalizar a produção da fazenda e torná-la um empreendimento que gere emprego, renda e produção para a região”. Disse Eli Medeiros.

Nessa etapa de comemorações, vamos estar todos da família, ligados, por parentesco ao Seu Flávio: Eu e Rose (filha e genro), Flávio, Karol e Guilherme (neto, com a esposa e o bisneto), Rosely, Ademir, Elisa e Ana Beatriz (neta, com esposo e bisnetas). Finalizou Eli.

A coluna parabeniza pelo arrojado empreendimento das famílias Brunet e Medeiros, almejando que os bons ventos soprem nesta região amenizando o sofrimento e acabando de uma vez com êxodo rural. Por tudo isso e muito mais, merecem ser comemorados esses dois acontecimentos:

O Aniversário natalício de Rose Mary Ramalho Brunet Medeiros e o Centenário de nascimento de Flávio Brunet de Sá.

Pombal, 16/06/2011

*RADIALISTA
ROSE MARY E O LEGADO DE FLÁVIO BRUNET DE SÁ! ROSE MARY E O LEGADO DE FLÁVIO BRUNET DE SÁ! Reviewed by Clemildo Brunet on 6/17/2011 09:52:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion