banner

JERDIVAN E A SAGA DE MARINGÁ

W.J. Solha
W. J. Solha*

Quando, no final do ano passado, eu era pernambucano, residia num apartamento de cobertura do bairro de Setúbal - do qual era dono, lá no Recife - construído por mim num mangue que ganhara no pôquer, tive a surpresa de, não mais que de repente, num sonho de meu neto, me ver proveniente de um engenho meu, esquisitíssimo - no município de Bonito, numa parte muito alta e fria do interior do estado vizinho – chamado... Pombal. “Caramba – pensei – Isto é, para mim, uma sina!’

Era o primeiro longa-metragem de Kléber Mendonça Filho, “O Som ao Redor”, com estreia ainda não anunciada.

Pois bem. Participei, depois, de outro longa, esse o terceiro de Marcelo Gomes – “Era uma vez Verônica” – e, na última semana desse filme, fui convidado pra ser um tal de Coronel João, no primeiro curta-metragem de ficção de Laércio Ferreira – filme chamado “Antoninha” - rodado lá no sítio Acauã, município de Aparecida.

- Esse Coronel não tem sobrenome, Laércio? – perguntei-lhe, antes de começarmos a filmar.

- Você acha necessário?

- Daria maior peso ao personagem.

- Tem razão.

- Posso sugerir qual seria?

- Claro.

- Bezerra Wanderley. Homenagem ao meu amigo Dr. Atêncio Bezerra Wanderley, lá de Pombal.

- Ótimo! – ele disse - Meu pai tem verdadeira veneração pela memória dele!

Ali estava o peso de Pombal, de novo!

“Antoninha” teve sua estreia no dia 16 próximo passado.

E de repente, ontem à noite, 21 de julho de 2011, o Jerdivan (Nóbrega de Araújo) me entrega um exemplar de seu mais recente trabalho, “A Saga da Cabocla Maringá”, e começo a lê-lo imediatamente. Meu deus, lá está Pombal mais uma vez, com sua presença mágica, recriada por uma pessoa que a reverencia tanto ou mais que eu. Li o romance numa sentada. Por que? Porque é uma ideia que não sei como não foi aproveitada em todos esses anos!!! Caramba: Maringá é nome nacional! Eu mesmo escolhi a cidade em que trabalharia no Banco do Brasil, em 1962, porque imediatamente o nome dela – ao me ser submetida a escolha do destino que tomaria no BB – lembrou-me a famosíssima canção que falava de uma cabocla retirante da cidade de Pombal e eu disse, mostrando-a no mapa do Brasil que havia no setor de funcionalismo da Direção Geral do banco, que ficava no Rio, na época: “Aqui!”

Maringá é a Gabriela que Jorge Amado disse ter “sugado” da Soledade de “A Bagaceira” do José Américo, que deve tê-la “sugado” de Maringá!

Como foi que eu e o Zé Bezerra vivemos oito anos na cidade e não fizemos o primeiro longa-metragem de ficção, em 35 mm, do estado, sobre ela?!!!!

Bem. e eis aí o Jerdivan com seu romance sobre essa magnífica fêmea – vida - que irrompe da seca - Morte!

Sou suspeito pra falar sobre o livro, porque tenho enorme reverência por Pombal. Mas deleitou-me ver o autor deitar e rolar sobre a caatinga como quem a conhece mais até do que a conheci como chefe da Carteira Agrícola do BB durante quatro anos, em Pombal! Deleitou-me ver o autor deitar e rolar sobre os mesmos retirantes que me forçaram a fechar a agência do BB, como subgerente, a uma invasão deles, na cidade sertaneja, nos anos 60! Os mesmos retirantes de Portinari (que vi pela primeira vez aos onze anos, no MASP, 1952, no Museu de Arte de São Paulo, ainda na Rua 7 de Abril, milênios antes de se mudar pra Avenida Paulista ), os mesmos retirantes do “Vidas Secas” do Graciliano e do filme do Nelson Pereira dos Santos, os mesmos retirantes de “Os Fuzis”, do Ruy Guerra, de “O Deus e o Diabo na Terra do Sol”, do Glauber !!!
Jerdivan fica na história de Pombal e da Paraíba com esse romance! Pelo tema e pela maneira como trabalha com ele! Pelos personagens vivos, como a própria Maringá – como seus pais, seu irmão (que nem aparece em carne e osso no livro) - como também pelo seu amado Ruy, pela empregada dele, Maria Preta, pelo Padre Amâncio e tantos outros!

Há defeitos na obra? A Perfeição não existe! Força é reconhecer que alguma coisa importante foi feita!

*Escritor, Dramaturgo e Ator.
JERDIVAN E A SAGA DE MARINGÁ JERDIVAN E A SAGA DE MARINGÁ Reviewed by Clemildo Brunet on 7/23/2011 08:58:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion