banner

ANIVERSÁRIO DO POETA ZÉ MONTEIRO

Paulo Abrantes
Paulo Abrantes*

Em Maceió, meio dia, no sítio Ouro Preto, um grupo enorme de amigos (homens e mulheres) e nossos familiares festejavam o aniversário do poeta José Monteiro. Alguns mais afastados em canteiros de árvores frondosas cantavam músicas sertanejas para o público, enquanto outros músicos de cabelos brancos soavam suas vozes acompanhadas de pandeiros, tambores e violões. A alegria da música contagiando o espírito alegre do aniversariante sentado numa cadeira ao lado. Fui para Maceió para prestigiar o aniversário de meu amigo Zé Monteiro, rever meus colegas da AAI- Associação Alagoana de Imprensa e da Academia Maceioense de Letras. Fui para Maceió dar um mergulho em mim mesmo, saborear a gostosura da comida alagoana e me encantar novamente com o indescritível calor humano de seu povo. E lá fui, ao lado de minha esposa Ana Rosa e de seu irmão Eugênio, auditor do Fisco Estadual da Paraíba, de Paulo Neiva e Ana Wanderley, meus cunhados, e de seus filhos, Renata e o casal Renato e Ana Paula, para usufruir das belezas naturais da terra dos marechais, cavar na história e no meu intimo as coisas boas que sempre existe numa amizade. No sitio Ouro Preto sentimos o convívio salutar dos amigos retardarem o tempo, sentimos que somos divinamente arremessados para não vermos o tempo passar, pela fidalguia de Rômulo e de nosso Ruy, o anfitrião dos 89 anos de seu pai Zé Monteiro e de sua dedicada mãe D. Laura Monteiro, mãe santa de todos esses seus filhos ilustres, ali presentes. Como foi bom revê-los e poder abraçar a todos.

O sítio Ouro Preto fica a 15 minutos da praia de Maceió. Fiquei hospedado no Hotel Praia Bonita, em Pajuçara. Caminhava cerca de seis km, pela manhã, no indo e vindo para o agradável café do hotel á beira mar. Era um lugar bonito, aprazível e aconchegante que me veio á lembrança as palavras de Noaldo Dantas, paraibano, ex-Secretário de Comunicação no Governo João Agripino, que escreveu divinamente O DIA EM QUE DEUS CRIOU ALAGOAS: “Escrevi certa vez, que Deus, além de brasileiro, era alagoano. Em verdade, não se cria um Estado com tanta beleza sem cumplicidade. Sou capaz de imaginar o dia da criação de Alagoas. Ô São Pedro, pegue o estoque de azul mais puro e jogue dentro das manhãs encharcadas de sol, faça do mar um espelho do céu polvilhado de jangadas brancas; que o entardecer sangrando o horizonte daquelas lagoas, que estávamos guardando para uso particular, coloque-os nesse paraíso
Casal Paulo Abrantes e Ana Rosa
E tem mais, São Pedro. Dê a este Estado um cheiro sensual de melaço e cubra seus campos com o verde dos canaviais. As praias, ora, as praias deverão ser fascinantemente belas, sob a vigilância de altivos e fiéis coqueirais. Faça piscinas naturais dentro do mar, coloque um povo hospitaleiro e bom, e que a terra seja fértil e a comida típica melhor que o nosso manjá. Dê o nome de Alagoas. E a capital pela ciganice deverá chamar-se Maceió, e a sua padroeira, como não poderia deixar de ser, Nossa Senhora dos Prazeres”.

Antes de partir, fomos á casa do poeta José Monteiro para as costumeiras despedidas familiares e conversamos. Falamos de nosso agradabilíssimo encontro com o advogado, poeta e escritor Jucá Santos, Presidente da Academia de Letras de Maceió, de quem recebi autografado o seu mais recente livro O Breviário de Nice, e do escritor José Coelho, o seu livro, Cavalheiros da Grande Luta; estivemos também com o escritor Alberto Pereira, com quem lamentamos a ausência do escritor Laurentino Veiga, nosso Presidente da AAI, do escritor Tobias e de nosso amigo escritor Djalma Melo.

Ao lado do meu amigo Eugênio, passamos um final de semana de descobertas pelas ruas de Maceió. Os parques, as praias, os prédios oficiais, o almoço naquele restaurante típico á beira mar, e a conversa fluindo com algumas descobertas daquela cultura, que ao longo dos tempos deram vultosos homens públicos. Para quem não sabe, Maceió é constituído de um povo alegre, de um bom atendimento e de formidáveis e profundas descobertas históricas. E, não esqueça, Maceió vive dentro de cada um de nós. Parabéns poeta Zé Monteiro!

*É engenheiro civil e escritor pombalense
ANIVERSÁRIO DO POETA ZÉ MONTEIRO ANIVERSÁRIO DO POETA ZÉ MONTEIRO Reviewed by Clemildo Brunet on 8/23/2011 07:37:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion