banner

CHICO DA BUCHADA, A ESVAZIADA NOITE DA SEXTA FEIRA DO ROSÁRIO E O BAILE DA AABB

Jerdivan N. Araújo
Jerdivan Nóbrega de Araújo*

Quando eu saio em defesa do patrimônio cultural da minha cidade, seja ele artístico, arquitetônico, folclórico, religioso ou culinário, sempre há quem me mande mensagens criticando e até me chamando de “estrangeiro”, isto por que eu deixei a cidade em mil novecentos e setenta e sete, só retornando nos primeiros domingos de outubros.

Há ainda os que dizem que eu vivo no passado e que sou contra o desenvolvimento de Pombal, Felizmente estes são minorias. Muito mais, eu recebo mensagens dos que querem uma Pombal desenvolvida economicamente, mas que não “pise” no espólio cultural deixado pelos nossos ancestrais e que, a custo altíssimo, vem sendo preservado por suas descendências, no caso em discussão a Festa do Rosário.

Hoje, por coincidência eu recebi a informação de que o Chico da Buchada, devoto da Irmandade do Rosário, ligou preocupado com uma festa que sempre acontece na sexta-feira do Rosário na AABB, e que tem como atração uma banda de forró destas que tem causado polêmicas pela qualidade musical, mas que tem seu publico e, portanto, deve ser respeitada.

A preocupação do Chico da Buchada é a preocupação de todos que fazem a Festa do Rosário: o esvaziamento da atração principal no centro histórico da cidade, isso na sexta feira, ápice do evento maior e razão, inclusive, de haver o baile na AABB.

O Chico da Buchada pede, através de Verneck, que eu escreva um texto em defesa da Festa do Rosário para que o baile venha a acontecer em um outro dia, quem sabe na quinta feira, para que a sexta feira seja de fato a Festa do Rosário, festa centenária da qual em tantos outros textos eu já falei.

A Louvável e oportuna preocupação do nosso Chico da Buchada deve ser levada em consideração pela Prefeitura Municipal. A Secretaria de Cultura da Cidade precisa procurar os organizadores para discutir o assunto. As vezes um simples diálogo resolve o problema. Não sendo possível por estes meio, leva-se o caso ao Mistério Publico, guardiã do patrimônio cultural do nosso povo, para que seja assinado um Termo de Conduta com as partes conflitantes. O que não pode é, a cada outubro, vir a baila o mesmo insolucionável assunto.

É preciso que se entenda que o momento e a razão do evento é a Festa do Rosário. O resto é acessório e, se o acessório estar prejudicando o principal é este, e não aquele, que deve ceder.

A prefeitura tem a obrigação de pôr a colher nesse angu, uma vez que os prejuízos são latentes e conhecidos.

O Chico da Buchada pede, segundo Verneck, que eu diga ao povo de Pombal da importância da Festa do Rosário. É necessário? A Festa tem mais de um século e não há em Pombal que desconheça a sua importância para nosso povo, meu caro Chico da Buchada.

A Festa do Rosário, com sua grandiosidade, representa para o nosso povo, pobres e ricos, o congraçamento dos filhos da cidade que, nesta data, voltam à velha terra de Maringá, para rever amigos e ter noticias de as quantas andam a sua terrinha.

Os Negros dos Pontões, que chamam a atenção de pesquisadores de toda parte do país por só existir em Pombal; a realeza dos Congos e do Reisado, que nas suas coreografias nos levam de volta as nossas raízes negras, no entanto, são marginalizados, por administrador de visão curta que a cidade num passado recente teve a “sorte” de carregar nas costas, são diversas vezes mais importantes do que qualquer grupo musical que queira lhes roubar o brilho.

Mas, por mais que eu diga da importância da Festa do Rosário, quem melhor falou dela foi escritor teatrólogo pombalense Tarcísio Pereira, quando em um belíssimo texto sob o assunto arrematou dizendo: “A Festa do Rosário é algo que precisa ser visto com olhos de turista”.

Há pouco o que dizer da Festa do Rosário mas, muito o que fazer por ela. E você Chico da Buchada, do alto da sua humildade, ao me procurar para escrever este texto, já fez a sua parte. Esperamos que, quem mais pode fazer, não se omita.

*Escritor pombalense
CHICO DA BUCHADA, A ESVAZIADA NOITE DA SEXTA FEIRA DO ROSÁRIO E O BAILE DA AABB CHICO DA BUCHADA, A ESVAZIADA NOITE DA SEXTA FEIRA DO ROSÁRIO E O BAILE DA AABB Reviewed by Clemildo Brunet on 8/20/2011 05:43:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion